PDA

Ver Versão Completa : SM só serve pra buffar os outros, deem uma chance pro menino

Aeth
11/08/2021, 22:53
Olá, gostaria de sugerir algumas mudanças para o SM

1 - Aumentar o dano mágico das staffs, principalmente as de duas mãos (visto que essas coitadas não são usadas por ninguém) para que assim seja possível escolher entre jogar mais agressivo ou defensivo;

2 - "Corrigir" o MS para o dano do BK, um SM toma o mesmo dano do combo estando com ou sem MS, isso não faz o menor sentido;

3 - Com isso serão necessários reajustes de balanceamento pro SM não ficar forte demais, aplicar um tempo de recarga no teleporte, semelhante ao que o DL possui na skill do cavalo, o quão longo será o tempo de recarga cabe a vocês decidirem o que é justo, pois seria realmente chato jogar contra uma classe que tem mobilidade/invulnerabilidade e ainda por cima dano, o importante é permitir que o SM tenha a *chance* de escapar mas que também dê brechas para outras classes hitarem ele;

Nota: antes de presumirem que as mudanças vão deixar o SM forte demais, pensem: o que um SM com o teleporte desabilitado pelo tempo de recarga iria fazer contra um DL, BK ou MG em cima deles? Isso apenas torna o SM viável, enquanto benificia também outras classes já que o SM atualmente pode só ficar pulando sem morrer.

Último adendo, sei que a mudança do MS é polêmica porque isso afetaria o pvp all buff, não seria certo um DL ficar tankando combo de BK e etc, poderiam aplicar isso apenas ao SM já que ele tem nada de HP e vai precisar já que o teleporte seria limitado.

Espero que considerem algo, abs.

Yern
11/08/2021, 23:04
De acordo.

Bruce
11/08/2021, 23:47
Concordo, principalmente com o 1 e o 3.

DarkCyborg
12/08/2021, 00:30
1 - Aumentar o dano mágico das staffs, principalmente as de duas mãos (visto que essas coitadas não são usadas por ninguém) para que assim seja possível escolher entre jogar mais agressivo ou defensivo;

Concordo e faz sentido, uma vez que o que previne MG/SM/ME de serem chars metas no PvP é o dano deles.

2 - "Corrigir" o MS para o dano do BK, um SM toma o mesmo dano do combo estando com ou sem MS, isso não faz o menor sentido;

Discordo. Isso não tem nada a ver com o MS, é uma mecânica relacionada ao próprio combo. Inclusive, dependendo da build do BK, ele dá praticamente o mesmo dano em char pelado sem asa e char full DDI (só vai mudar se o BK tiver buildado pontos em força).

Existe uma parcela do combo que nunca muda, fazendo com que o menor dano que um BK vai tirar no combo seja sempre (for+agi+ene)/2.

3 - Com isso serão necessários reajustes de balanceamento pro SM não ficar forte demais, aplicar um tempo de recarga no teleporte, semelhante ao que o DL possui na skill do cavalo, o quão longo será o tempo de recarga cabe a vocês decidirem o que é justo, pois seria realmente chato jogar contra uma classe que tem mobilidade/invulnerabilidade e ainda por cima dano, o importante é permitir que o SM tenha a *chance* de escapar mas que também dê brechas para outras classes hitarem ele;

Não precisa (e sou completamente contra inclusive, delay no teleport não faz sentido algum).

Basta o SM não ter um dano absurdo. Se for balancear a classe pra PvP com buff, ele precisa ter o menor dano dentre todas as classes, tanto pela utilidade que ele tem quanto por ser o char com a melhor capacidade de atacar em área de forma conjunta (pensa como seria o último portão se SM tivesse dano de DL).

Óbvio que o dano dele precisa ser relevante, se n tirar pelo menos 2k de dano exc no CS contra char de MS (SM com 32k de energia), SM vai continuar fraco

Nota: antes de presumirem que as mudanças vão deixar o SM forte demais, pensem: o que um SM com o teleporte desabilitado pelo tempo de recarga iria fazer contra um DL, BK ou MG em cima deles? Isso apenas torna o SM viável, enquanto benificia também outras classes já que o SM atualmente pode só ficar pulando sem morrer.

Não deixaria, os únicos chars "fortes demais" que existem, atualmente, é BK e DL. Nem MG é "OP" (na real, é um char fraco para o meta, só que disfarça melhor do que SM e ME).

Especialmente quando se leva em conta que SM de ataque tem um HP bem baixo, e não é tão difícil de matar mesmo levando em conta o teleport.

Enfim, concordo que precisa melhorar mesmo. Tanto SM, ME e também MG precisam de melhorias a fim de ficarem competitivos como chars PvP no CS.

Aeth
12/08/2021, 08:09
Em minha justificativa, eu não quis parecer "mendigar" buff pro SM (o que eu pessoalmente acho bem justo, pra ser sincero) porque da última vez um cara pediu 0,5x mais vida pro SM e um dos GM's (O Albafica, se não me engano) disse que a classe já é boa do jeito que está, então pensei que criar um pequeno cooldown pro teleporte poderia fazer os buffs parecem mais justos, porque em teoria realmente uma classe com mobilidade não pode ter tanto dano, mas é como você disse, é só não fazer ser o mesmo dano de um DL, mas precisa ser relevante...

Eu jogo de SM, tentei ser imparcial e acabei sendo demais talvez, hehe.

Yern
12/08/2021, 10:42
Em minha justificativa, eu não quis parecer "mendigar" buff pro SM (o que eu pessoalmente acho bem justo, pra ser sincero) porque da última vez um cara pediu 0,5x mais vida pro SM e um dos GM's (O Albafica, se não me engano) disse que a classe já é boa do jeito que está, então pensei que criar um pequeno cooldown pro teleporte poderia fazer os buffs parecem mais justos, porque em teoria realmente uma classe com mobilidade não pode ter tanto dano, mas é como você disse, é só não fazer ser o mesmo dano de um DL, mas precisa ser relevante...

Eu jogo de SM, tentei ser imparcial e acabei sendo demais talvez, hehe.

Não acho que seja questão de mendigar. Eu voltei a upar meu SM e é completamente ridículo o dano que ele tira de outra classe caso esteja com MS, fora que é um char que fica com a vida bem baixa por depender de agilidade e energia altas. Acredito que um buff no dano ajudaria a equilibrar as coisas pro pvp livre.

DarkCyborg
12/08/2021, 10:58
Aeth eu tô esperando o povo que fala que "SM já é forte" fazer um vídeo jogando de SM de ataque no CS.
E dá pra dizer a mesma coisa sobre MG e Elf.

Faz anos que o meta de PvP se resume a DL, DL, DL, DL e um pouco de BK. E não vejo perspectiva de que isso irá mudar tão cedo (se é que vai um dia). Que é o principal motivo pelo qual eu não me animo muito a jogar isso aqui.

Yern
12/08/2021, 11:13
Aeth eu tô esperando o povo que fala que "SM já é forte" fazer um vídeo jogando de SM de ataque no CS.

Faz anos que o meta de PvP se resume a DL, DL, DL, DL e um pouco de BK. E não vejo perspectiva de que isso irá mudar tão cedo (se é que vai um dia). Que é o principal motivo pelo qual eu não me animo muito a jogar isso aqui.

O pior é que a imagem vendida pelo servidor é que ele é "hard". Em servidor hard todas as classes tem funções tanto ofensivas quanto defensivas, falando até mesmo de CS em que elfas são o cão. Mas infelizmente a mentalidade é que SM tem de ser suporte, DL tem de ser o dano e acabou, ninguém pode discordar deles.

Aeth
12/08/2021, 12:03

Upei meu SM inocentemente achando que serviria pra algo, coloquei ratio e tudo mais, pra no fim hitar menos de 1k em char buffado, fora que, por mais que seja o char com mais velocidade de ataque, ele não tem dano nem pra matar os mobs acima de Aida em apenas um hit, ou seja, nem pra KS ele serve, eu ainda tô tentando entender qual o sentido disso.

Se é pra jogar com char de suporte eu upo uma elfa, porque afinal de contas é só pra isso que ela serve também (unfortunately), segundo o GM.

O jogo só tem 5 classes, e ainda por cima duas delas não prestam, fica difícil.

Romuleto
12/08/2021, 12:14
Sabe, não acho que a melhor solução é simplesmente só aumentar o dano, inclusive acho essa uma das piores escolhas, muito menos acredito que oque impede os outros chars serem relevantes seja só o dano deles, oque impede na verdade é a absorção de dano do MS, vamos pegar o DL, char que usam de dano, já repararam o tanto absurdo de dano que ele causa quando não estão de MS?, chega a ser ridículo DL vs DL, acertou primeiro matou, graças ao MS pra todo mundo dar dano todos os chars vão ser igual DL, sem buff acertou primeiro matou, afinal mais dano mais o MS vai absorver, aí nessa o SM vai ser mais forte onde já é, que no caso é o PVP sem buff, hoje já é muito bom, SM de Ratio deus do Chaos Castle pra quem não conhece.

Então como resolver isso?;
Mudando a absorção de dano do MS por classe em conjunto com um nerf no dano absurdo do DL, que é uma configuração possível de fazer, pelo menos todos os servers que olhei tinham isso, se não tiver essa opção aqui me corrijam, mas voltando a absorção, mudando ela por exemplo: diminui a absorção da MS no DL, assim SM, MG e ELF vão dar dano nele, mesmo sem mudar o dano deles e o PVP sem buff, onde podia ser avacalhado, pois mesmo que o PVP sem buff seja menos utilizado e não tão importante é algo que ainda existe e deveria funcionar, mas nessa ai DL x DL ia ser levou um hit e morreu, por isso o nerf no dano do DL, fora que se nerfar esse dano o DL não vai ser tão ridículo assim no PVP sem buff e continuaria a mesma coisa no CS.

Dessa forma seria possível usar os outros chars como ataque, BK mesma coisa que DL, não leva dano? diminui absorção do MS nele, ai todo mundo vai dar dano nele.

Não ia nem comentar sobre o teleport, mas já que estou postando né, tu pelo visto nunca deve ter jogado CS de SM, coisa que recomendo fazer e rever esse delay aí, pra ver se é algo realmente praticável, vou me citar como exemplo, na defesa do castelo, onde na teoria é bem mais tranquilo que suporte crown, só consigo ficar vivo pelo teleport, ficam sei lá, no mínimo uns 4 bks de ratio tentando me combar ao mesmo tempo, qualquer tipo de lag que der ali, onde faça eu demorar meros 2 segundos pra teleportar já morri, até teleportando sem parar quando acaba os potes acabo morrendo, afinal são vários BKs, e além disso não posso ficar somente teleportando, também tenho que dar Ice e o famoso rainho que a galera sem pendant lighting adora tanto.

Esse CS agora vou iniciar defendendo, caso queira ter essa experiência cola comigo lá, em 5 minutos já vai entender o quão vital essa skill é pro SM e o porque colocar delay nela é uma péssima ideia.

Yern
12/08/2021, 12:22
Não tinha lido sobre teleport, mexer no delay da skill que já ta uma verdadeira ***** só estragaria de vez a classe.

Aeth
12/08/2021, 12:40
Não ia nem comentar sobre o teleport, mas já que estou postando né, tu pelo visto nunca deve ter jogado CS de SM, coisa que recomendo fazer e rever esse delay aí, pra ver se é algo realmente praticável, vou me citar como exemplo, na defesa do castelo, onde na teoria é bem mais tranquilo que suporte crown, só consigo ficar vivo pelo teleport, ficam sei lá, no mínimo uns 4 bks de ratio tentando me combar ao mesmo tempo, qualquer tipo de lag que der ali, onde faça eu demorar meros 2 segundos pra teleportar já morri, até teleportando sem parar quando acaba os potes acabo morrendo, afinal são vários BKs, e além disso não posso ficar somente teleportando, também tenho que dar Ice e o famoso rainho que a galera sem pendant lighting adora tanto.

Entendo perfeitamente teu ponto, mas ainda acho que está vendo pelo lado errado, parte disso é culpa minha, não consegui expressar muito bem a ideia, então vou esclarecer:
A ideia de talvez colocar um tempo de recarga no teleporte só seria feita CASO a sugestão 2 fosse aceita, que é aumentar a absorção do MS no SM contra combo de BK, porque um SM mais imóvel inevitavelmente precisaria de um pouco mais de defesa, uma ideia isolada não faz sentido sem a outra.

Mas voltando ao seu ponto do CS, é verdade, eu não tenho tanta experiência com CS porque honestamente eu não vejo graça nenhuma em ficar usando teleporte e dando raiozinho, mas a questão não sou eu aqui.
Tipo, você citou que o teleporte é essencial porque se o SM ficar no chão por sequer um segundo ele já vai morrer, mas o problema está justamente aí, qual o sentido de ele não dar dano e não tankar? a classe é feita pra ficar pulando CS, dando raio e ice? Convenhamos que isso é deprimente, "ah mas é pela utilidade", sério? Isso é largar a bola e aceitar a ideia de que SM não passa de uma elfa 2.0.

Claro, você ainda pode usar aquela build padrão full AG e VIT com DDI pra tankar um pouco mais, mas mesmo assim ainda vai tankar infinitamente menos que um BK até com build de dano, quem dirá um BK de defesa, em qualquer caso, o BK nas duas situações faz muito mais nos dois aspectos
E outra, se os tiverem pendant lightning e ring ice, o que o SM faz? Só fica ali existindo e pulando? Porque dano ele não vai dar, muito menos tankar, mesmo full vit.

E também, o jogo não é só CS, tem gente que só quer jogar, se divertir.

Minha sugestão não é definitiva nem nada, mas o fato é que mudanças são necessárias, qualquer ideia é bem vinda, a única coisa importante é que esse assunto receba alguma atenção da staff.

vitinsilva
12/08/2021, 13:42
Colocar um delay no teleport do sm, nem que seja de 0,8segundos já seria algo extremamente bom... atualmente o sm fica teleportando de instantaneamente, tornando-se inavegável, e enquanto faz isso, ainda é capaz de usar skills, mesmo que seja um valor baixo de dano, ainda assim é ruim de se jogar contra por não ter nada a se fazer... ( Fora que sm's Pk conseguem passar pelos guardas e limpar mapas como aida, que deveria ser um lugar livre de pk )...

Aumentar o dano do sm seria bom, pelo menos a ponto de dar IK nos mobs de kantru sem buff ( com 32000 de energia logicamente )...

Quanto ao ms, acredito que esse buff acabaria sendo algo difícil de se aplicar pelo seguinte fato - se tirar o dano do combo em cima do ms, teria que mexer no combo do bk ( UM ADENDO: ESTA DANDO MT MISS ) e então o combo não teria efeito em cima de outras classes que estiverem com ms... e se mexer na força do ms ? então bks defesa ficaria realmente imortais, DL's Não morreriam, bk ratio não morreriam, e todos continuariam escravos do ms..

Romuleto
12/08/2021, 13:50
Entendo perfeitamente teu ponto, mas ainda acho que está vendo pelo lado errado, parte disso é culpa minha, não consegui expressar muito bem a ideia, então vou esclarecer:
A ideia de talvez colocar um tempo de recarga no teleporte só seria feita CASO a sugestão 2 fosse aceita, que é aumentar a absorção do MS no SM contra combo de BK, porque um SM mais imóvel inevitavelmente precisaria de um pouco mais de defesa, uma ideia isolada não faz sentido sem a outra.

Mas voltando ao seu ponto do CS, é verdade, eu não tenho tanta experiência com CS porque honestamente eu não vejo graça nenhuma em ficar usando teleporte e dando raiozinho, mas a questão não sou eu aqui.
Tipo, você citou que o teleporte é essencial porque se o SM ficar no chão por sequer um segundo ele já vai morrer, mas o problema está justamente aí, qual o sentido de ele não dar dano e não tankar? a classe é feita pra ficar pulando CS, dando raio e ice? Convenhamos que isso é deprimente, "ah mas é pela utilidade", sério? Isso é largar a bola e aceitar a ideia de que SM não passa de uma elfa 2.0.

Claro, você ainda pode usar aquela build padrão full AG e VIT com DDI pra tankar um pouco mais, mas mesmo assim ainda vai tankar infinitamente menos que um BK até com build de dano, quem dirá um BK de defesa, em qualquer caso, o BK nas duas situações faz muito mais nos dois aspectos
E outra, se os tiverem pendant lightning e ring ice, o que o SM faz? Só fica ali existindo e pulando? Porque dano ele não vai dar, muito menos tankar, mesmo full vit.

E também, o jogo não é só CS, tem gente que só quer jogar, se divertir.

Minha sugestão não é definitiva nem nada, mas o fato é que mudanças são necessárias, qualquer ideia é bem vinda, a única coisa importante é que esse assunto receba alguma atenção da staff.

Cara eu nem entrei na questão do combo, porque nisso eu já teria que entrar na questão da diminuição de pontos, porque o combo só é forte assim porque o servidor tem muitos pontos, aí eu acabaria floodando seu tópico com outro assunto como infelizmente fazem muito aqui no fórum e eu não quero fazer isso, fora os macros, que no dedo ngm arruma nada de bk e etc... mas em resumo não vejo problemas no combo no BK ignorar diminuição de dano.

Ai já entra na questão de gosto mesmo, não tem muito oque discutir, eu já adoro fazer isso, principalmente quando o cara fica **** e me xinga, fala que missão ****a e etc... pra mim é uma grande satisfação, realmente precisa de mudanças e nem digo isso porque não gosto de jogar de SM de defesa, digo pela diversidade mesmo, todos deveriam ter a opção de usar o char de ataque ou defesa e ser algo que pode funcionar, ficar preso em escolhas específicas pelo balanceamento é um ****, aliás pelo desbalanceamento né.

Então, o BK realmente tanka bem mais, só que o SM tem o teleporte, são dinâmicas diferentes, não é algo fácil assim de comparar ou dizer X ou Y é melhor, todos tem seu valor característico, exemplo pra tu que não conhece muito o CS, lá tem uma skill chamada stern, ela paralisa o seu char, não consegue fazer nada até ela acabar, com SM da pra evitar o Stern usando o teleport, já de BK não tem oque fazer, e o SM ainda consegue teleportar pela PT o cara que estiver nessa paralização, salvando ele, também temos o cancel magic, que remove todos os buffs de quem acertar, advinha o buff mais importante? exatamente o MS, então todo mundo que leva desbuff morre na hora, a não ser se algum SM der MS nele logo depois.

Realmente o pendant Lightning praticamente anula empurrão, coisa que acho errado, deveria diminuir a chance de empurrar, não praticamente anular a skill, já o ring ice não impede o cara de ser congelado, só atrasa, mas ai tem o antidote que remove esse efeito de lentidão, mais aí já ia eu entrar nesse ponto do antidote remover esse efeito de slow e o porque eu acho isso errado seria mais flood no seu tópico...

Usei o CS apenas como exemplo, obviamente o jogo não é só CS, tem treta, boss e afins que são muito divertidos também, mas citei o CS pois é onde mais players se juntar num PVP gigantesco.

Apenas a título de curiosade, inclusive muitos anos atrás já fui CS de SM de Ataque Full Ratio e falo pra você, apesar que ter matado muito pouco e ter gastado uma fortuna em potes te digo que foi um dos CS mais divertido que já joguei.
https://prnt.sc/1nhnr1e

Aeth
12/08/2021, 13:52
Colocar um delay no teleport do sm, nem que seja de 0,8segundos já seria algo extremamente bom... atualmente o sm fica teleportando de instantaneamente, tornando-se inavegável, e enquanto faz isso, ainda é capaz de usar skills, mesmo que seja um valor baixo de dano, ainda assim é ruim de se jogar contra por não ter nada a se fazer... ( Fora que sm's Pk conseguem passar pelos guardas e limpar mapas como aida, que deveria ser um lugar livre de pk )...

Aumentar o dano do sm seria bom, pelo menos a ponto de dar IK nos mobs de kantru sem buff ( com 32000 de energia logicamente )...

Quanto ao ms, acredito que esse buff acabaria sendo algo difícil de se aplicar pelo seguinte fato - se tirar o dano do combo em cima do ms, teria que mexer no combo do bk ( UM ADENDO: ESTA DANDO MT MISS ) e então o combo não teria efeito em cima de outras classes que estiverem com ms... e se mexer na força do ms ? então bks defesa ficaria realmente imortais, DL's Não morreriam, bk ratio não morreriam, e todos continuariam escravos do ms..

Não amigo, a ideia era aplicar a redução de dano do MS em cima do combo apenas no SM (isso levando em conta que o teleporte teria um tempo de recarga) entendeu? as outras classes estariam iguais, pois ela causam dano da mesma forma no MS.

DarkCyborg
12/08/2021, 15:13
Upei meu SM inocentemente achando que serviria pra algo, coloquei ratio e tudo mais, pra no fim hitar menos de 1k em char buffado, fora que, por mais que seja o char com mais velocidade de ataque, ele não tem dano nem pra matar os mobs acima de Aida em apenas um hit, ou seja, nem pra KS ele serve, eu ainda tô tentando entender qual o sentido disso.

Se é pra jogar com char de suporte eu upo uma elfa, porque afinal de contas é só pra isso que ela serve também (unfortunately), segundo o GM.

O jogo só tem 5 classes, e ainda por cima duas delas não prestam, fica difícil.

Na real, lá por 2014, eu conseguia dar KS em BK com o meu SM em Crywolf, spots de SOA/BOG. Era melhor usar Decay (pq ela dá vários hits de uma vez só), e eu usava ancient também.

Mas bom, sobre teu questionamento das classes, qual o sentido do SM ser ruim... bom, o sentido é o seguinte: MU é um MMORPG criado para ser jogado por level. Nada de resets. Ou seja, na season 2, o correto é pegar lvl 400 e acabar. O balanceamento do jogo, feita pela criadora dele (Webzen), leva em conta isso: chars até lvl 400, com os pontos obtidos exclusivamente com o lvl up (e com fruta, mas é pouco, acho que +127 no max pra BK/SM/ME), e mais nada.

Sem existir reset, nenhum char recebe mais de 3000 pontos para distribuir. E com isso, o PvP por si só fica bem balanceado, já que classes que têm a capacidade de escalar muito com atributos não conseguem explorar tanto isso, e os chars ficam mais ou menos no mesmo patamar.

Deixa eu te dar um exemplo: o fator de multiplicação de dano, que todos os chars têm. É algo que, após todos os cálculos do dano (dano bruto total, dedução da defesa, itens, build, etc.), irá multiplicar seu dano por um valor quando tu atacas com uma skill. Por exemplo, se sem esse fator teu dano seria 1000, com um fator de multiplicação de 600%, teu dano será multiplicado por 6, fazendo com que o dano causado seja 6000 em vez de 1000.

MG de força, por padrão, tem um fator constante de 200% (que não escala com nada). Elfa também tem 200%, mas que só afeta as skills Ice Arrow, Penetration e Starfall. SM e MG de energia multiplicam seu dano por (100 + porcentagem da staff)%, o que faz com que eles fiquem com um fator efetivo em torno de 225% com as melhores staffs/espadas mágicas.

Já DL e BK são capazes de escalar seu fator de multiplicação de dano com o atributo energia, obedecendo à seguinte fórmula:

BK = 200 + ene/10
DL = 200 + ene/20

Ou seja, um BK no lvl 400, com digamos 1500 de energia, teria 350% de dano habilidade (mas sem dano base nenhum, ou seja, praticamente não tem dano sem ser combo, ele seria basicamente EBK puro, que é usado praticamente pra buff mesmo e não pra PvP). E um DL com, digamos, 2000 de energia teria 300%, mas teria drawbacks em alguns aspectos também.

Bom, 350% e 300% não é muito longe de 200%/225%, e DL/BK que conseguem esse nível não estão efetivamente maximizando o dano deles (existem builds melhores nesse sentido). Sendo assim, é balanceado, não é?

Agora compara um BK full energia e um DL full energia (32500): 3450% para o BK e 1825% para o DL. Um dano que seria igual a 1000, em BK/DL, se torna 34500 e 18250. As staffs dos SMs/MGs não mudaram, a elfa continua com 200% nas skills (e a melhor skill acaba sendo a Triple Shot, que não tem nem fator de multiplicação algum) e o MG de força continuaria com 200% se não tivessem alterado isso nesse server. Ou seja, esses chars continuam transformando 1000 em 2000, a disparidade aqui é bem óbvia (e mesmo MG com 800% tá transformando 1000 em 8000, nada perto de DL/BK).

Tem algumas questões que faz com que o 3450% do BK não seja assim tão explorado (DL aumenta dano base com energia, BK não), mas dá pra entender pq DL é extremamente roubado nesse jogo.

É em parte por isso que reset basicamente destrói a pouca complexidade que existe no MU (especialmente na season 2). Soma com isso o estrago que Rings/Pendant +13 fazem no sistema elemental do jogo (dica: na configuração original, nem existe ring/pendant excelente acima de +0, e não-excelente só vai até +4).

Então, apesar do que te disseram, entenda uma coisa: no jogo Mu Online, nenhuma classe foi criada para ser exclusivamente suporte. Quem fala isso só jogou um punhado de servidor na vida (todos com reset), e com isso acaba ficando cego para todos os defeitos de balanceamento que existem aqui. Para eles, elfa só usa arco por uma mera questão cosmética (ou pra matar monstros fracos), e magos não conjuram cometas e tempestades de gelo para matar alguém.

Todas as classes foram concebidas para serem capazes de ir PvP, e em todos os lugares e eventos do jogo (CC, CS, duelo, guild war e PKlizações em gerais), e todas são capazes de oferecer suporte de alguma forma, às vezes dependendo da composição utilizada (como a própria distribuição de pontos).

Enfim, se mexer no jogo, daria pra deixar as classes balanceadas sim, pode ser tanto bufando as classes fracas (SM/ME/MG) quanto nerfando as classes fortes (como o Romuleto sugeriu).

Dito isso, por mais que eu não quero te desanimar nem nada, eu comecei a jogar isso em 2012 e 90% dos vídeos de CS da época eram de DL. DL era kill e registro (GM principal), BK era char de crown switch, BK ratio de macro matava, ME e SM eram exclusivamente suportes e MG era inútil. Sabe o que mudou nesse sentido? Pratciamente nada. A única coisa é que macro passou a ser mais difundido, então BK ratio tem mais presença do que tinha naquela época.

Então, exceto pelo buff que deram no MG (que não botou ele no meta), não mudou praticamente nada no PvP do jogo nos últimos 9 anos desse servidor. E, honestamente, eu duvido que mude alguma coisa nos próximos anos.

Mas... com o apoio dos players, quem sabe né?

Yuren infelizmente a mentalidade é essa (DL mata, BK ratio mata também, resto ou é suporte ou é inútil). E é bem por aí, eu mesmo amo jogar de agility elf, o que já teve de gente que chorou pra minha elfa em server sem reset por aí... não foi pouco. E não é pra menos, Ice Arrow é uma skill extremamente efetiva em criar choros, especialmente quando ela vem acompanhada de dano elevado kkkk

Aeth
12/08/2021, 15:59
DarkCyborg Não me desanima não, eu só fiz o post porque surgiu essa ideia meio inusitada de balanceamento por sugestão de um amigo que começou a upar um SM e simplesmente não tá acreditando no quão fraca a classe é, até MG era melhor, infinitamente melhor. Mas digo que não me desanima porque eu meio que já tenho noção de que algo dificilmente vai mudar, e eu não coloco a culpa nos ADM's, pelo menos não sei se devia, digo isso porque os players desse server ODEIAM mudanças, sejam elas quais forem, até se for algo visual é capaz de eles ameaçarem parar de jogar e etc. Mas ei, não custa tentar né?

DarkCyborg
12/08/2021, 16:04
DarkCyborg Não me desanima não, eu só fiz o post porque surgiu essa ideia meio inusitada de balanceamento por sugestão de um amigo que começou a upar um SM e simplesmente não tá acreditando no quão fraca a classe é, até MG era melhor, infinitamente melhor. Mas digo que não me desanima porque eu meio que já tenho noção de que algo dificilmente vai mudar, e eu não coloco a culpa nos ADM's, pelo menos não sei se devia, digo isso porque os players desse server ODEIAM mudanças, sejam elas quais forem, até se for algo visual é capaz de eles ameaçarem parar de jogar e etc. Mas ei, não custa tentar né?

Mas é, basicamente: BK/DL são bons, MG é limbo, SM/ME são horríveis. E resumiste bem, o problema não é a administração, e sim os players. Se eles tivessem um mínimo de vontade, já teríamos pelo menos 3 classes moldando o PvP do CS, e as outras duas estariam no forno.

Yern
12/08/2021, 17:39
Mas é, basicamente: BK/DL são bons, MG é limbo, SM/ME são horríveis. E resumiste bem, o problema não é a administração, e sim os players. Se eles tivessem um mínimo de vontade, já teríamos pelo menos 3 classes moldando o PvP do CS, e as outras duas estariam no forno.

Hoje estava matando uma galera e a minha opinião é que o grande problema está nos buffs. Enquanto as outras classes ficam muito beneficiadas, o SM parece que perde o potencial de dano.

DarkCyborg
12/08/2021, 17:44
Hoje estava matando uma galera e a minha opinião é que o grande problema está nos buffs. Enquanto as outras classes ficam muito beneficiadas, o SM parece que perde o potencial de dano.

Um pouco dos dois (MS absurdo + dano absurdo). Sem MS com 70% de absorção (bem absurdo btw), DL explode todo mundo em 2 segundos de Fire Scream (MG e BK TS também).

Shuriken
12/08/2021, 21:19

quando alguem vem pedir para nerfar teleporte de SM uma coisa é certa: essa pessoa não joga ou nunca jogou com a classe e não sabe como é dificil hoje em dia jogar com a classe frente ao DL, BK e MG.. E agora ta pior ainda, Sala3, Sala4, e 5 estão cheios de DL Speed no Chaos Castle os unicos que ficam vivos são os SM's graças a esse teleporte!! Experimenta ir CC nessas salas q voce verá!! Enfim nerfem o sm e vera a classe se transformar em ****a!

Galagor
13/08/2021, 00:17
Platina do SM tem mesmo dano que a espada do MG 123 e a do mg 124, porém mg usa duas espadas, o sm resume a escudo e Staff, a staff do Sm deveria ter 155 a pois ele e o especialista, outra, o escudo do SM deveria ter absorção de dano igual a angel e o cavalo do dl, com a mistura do buf do am mais esse absorve a defe dele melhoraria.
Mas acho que o ATAque em sim não precisa melhorar, oq o sm precisa mesmo é que sua magias dem mais penalidades, Evill ( tontura) Ice ( congelamento), combo de duas magias /envenenamento maior combo de duas magias.
Criando assim SM especialistas em tipos de elementos.
Sim aumentar o dano da nova, já faz muito tempo que ela foi nerfada.

Yern
13/08/2021, 08:21
Um pouco dos dois (MS absurdo + dano absurdo). Sem MS com 70% de absorção (bem absurdo btw), DL explode todo mundo em 2 segundos de Fire Scream (MG e BK TS também).

Fazendo o teste SM x DL buffado, é completamente absurdo. Levando em consideração que ambos jogam com energia full, o dano não passa nem perto... Fora que DL mesmo jogando com agilidade baixa, tanka mais que o SM que joga com agilidade full.

DarkCyborg
13/08/2021, 10:10
Fazendo o teste SM x DL buffado, é completamente absurdo. Levando em consideração que ambos jogam com energia full, o dano não passa nem perto... Fora que DL mesmo jogando com agilidade baixa, tanka mais que o SM que joga com agilidade full.

É o que acontece quando uma classe tem seu dano base multiplicado por 2,23 (Platina Staff = 123% + 100%) e a outra por 18,25 (1825% de dano habilidade). Faz o teste com DL full força, sem buildar quase nada em energia e veja como fica o dano.

DL tem um dos piores danos bases do jogo, pra se ter ideia, DL precisa ter mais de 24k de força (com energia full) pra passar do dano base do SM full ene, e isso sem levar em conta o aumento de dano do Dinorant (td bem que tem um outro dano adicional que DL ganha, mas w/e).

Não dá pra balancear as classes sem mexer em algo relacionado ao dano delas (nerfs em DL/BK ou buffs em SM/ME/MG), a disparidade é muito grande.

Galagor
13/08/2021, 10:18
CARA vou passar a lista aqui, um dia falei pra o cara ele falou que era características do jogo, ou seja "n quero olhar o balanceamento", mas aí vem os saudosistas, mas aí não é mu, Mu original da web e diferente, xiu.
Qualquer ser com 3 neurônios sabe como funciona qualquer jogo.
Bk o tanque do jogo
Vida a cada mil pontos= 3129, Agilidade 2900 pontos= velo 1933 Def 15072, Dano força 18000= 3000 - 4500
SM
Vida a cada mil pontos= 2197, Agilidade 23200 pontos= velo 2320 Def 5828, Dano mana 30000= 3333 - 7500.
Dl
Vida a cada mil pontos= 2197, Agilidade 11600 pontos= velo 1160 Def 6600, Dano força 22000= 4999 - 7000
Fora emergência que deixa o dano maior ainda.
Ou seja, não existe equilíbrio de PvP, fora que o dl ataca de longe, a magia dele tem 6 de alcance com o cavalo o alcance aumenta, pra mais 2, só ler kkkk, já o mg que dizem que é uma classe ruim, se passar a skill dele pra 3 de alcance ele fica bem mais forte.
Ou seja dl e mg eram pra ser médios alcances, e o sm continua sendo longo, a nova foi nerfada, a nova era pra ter um dano maior pq ela demora muito a carregar, ela já foi bem mais forte, creio eu que a nova deveria tem um ajuste ( empurrar o adversário e dar mais dano e não ter dano equiparado a outras magias).
Como eu falei acima, o equilíbrio não e ser tudo igual, pra mim a diferença faz o equilíbrio, sets de SM e bk c mesmo valor de defesa m vão dar equilíbrio pro jogo, só um ***** acredita nesta *********, já que o serve e por pontos acumulativos, outra, o escudo do SM deveria ter entre 10 a 5 de absorção de dano, como um auxiliar no seu próprio buf
Staffs com 123 de dano mágico igual a espada do mg( porém o mg usa duas espadas o sm não, aumenta o dano das staffs e o dano de algumas magias.

Galagor
13/08/2021, 10:26
Acredito eu não precisa de desbufar, acho que só ajustar como eu falei, se vc bota o sm pra dar penalidades, condenando, evenenamento maior, com afastamento e tontura o sm deve virar um capetinha, e sobre a Def dele e só botar o escudo com ABSORÇÃO de dano, ou seja ele bufarua 15% pra outras classes mas ora ele 20% com escudo, e maior dano da nova, acho que a nova foi muito nerfada.
Mg só precisa de maior alcance da sua skill de força, de 2 pra 3 já deixaria ele bem mais forte.
E sim, aqui pelo que vejo, vc é o com mais convivência e consciência sobre a jogabilidade.

Yern
13/08/2021, 10:34
Então, eu não sei se eu entendi errado, mas o intuito do tópico é dizer que o SM em si está muito nerfado em comparação às outras classes, inclusive em relação ao próprio buff ou ao buff de terceiros... Não sei se a resposta foi pra mim, mas não digo sobre nerfar as outras classes e sim sobre dar uma atenção maior aos multiplicadores de dano do SM.

Galagor
13/08/2021, 10:56
Então, eu não sei se eu entendi errado, mas o intuito do tópico é dizer que o SM em si está muito nerfado em comparação às outras classes, inclusive em relação ao próprio buff ou ao buff de terceiros... Não sei se a resposta foi pra mim, mas não digo sobre nerfar as outras classes e sim sobre dar uma atenção maior aos multiplicadores de dano do SM.

Duas formas, ou aumenta o multiplicar de dano do Sm, ou aumenta a força das skills exclusivas do sm, ou aumenta as penalidades ( evenenamento está entre 150 a 300, digamos que vc usa duas magias de veneno diferente com ring ou pendant Poison ( exemplo) vc tira mais dano da magia de Poison e a penalidades vai pra 800( mini combo).
Só em pensar que a nova poderia n tem foco em força, e sim em energia, mudaria muito o jogo.
Também a participação dos player do teste de PvP pra balanceamento.

MGladiador
13/08/2021, 11:15
Acho tudo muito complicado!

Querem aumentar o dano do SM/MG/Elf para ficarem matadores no CS, ou seja, jogando "all buff" ... Mas daí esquecem que mu não é só e somente CS (Se aumentar dano do MG por exemplo, qual a outra classe vai duelar contra MG... Só os BKs de antireflet né, combando com seus sets DDI)

Se equilibrar somente os danos pro CS, vai acabar com os duelos do servidor... Tem que pensar nos dois lados...

"MU NÃO É SOMENTE CS OU BOSS OU TRETAS, ONDE OS PLAYERS VÃO ALL BUFFS"

Tem que pensar em algo que não estrague os dois lados!!!

Yern
13/08/2021, 11:21

Querem aumentar o dano do SM/MG/Elf para ficarem matadores no CS, ou seja, jogando "all buff" ... Mas daí esquecem que mu não é só e somente CS (Se aumentar dano do MG por exemplo, qual a outra classe vai duelar contra MG... Só os BKs de antireflet né, combando com seus sets DDI)

Se equilibrar somente os danos pro CS, vai acabar com os duelos do servidor... Tem que pensar nos dois lados...

EU pelo menos não estou falando de CS, estou falando de world pvp, de up, de pk, etc.

Galagor
13/08/2021, 11:51

Sim, equilíbrio no PvP não significa só dano, saca, pra mim SM não precisa de dano não, acho que só 3 ajustes pro sm ia melhorar bastante o jogo, aumenta da taxa de penalidade "envenenamento", escudo com ABSORÇÃO de dano de 5 %, ou seja, seu buf daria pra ele 20% e prós outros 15, e melhoria no dano da nova( fazendo ela ficar igual o cavalo do sm).
Elfa mano, só existe dois tipos, elfa buf e elfa Agile, talvez só melhorar a taxa de velocidade dela já ajudasse.
Já dl pra mim tem de ter um nerf no alcane da magia principal ( tem alcane de 6, com o cavalo tem mais dois de alcance) com isso eles usam bug de tela que nem o sm usa, não tem lógica, o primeiro que deveria atacar deveria ser o sm que deveria ser a o maior ancance.
Mg o ajuste deveria ser só o alcance de 2 pra ir a 3 mesmo na magia principal.

Aeth
13/08/2021, 12:00
Acredito eu não precisa de desbufar, acho que só ajustar como eu falei, se vc bota o sm pra dar penalidades, condenando, evenenamento maior, com afastamento e tontura o sm deve virar um capetinha, e sobre a Def dele e só botar o escudo com ABSORÇÃO de dano, ou seja ele bufarua 15% pra outras classes mas ora ele 20% com escudo, e maior dano da nova, acho que a nova foi muito nerfada.
Mg só precisa de maior alcance da sua skill de força, de 2 pra 3 já deixaria ele bem mais forte.
E sim, aqui pelo que vejo, vc é o com mais convivência e consciência sobre a jogabilidade.

Essa ideia é justamente o contrário do porque eu criei esse post, a classe já é praticamente um suporte, e você quer adicionar mais efeitos de utilidade nele, isso só enterra de vez qualquer chance da classe receber alguma mudança significativa pro pvp e treta, isso só tornaria ele um monstro no CS.

Mas cada um com suas ideias, fé

Galagor
13/08/2021, 12:14
Esse tipo de coisa parece incogitável, mesmo que o SM causasse 0 de dano e tivesse todos esses efeitos que você falou, ele ia ser a classe mais roubada, o jogo não se dá bem com isso.

Na vdd não ia ser roubada, posso te explicar pq n ia ser, a nova antes foi nerfada, era bem mais forte pq estava apelativa, bem, sobre penalidades, elas já existem, vc pede aumento de dano, mais aumento de dano se dá de várias formas, vc quer multiplicador de dano, o multiplicar de dano pode deixar uma magia forte de sm roubada por isso, vc vai interferir n magias, e a lógica de aumentar penalidades ia ser melhor, pq jogar de SM e saber jogar, n ser um poste parada lançador de magias, aumentando a penalidades de veneno que hoje tem base de 350 por aí pra 700 ia ser muito melhor, sobre o escudo do SM dar 5% a mais de absorção de dano, não ia mudar muita coisa, até pq o buf ia só pra o Sm e não pra outras classes, até pq e a soma do escudo com o buf, e sobre Staff ou eles aumentam Staff platina de 123 pra 143 ou aumenta magia o dano de algumas magias.
Vc não precisa mudar tudo, vc só quer um sm que bata forte não se importando muito com o jogo, não tem lógica, a lógica seria ou aumento da quantidade de evenenamento, congelamento da Poison e da Ice, quem joga de sm sabe, que pra jogar bem de sm e dano/teleporte/penalidade/ dano.
Não virar um jogo sem graça que o sm fica parado só jogando magia, e jogo que vc tem de saber usar a classe.
Vou mais por essa linha.

Aeth
13/08/2021, 12:27
Na vdd não ia ser roubada, posso te explicar pq n ia ser, a nova antes foi nerfada, era bem mais forte pq estava apelativa, bem, sobre penalidades, elas já existem, vc pede aumento de dano, mais aumento de dano se dá de várias formas, vc quer multiplicador de dano, o multiplicar de dano pode deixar uma magia forte de sm roubada por isso, vc vai interferir n magias, e a lógica de aumentar penalidades ia ser melhor, pq jogar de SM e saber jogar, n ser um poste parada lançador de magias, aumentando a penalidades de veneno que hoje tem base de 350 por aí pra 700 ia ser muito melhor, sobre o escudo do SM dar 5% a mais de absorção de dano, não ia mudar muita coisa, até pq o buf ia só pra o Sm e não pra outras classes, até pq e a soma do escudo com o buf, e sobre Staff ou eles aumentam Staff platina de 123 pra 143 ou aumenta magia o dano de algumas magias.
Vc não precisa mudar tudo, vc só quer um sm que bata forte não se importando muito com o jogo, não tem lógica, a lógica seria ou aumento da quantidade de evenenamento, congelamento da Poison e da Ice, quem joga de sm sabe, que pra jogar bem de sm e dano/teleporte/penalidade/ dano.
Não virar um jogo sem graça que o sm fica parado só jogando magia, e jogo que vc tem de saber usar a classe.
Vou mais por essa linha.

"Não se importando muito com o jogo"

Sua ideia dos efeitos elementais até é legal, mas não mudaria o fato de que o SM não mata NEM DL de MS, como eu já falei, SM ultimamente só serve pra buffar os outros, um suporte, e a sua ideia só amplificaria isso, tontura? Sim, talvez seja bom pra ajudar outras classes, mas não o próprio o SM.
Se eu fiz esso tópico é porque quero melhorias, eu não citei apenas dano.

Seja dano, defesa ou o seu veneno, nem que ao custo de menos teleportes, tanto faz, fato é que a classe não funciona sozinha.

Galagor
13/08/2021, 12:41
"Não se importando muito com o jogo"

Sua ideia dos efeitos elementais até é legal, mas não mudaria o fato de que o SM não mata NEM DL de MS, como eu já falei, SM ultimamente só serve pra buffar os outros, um suporte, e a sua ideia só amplificaria isso, tontura? Sim, talvez seja bom pra ajudar outras classes, mas não o próprio o SM.
Se eu fiz esso tópico é porque quero melhorias, eu não citei apenas dano.

Seja dano, defesa ou o seu veneno, nem que ao custo de menos teleportes, tanto faz, fato é que a classe não funciona sozinha.

Como eu falei acima, mandando todos os dados sobre as 3 principais classes, eu tenho do mg mais tô com preguiça, pra o jogo ter equilíbrio se deve ter
Tanques= BK
Buf= elfa
Críticos/ média distância Mg/dl
Desbuf= SM com suas penalidades que são meio que desbufs
Então, cara, já que o sm bate pouco a lógica seria ele começar sempre a bater primeiro, bate, no inimigo, o envenenamento funcionária igual a taxa de dano excelente 10% saca, ela te ajudaria a tirar vida do inimigo, já que ela ataca diretamente a vida, pod ria ser também a cada5 hits uma taxa de evenenamento direto na vida de 10%, tirando com penalidades de mil em mil direto da vida do inimigo, mas o correto seria um conjunto, mas o sm procurar se afastar do inimigo carregar a nova e dar um dano forte no inimigo, não ser uma UTI inútil que só dizem serve pra upar
Mas pra ficar perfeito só testando em game juntos aos players num PvP.
Um ring Ice aumentando o dano mágico de magias de gelos, por aí vai, staffs com maior taxa de dano, maior força nas skills, só testando pra gente saber.

DarkCyborg
13/08/2021, 14:22
Yuren ah, é que nerfar as classe fortes ou buffar as classes fracas acaba tendo um efeito parecido de modo geral. Pegando o SM vs DL como exemplo, tanto enfraquecer o DL quanto fortalecer o SM resolveria o problema de desbalanceamento. Então é normal que o assunto "enfraquecer classe X" acabe surgindo mesmo quando o assunto, a princípio, seria "fortalecer classe Y".

Galagor eu entendo que tu já deves me odiar, mas, sorry. Vamos às correções:

1) O primeiro ponto é que tu não levas em conta que os admins desse servidor não criaram o jogo. Muitas das tuas ideias até são bacanas, mas é algo extremamente difícil de ser aplicado no jogo a ponto de ser até impraticável, ainda mais levando em conta que o servidor tem praticamente só uma pessoa trabalhando com modificações no servidor. Tendo jogado esse servidor por uns 9 anos, acho que levaria no mínimo uns 10 para, no mínimo, concordarem em dar seguimento ao que tu sugeriste. E mais uns 5 pra aplicar.

2) Dano de poison possui valor fixo, e equivale a 3% da vida atual do alvo. Eu concordo que poison poderia ser mais viável em PvP, mas não apenas ele é naturalmente ruim contra qualquer coisa que use potions, como ele já é meio roubado contra coisas que não potam (vulgo boss). Bufar poison vai desbalancear SM nesse sentido, embora n seja impossível de corrigir isso (ex: aumentando absurdamente a resistêncua dos boss).

Quanto ao PvP, talvez se mudasse a forma pela qual poison trabalha (ex: 10% do HP total em vez do HP atual), ele poderia ser mais útil em PvP.

Outra coisa sobre envenenamento: a menos que tenha mudado algo, um char envenenado por outro char (PvP) recebe dano apenas na SD, só vindo a causar dano no HP quando o char não tem mais SD. Em outras seasons, isso acaba mudando pra sempre causar dano diretamente no HP.

3) Infelizmente, estamos falando de um RPG criado em 2002, então sim, dano é algo essencial no equilíbrio do PvP. Se tu achas que SM não precisa melhorar o dano, faz aí teu vídeo fazendo chacina contra DL de MS, dentro ou fora do CS.

4) Nova nunca foi modificada nesse servidor e sempre foi uma skill horrível no PvP. Algumas pessoas curtiam usar ela só para upar (colocando SM full força pra isso, já que dano de Nova escala com força) e hoje ninguém faz isso pq não existe motivo algum para fazer isso. Decay, Ice Storm e Evil Spirit fazem tudo o que Nova faz, só que melhor.

Nova até é boa em server sem reset, aonde ela realmente pode atingir um dano bem absurdo naquele meta. Mas aqui, ela é bem tosquinha.

A não ser, é claro, que tu estejas chamando "resets" de "nerf", o que neste caso eu concordaria.

5) Teu conceito dos chars do jogo MU tá meio equivocado. Nesta season, o jogo tem 5 classes principais. Basicamente, desconsiderando a zoação que a existência de resets faz com o jogo, as classes seguem algo assim:

BK = guerreiro, espadachim. Bom em aguentar bastante dano e quebrar chars com muita defesa, basicamente o melhor char no 1x1, mas com alcance baixo e que atua mal quando o assunto é PvP em equipe. Pode ser um suporte também, aumentando a vida de seus aliados, sacrificando para isso boa parte do seu dano e de seu poder defensivo.

SM = mago, capaz de matar a distância utilizando magias. Possui um vasto arsenal de skills extremamente úteis, algumas focadas em dano e outras que causam debuffs interessantes, que podem ajudá-lo a abater seus chars. A skill Teleport faz com que esse char tenha a mobilidade como um ponto forte, e boas skills de buff e de reposicionamento dá a este char uma capacidade de ser um excelente suporte, contando que sacrifique seu dano para isso.

ME = arqueira, focada em combate a longas distâncias, mas com algum potencial a curtas distâncias também (maximizando o dano da Triple Shot). A Ice Arrow é a skill que garante seu desempenho em longas distâncias (tendo 8 de alcance e sendo capaz de causar enraizamento, provavelmente a melhor skill de controle do jogo, excetuando-se as de CS). Também atua como suporte, sacrificando todo o seu dano e se tornando uma buffer e healer.

MG = char híbrido, guerreiro + mago. Apesar disso, o ideal é focar em uma das áreas. Como um guerreiro, ele se torna um char meelee, causando dano com espadas (tal como um BK), mas com mais dano bruto, usando habilidades de mago para causar debuffs como empurrão (Lighting) e lentidão (Ice). Como um mago, causa menos dano do que um guerreiro, mas ganha a vantagem do alcance. Como o debuff da Fire Slash escala (por padrão) com energia, um MG mago tem um debuff mais forte na Fire Slash do que um MG guerreiro, sendo isso aquilo que o MG de energia pode exploitar do seu "lado guerreiro".

DL = cavaleiro e domador. Char capaz de usar um pet único (Dark Horse), dando a ele diversas vantagens, especialmente na mobilidade. Causa dano a distâncias médias, mas a natureza da Fire Scream faz com que ele prefira atacar a curtas distâncias, já que a FS hita mais vezes colado no cara do que longe dele. Como um domador, passa a depender mais dos pets para causar dano, além da skill Electric Spark (cujo dano escala com liderança). Pode ser um char utilitário também, sendo capaz tanto de dar buff aos seus aliados (aumentando o dano crítico deles) quanto sendo capaz de trazê-los para qualquer lugar do mapa através da skill summon (que, em outros servers, funciona no CS também, mas só para chars da própria aliança).

6) O Aeth tá certo, tuas sugestões só enfatizariam o SM como um suporte (aonde ele já é forte), não compensaria nada como PvP.

MGladiador do jeito que é hoje, acho difícil deixar as coisas balanceadas tanto pra x1 (PvP sem buff) quanto pra CS/PKlização (PvP all buff).

Só seria possível se:

a) O dano de todas as classes fortes fossem nerfados, bem como os buffs MS e Fortitude;

ou

b) Bufasse todas as classes visando PvP full buff (ex: MG com 1600%, GVS/Platina/Kundun com uns 500~700%, Elf com Ice Arrow acelerada causando, sei lá, 1200% de dano ou mais, etc.), e depois aplicasse uma redução geral de dano só no duelo. Aí não teríamos chars se insta-explodindo no x1 e CS teria 5 classes viáveis em PvP.

MGladiador
13/08/2021, 14:37
Boa tarde DarkCyborg!

Vc poderia me explicar como funciona "em números" o desbuff da Fire Slash nesse servidor?

Grato!

DarkCyborg
13/08/2021, 14:46
Boa tarde DarkCyborg!

Vc poderia me explicar como funciona "em números" o desbuff da Fire Slash nesse servidor?

Grato!

Nesse em especial eu não cheguei a testar, provavelmente foi modificado tal como MS e Fortitude. Eu lembro de ter existido uma época aonde MG de 40 rr conseguia matar char full, e desconfio que o motivo seja esse debuff aí.

Mas a Fire Slash aplica um debuff percentual na defesa do alvo, e acho que por padrão é:

% de defesa reduzida = 10 + ene/40

Provavelmente não tá certa, eu não estou no PC agora. Depois eu dou uma olhada e corrijo.

Mas tomando como base esta fórmula aí, um MG com 1000 de energia, usando a Fire Slash, vai reduzir a defesa do char afetado em 10 + 1000/40 = 35%. Então um char com 500 de defesa ficará, temporariamente, com 325 de defesa.

Note que isso não afeta absorção de dano, então coisas como DDI, Soul Barrier e absorção de asa não mudam em nada com o debuff do MG.

Mas essencialmente, é isso que o debuff faz: reduz a defesa.

E boa tarde pra ti também!

reinaldopi
13/08/2021, 14:56
Parem de inventar sempre foi assim, não da pra fazer simplesmente tudo q vcs querem...

Yern
13/08/2021, 15:29
"Sempre foi assim", aqui a gente já vê que a pessoa ou joga há pouco tempo ou nunca participou de nada no jogo.

DarkCyborg Sim, isso é verdade. Mas o que quis dizer é que o foco do tópico não foi falar das outras classes e sim do SM que está bem fraco no cenário atual de pvp, não acho que a questão seja tanto o dano e sim a defesa. Se parar 2 segundos na frente de um DL sem pular estando de ataque, o boneco simplesmente some. Se o DL estiver buffado então, não dá nem tempo de pular, quem dirá de matar ele.

Aeth
13/08/2021, 15:42
Parem de inventar sempre foi assim, não da pra fazer simplesmente tudo q vcs querem...

Claramente esse parceiro não acompanha o fórum ou não joga de SM, saudosismo o nome, tem fobia de mudanças, bom mesmo é deixar tudo estagnado, né?

"Não da pra fazer tudo que vocês querem", você fala como se MUITAS mudanças tivessem ocorrido nos últimos anos, talvez você esteja no fórum de Mu errado.

Galagor
14/08/2021, 00:45
Yuren ah, é que nerfar as classe fortes ou buffar as classes fracas acaba tendo um efeito parecido de modo geral. Pegando o SM vs DL como exemplo, tanto enfraquecer o DL quanto fortalecer o SM resolveria o problema de desbalanceamento. Então é normal que o assunto "enfraquecer classe X" acabe surgindo mesmo quando o assunto, a princípio, seria "fortalecer classe Y".

Galagor eu entendo que tu já deves me odiar, mas, sorry. Vamos às correções:

1) O primeiro ponto é que tu não levas em conta que os admins desse servidor não criaram o jogo. Muitas das tuas ideias até são bacanas, mas é algo extremamente difícil de ser aplicado no jogo a ponto de ser até impraticável, ainda mais levando em conta que o servidor tem praticamente só uma pessoa trabalhando com modificações no servidor. Tendo jogado esse servidor por uns 9 anos, acho que levaria no mínimo uns 10 para, no mínimo, concordarem em dar seguimento ao que tu sugeriste. E mais uns 5 pra aplicar.

2) Dano de poison possui valor fixo, e equivale a 3% da vida atual do alvo. Eu concordo que poison poderia ser mais viável em PvP, mas não apenas ele é naturalmente ruim contra qualquer coisa que use potions, como ele já é meio roubado contra coisas que não potam (vulgo boss). Bufar poison vai desbalancear SM nesse sentido, embora n seja impossível de corrigir isso (ex: aumentando absurdamente a resistêncua dos boss).

Quanto ao PvP, talvez se mudasse a forma pela qual poison trabalha (ex: 10% do HP total em vez do HP atual), ele poderia ser mais útil em PvP.

Outra coisa sobre envenenamento: a menos que tenha mudado algo, um char envenenado por outro char (PvP) recebe dano apenas na SD, só vindo a causar dano no HP quando o char não tem mais SD. Em outras seasons, isso acaba mudando pra sempre causar dano diretamente no HP.

3) Infelizmente, estamos falando de um RPG criado em 2002, então sim, dano é algo essencial no equilíbrio do PvP. Se tu achas que SM não precisa melhorar o dano, faz aí teu vídeo fazendo chacina contra DL de MS, dentro ou fora do CS.

4) Nova nunca foi modificada nesse servidor e sempre foi uma skill horrível no PvP. Algumas pessoas curtiam usar ela só para upar (colocando SM full força pra isso, já que dano de Nova escala com força) e hoje ninguém faz isso pq não existe motivo algum para fazer isso. Decay, Ice Storm e Evil Spirit fazem tudo o que Nova faz, só que melhor.

Nova até é boa em server sem reset, aonde ela realmente pode atingir um dano bem absurdo naquele meta. Mas aqui, ela é bem tosquinha.

A não ser, é claro, que tu estejas chamando "resets" de "nerf", o que neste caso eu concordaria.

5) Teu conceito dos chars do jogo MU tá meio equivocado. Nesta season, o jogo tem 5 classes principais. Basicamente, desconsiderando a zoação que a existência de resets faz com o jogo, as classes seguem algo assim:

BK = guerreiro, espadachim. Bom em aguentar bastante dano e quebrar chars com muita defesa, basicamente o melhor char no 1x1, mas com alcance baixo e que atua mal quando o assunto é PvP em equipe. Pode ser um suporte também, aumentando a vida de seus aliados, sacrificando para isso boa parte do seu dano e de seu poder defensivo.

SM = mago, capaz de matar a distância utilizando magias. Possui um vasto arsenal de skills extremamente úteis, algumas focadas em dano e outras que causam debuffs interessantes, que podem ajudá-lo a abater seus chars. A skill Teleport faz com que esse char tenha a mobilidade como um ponto forte, e boas skills de buff e de reposicionamento dá a este char uma capacidade de ser um excelente suporte, contando que sacrifique seu dano para isso.

ME = arqueira, focada em combate a longas distâncias, mas com algum potencial a curtas distâncias também (maximizando o dano da Triple Shot). A Ice Arrow é a skill que garante seu desempenho em longas distâncias (tendo 8 de alcance e sendo capaz de causar enraizamento, provavelmente a melhor skill de controle do jogo, excetuando-se as de CS). Também atua como suporte, sacrificando todo o seu dano e se tornando uma buffer e healer.

MG = char híbrido, guerreiro + mago. Apesar disso, o ideal é focar em uma das áreas. Como um guerreiro, ele se torna um char meelee, causando dano com espadas (tal como um BK), mas com mais dano bruto, usando habilidades de mago para causar debuffs como empurrão (Lighting) e lentidão (Ice). Como um mago, causa menos dano do que um guerreiro, mas ganha a vantagem do alcance. Como o debuff da Fire Slash escala (por padrão) com energia, um MG mago tem um debuff mais forte na Fire Slash do que um MG guerreiro, sendo isso aquilo que o MG de energia pode exploitar do seu "lado guerreiro".

DL = cavaleiro e domador. Char capaz de usar um pet único (Dark Horse), dando a ele diversas vantagens, especialmente na mobilidade. Causa dano a distâncias médias, mas a natureza da Fire Scream faz com que ele prefira atacar a curtas distâncias, já que a FS hita mais vezes colado no cara do que longe dele. Como um domador, passa a depender mais dos pets para causar dano, além da skill Electric Spark (cujo dano escala com liderança). Pode ser um char utilitário também, sendo capaz tanto de dar buff aos seus aliados (aumentando o dano crítico deles) quanto sendo capaz de trazê-los para qualquer lugar do mapa através da skill summon (que, em outros servers, funciona no CS também, mas só para chars da própria aliança).

6) O Aeth tá certo, tuas sugestões só enfatizariam o SM como um suporte (aonde ele já é forte), não compensaria nada como PvP.

MGladiador do jeito que é hoje, acho difícil deixar as coisas balanceadas tanto pra x1 (PvP sem buff) quanto pra CS/PKlização (PvP all buff).

Só seria possível se:

a) O dano de todas as classes fortes fossem nerfados, bem como os buffs MS e Fortitude;

ou

b) Bufasse todas as classes visando PvP full buff (ex: MG com 1600%, GVS/Platina/Kundun com uns 500~700%, Elf com Ice Arrow acelerada causando, sei lá, 1200% de dano ou mais, etc.), e depois aplicasse uma redução geral de dano só no duelo. Aí não teríamos chars se insta-explodindo no x1 e CS teria 5 classes viáveis em PvP.

Mano se eu tô falando e pq eu sei, da sim já existem isso no jogo, pare de proteger, dano de evenenamento existe desde o começo desse jogo, e ele era bem pior nerfaram, vc acha que existe antídoto pq? Ele tiraram o efeito forte pq tava apelativo hoje aí tiraram o efeito do veneno que era como um desbuf que ia minando o cara se ele n tivesse antídoto já era. A nova foi nerfada sim mano, ela era bem forte, da sim pra aumentar as penalidades e aumentar o dano de algumas skills do sm, aumentar levemente.
Inclusive tem aqui em casa um serv que eu mesmo jogo pra mim mesmo e tenho acesso a tudo sobre isso, até a próxima.

Rhaegar
14/08/2021, 00:50
Mano se eu tô falando e pq eu sei, da sim já existem isso no jogo, pare de proteger, dano de evenenamento existe desde o começo desse jogo, e ele era bem pior nerfaram, vc acha que existe antídoto pq? Ele tiraram o efeito forte pq tava apelativo hoje aí tiraram o efeito do veneno que era como um desbuf que ia minando o cara se ele n tivesse antídoto já era. A nova foi nerfada sim mano, ela era bem forte, da sim pra aumentar as penalidades e aumentar o dano de algumas skills do sm, aumentar levemente.
Inclusive tem aqui em casa um serv que eu mesmo jogo pra mim mesmo e tenho acesso a tudo sobre isso, até a próxima.

Olá!

A skill nova e o poison nunca foram modificados no MUCABRASIL, do jeito que está hoje é como sempre foi.

Abs.

Galagor
14/08/2021, 01:18
EEEIO SIM ADM DE ENVENENAMENTO DRAVA MAIS TEMPO
//Index Name Damage MP BP Range Radio Delay Type Effect ReqLevel ReqEnergy ReqLeadership ReqKillCount ReqGuildStatus DW DK FE MG DL
O JOGO SE BASEIA POR ISSO AQUI NAS MAGIAS, VC PODE AUEMNTAR O EFEITO O DIMINUIR O EFEITO DA MAGIA, PENALIDAS, O JOGO RODA ANTES DE 2014 COM MUDANÇAS, N SEMPRE FOI O MESMO, E FICAR O MESMO N SIGNIFICA FICAR BOM, A UTI INUTIL, PODENDO SER MAIS INTERESSANTE SO OLHAR ISSO JA FAZ DIFERENÇA.

Rhaegar
14/08/2021, 10:02
EEEIO SIM ADM DE ENVENENAMENTO DRAVA MAIS TEMPO
//Index Name Damage MP BP Range Radio Delay Type Effect ReqLevel ReqEnergy ReqLeadership ReqKillCount ReqGuildStatus DW DK FE MG DL
O JOGO SE BASEIA POR ISSO AQUI NAS MAGIAS, VC PODE AUEMNTAR O EFEITO O DIMINUIR O EFEITO DA MAGIA, PENALIDAS, O JOGO RODA ANTES DE 2014 COM MUDANÇAS, N SEMPRE FOI O MESMO, E FICAR O MESMO N SIGNIFICA FICAR BOM, A UTI INUTIL, PODENDO SER MAIS INTERESSANTE SO OLHAR ISSO JA FAZ DIFERENÇA.

Não falei que não é possível mudar os status de magias, só isso nunca foi modificado aqui, você está confundindo com outro Servidor.

Abs.

DarkCyborg
14/08/2021, 14:24
Galagor uai, e tu achas que eu nunca montei server na minha casa? Mudar o atributo e o efeito (Type e Effect respectivamente, do header que tu colasse no teu post) de uma magia no skill.txt é diferente de mudar o funcionamento do efeito, mas isso é algo que tu deves saber, não é mesmo?

Tanto Decay quanto Poison usam o efeito 55, que corresponde a evenenamento. E envenenamento sempre funcionou da mesma forma. "Ahhh mas durava mais" - não sei se é verdade, e se for verdade continua irrelevante, pq ninguém morre tomando dano de 3% da vida atual. Ou seja, se tu tiveres 10000 de vida (atualmente, não no total), o dano vai ser 300; se for 1000 de vida, o dano vai ser 30. Enfim, o dano diminui conforme a vida baixa simplesmente pq é sempre a mesma rate de 3% da vida.

Existem coisas que nem estão nesse arquivo, estão codificados dentro do GameServer do MU. Por exemplo, vai lá ver qual é o Effect da Earthshake ( = Earthquake server-side). Isso mesmo, é 0 = sem efeito. Mas todo mundo sabe que a Earthshake causa um empurrão em área. Mesma coisa Lighting também, efeito 0.

Não digo que não existam coisas legais pra se fazer com modificações no skill.txt (por exemplo, eu já mudei o atributo da Earthshake de Lighting para Earth, e Ring of Earth passou a proteger contra o efeito de empurrão da cavalada em vez do Pendant of Lighting). Mas o que tu queres é algo mais complicado, e pelo menos nesse servidor de MU, dano de envenenamento e Nova nunca tiveram muito uso em PvP, e muito menos foram OPs em algum momento do servidor.

Yuren eu entendo esse lado da defesa do SM (na real, SM foi o char que eu mais fui PvP nesse server, costuamava PKlizar CW com ele lá por 2014, e usando Enis+Anubis com build de MS ainda por cima kk), e na real não é uma questão de defesa e sim de HP mesmo. O fato de DL precisar de menos agi para ter um bom DPS na verdade se torna uma qualidade, já que acaba sobrando mais ponto pra colocar em atributos como Força e Vitalidade de acordo com a necessidade. Acho que a menor agi viável pra SM acaba sendo 22k (já que buga Ice Storm com Dinorant, e o DPS da Ice Storm fica bom por causa disso).

Mas sem arrumar dano, acho difícil. DL com itens pega mais de 180k em mobs até sem buff, SM sofre pra bater nos 40k. E de MS+Fortitude, tirando o caso de DLs usando builds de CS com pouquíssima vida, DL nem precisa atacar pra não morrer pra SM, de tão ruim que é o dano da classe.

MaafiaBM
16/08/2021, 14:11
Falando em Upgrade em PERSONAGEM..
Poderia colocar uma flexa +13 com aumento de atk de uns 200%

Essas flecha do Alex muda muito pouco o dano da Coitadinha.

Galagor
17/08/2021, 23:25
Tem outro jeito de mudar isso aumentar o dano final das três magias do SM ICE 3512 - 7802, DECY 3526-7824, NOVA 3432-7672
Para que o sm tenho dano, o dano exemplo da Ice 3512-7902, aumentar o dano final das magias finais, e da nova aumentar em ela pra ser uma soma do dano da magia Ice batendo em um opinonete durante 5 segundos x 0,5 se carregar o dano permanece mesmo nível do DECY