Ver Versão Completa : Sugestão de Evento já realizado uma vez no Mu C.A pelo Rafael ou Carlos.
Sugestão de Evento – Party UP (Reedição 2025)
Olá, equipe do Mu C.A Brasil!
Gostaria de compartilhar uma sugestão que acredito que possa contribuir bastante.
Comecei a jogar o Mu C.A Brasil quando tinha apenas 10 anos de idade, a qual, hoje tenho 25. Foi meu primeiro contato com jogos que tive, e desde então guardo muito carinho pelo servidor e pela comunidade. Em um desses anos em que joguei, o ADM realizou um evento que, na minha opinião, foi simples, eficiente e excelente: o evento "Party UP".
Se não me falha a memória, o evento funcionava assim:
Durante uma semana, a experiência (EXP) compartilhada nas Partys não era dividida. Ou seja, mesmo com cinco jogadores na mesma PT (Party), todos recebiam a EXP total.
Gostaria de sugerir que esse evento fosse realizado novamente em 2025, pelos seguintes motivos:
1. Redução da hostilidade e "canibalismo" nos spots.
Atualmente, principalmente no Servidor 1 VIP, está acontecendo uma disputa muito acirrada por spots, onde jogadores mais fortes ou rápidos simplesmente roubam o local de quem está upando. Em alguns dias chega a ser cômico o "roubo na cara dura". O evento ajudaria a promover o jogo em grupo e tornaria o ambiente mais amigável, especialmente para os novatos.
2. Ocupação desequilibrada dos mapas.
Boa parte dos mapas dos servidores 2 a 8 está dominada por grandes guilds, especialmente mapas como Tarkan, Icarus, Kanturu (1, 2, 3) e Nova, forçando muitos jogadores a ficarem concentrados em Aida. Isso tem causado novas disputas e muitos casos de PK, repetindo o problema do servidor 1.
3. Evento de baixo impacto econômico.
Esse tipo de evento não interfere diretamente na economia do jogo, o que é ótimo. Ele promove a cooperação, facilita o up em grupo, incentiva a ser vip e não gera desequilíbrio no mercado interno do servidor.
4. Ajuda a aliviar o estresse de quem está tentando upar.
Com tantos mapas ocupados e disputas constantes por spots, muitos jogadores acabam se estressando ao serem mortos repetidamente, terem seus spots roubados ou simplesmente não encontrarem lugar para upar com tranquilidade. Um evento como o Party UP permitiria mais união entre os jogadores e tornaria o up bem mais prazeroso, afinal, todo ambiente tranquilo tende a prosperar.
Agradeço desde já a atenção e o trabalho da equipe, e deixo aqui essa sugestão com carinho de quem acompanha o Mu C.A Brasil desde a infância!
Atenciosamente,
SGuerra.
DannyPhantom
05/06/2025, 16:55
Acho bastante interessante, acredito que isso deveria ser feito.. mas não só como evento, mas incluir no game mesmo, mas se for preciso de um evento para teste, concordo plenamente com você!
**** é saber já vai vim o Veterano querendo falar besteira de MuHard e etc ...
Não lembro de ter existido tal evento, consegue encontrar o tópico do evento e postar aqui? Ou mesmo estimativa de data de quando você acredita que ocorreu.
Abs.
Eu não sei qual foi o pensamento do C.A para punir o UP em Party, mas é uma coisa que todo mundo pede, sou 100% de acordo.
Eu não sei qual foi o pensamento do C.A para punir o UP em Party, mas é uma coisa que todo mundo pede, sou 100% de acordo.
Eu entendo a ideia por trás da sugestão de melhorar o ganho de XP em party, como acontece em outros jogos ou servidores, onde jogar em grupo realmente compensa mais do que jogar solo. De fato, isso faz sentido em ambientes onde a proposta é incentivar a cooperação entre jogadores. Mas no caso específico do MUCABRASIL, o cenário é diferente.
Atualmente, o servidor permite que cada jogador abra até 3 instâncias por computador e até 10 por IP (IPv4+IPv6). Na prática, isso significa que um único jogador pode logar vários personagens ao mesmo tempo, controlar todos sozinho e ocupar completamente um spot em party. E ainda tem aqueles que burlam esses limites, usando VPNs ou outros meios para abrir ainda mais janelas. Ou seja, a maior parte das parties que acontecem não são entre jogadores diferentes, mas sim controladas por uma única pessoa.
Se o servidor aumentasse o bônus de XP em party, isso não beneficiaria jogadores novos ou quem quer upar junto com amigos. Na verdade, beneficiaria justamente quem quer upar mais personagens de uma vez, sozinho, com múltiplas contas. E o pior: muita gente faz/faria isso pensando em vender esses personagens no futuro, já que com um personagem forte é fácil levar outros para altos resets com pouco esforço.
É importante destacar também que a divisão do XP em party não é totalmente literal. Existe, sim, um pequeno bônus no XP total fornecido por um spot quando se está em party, conforme explicado neste tutorial: https://forum.mucabrasil.com.br/threads/66. No entanto, mesmo com esse bônus, a experiência obtida individualmente ainda é superior à que se ganha em grupo. Ou seja, embora a mecânica da party tenha esse benefício, ela ainda não compensa quando comparada ao up solo — o que, novamente, é uma escolha de balanceamento feita justamente pelo contexto do servidor.
Talvez até fosse possível repensar isso, mas só faria sentido se o servidor também limitasse drasticamente o número de instâncias por jogador — tipo reduzir de 3 para 2 ou até 1 por PC. Só assim o jogo em party voltaria a ser uma prática mais comunitária e justa. Mas acho que ninguém iria gostar disso.
Inclusive, vale lembrar que outros servidores de Mu que oferecem bônus altos em party enfrentam exatamente esse mesmo problema: o benefício acaba indo para um único jogador com 5 ou 6 contas logadas, que monta a party sozinho e upa todos ao mesmo tempo. Ou seja, a ideia de "jogar em grupo" vira só uma fachada, e no fim quem realmente se beneficia são os que conseguem controlar múltiplas contas ao mesmo tempo.
Abs.
Não lembro de ter existido tal evento, consegue encontrar o tópico do evento e postar aqui? Ou mesmo estimativa de data de quando você acredita que ocorreu.
Abs.
Então, antigamente o Carlos gostava muito de fazer eventos de XP aumentada + Zen. Sobre esse evento da Party, não lembro exatamente se foi antes da criação do e-Zen, depois ou até algo mais recente... O que eu sei é que sempre voltei a jogar quando tinham eventos assim.
Me recordo claramente de ter voltado a jogar e ver todo mundo upando em Party por causa desse evento, justamente por não ter penalidades na EXP. Foi um período bem marcante pra mim no jogo.
Acredito fortemente que tenha durado uma semana, mas pode ter sido 3 ou 4 dias (tipo final de semana). Como eu era muito novo na época, não lembro com 100% de certeza.
Pra ajudar, procurei tópico por tópico na aba de notícias do fórum — não em todos, mas nas postagens que tinham “eventos do mês” ou “XP” no título. Encontrei só menções de XP + Zen aumentados “no seco”, sem muita explicação sobre o evento em si. Achei também alguns falando sobre “uma semana de eventos” ou “Plano Premium com benefícios bônus pra todos”, mas não tenho certeza se foi isso.
Vou tentar procurar mais um pouco… Mas espero que o fato de eu não ter encontrado o tópico exato não influencie na decisão de realizar esse evento novamente, porque vejo essa como uma sugestão realmente muito boa, principalmente pra essa época.
Um abraço, qualquer coisa atualizo.
Então, antigamente o Carlos gostava muito de fazer eventos de XP aumentada + Zen. Sobre esse evento da Party, não lembro exatamente se foi antes da criação do e-Zen, depois ou até algo mais recente... O que eu sei é que sempre voltei a jogar quando tinham eventos assim.
Me recordo claramente de ter voltado a jogar e ver todo mundo upando em Party por causa desse evento, justamente por não ter penalidades na EXP. Foi um período bem marcante pra mim no jogo.
Acredito fortemente que tenha durado uma semana, mas pode ter sido 3 ou 4 dias (tipo final de semana). Como eu era muito novo na época, não lembro com 100% de certeza.
Pra ajudar, procurei tópico por tópico na aba de notícias do fórum — não em todos, mas nas postagens que tinham “eventos do mês” ou “XP” no título. Encontrei só menções de XP + Zen aumentados “no seco”, sem muita explicação sobre o evento em si. Achei também alguns falando sobre “uma semana de eventos” ou “Plano Premium com benefícios bônus pra todos”, mas não tenho certeza se foi isso.
Vou tentar procurar mais um pouco… Mas espero que o fato de eu não ter encontrado o tópico exato não influencie na decisão de realizar esse evento novamente, porque vejo essa como uma sugestão realmente muito boa, principalmente pra essa época.
Um abraço, qualquer coisa atualizo.
Eu validei com o admin Rafael e posso te confirmar que esse evento nunca existiu no MUCABRASIL. Inclusive, perguntei também para outros players antigos se já tinham ouvido falar de algo parecido, e ninguém soube dizer nada — ninguém lembra de um evento assim.
Pela tua descrição, acredito que talvez tu estejas confundindo com o evento de gemstone, que realmente aconteceu no passado e durou uma semana. Durante esse evento, o drop de gemstones foi aumentado, e aí sim aconteceu o que tu mencionaste: muitos jogadores upando em party por bastante tempo, aproveitando o evento.
Mas é importante deixar claro que isso não teve nenhuma relação com evento de XP ou Zen. Esse tipo de evento, que tu descreveu, de aumento de experiência diretamente ou de zen por estar em party, nunca aconteceu.
Abs.
Qsentindo
05/06/2025, 23:53
Então, antigamente o Carlos gostava muito de fazer eventos de XP aumentada + Zen. Sobre esse evento da Party, não lembro exatamente se foi antes da criação do e-Zen, depois ou até algo mais recente... O que eu sei é que sempre voltei a jogar quando tinham eventos assim.
Me recordo claramente de ter voltado a jogar e ver todo mundo upando em Party por causa desse evento, justamente por não ter penalidades na EXP. Foi um período bem marcante pra mim no jogo.
Acredito fortemente que tenha durado uma semana, mas pode ter sido 3 ou 4 dias (tipo final de semana). Como eu era muito novo na época, não lembro com 100% de certeza.
Pra ajudar, procurei tópico por tópico na aba de notícias do fórum — não em todos, mas nas postagens que tinham “eventos do mês” ou “XP” no título. Encontrei só menções de XP + Zen aumentados “no seco”, sem muita explicação sobre o evento em si. Achei também alguns falando sobre “uma semana de eventos” ou “Plano Premium com benefícios bônus pra todos”, mas não tenho certeza se foi isso.
Vou tentar procurar mais um pouco… Mas espero que o fato de eu não ter encontrado o tópico exato não influencie na decisão de realizar esse evento novamente, porque vejo essa como uma sugestão realmente muito boa, principalmente pra essa época.
Um abraço, qualquer coisa atualizo.
Caio Castro ai deve, ter confudido algo, não é possivel :aa:
DannyPhantom
06/06/2025, 04:47
Não faria sentido, apenas montar a pts e ficar com exp igual a individual?
emersonsan
06/06/2025, 09:41
Eu validei com o admin Rafael e posso te confirmar que esse evento nunca existiu no MUCABRASIL. Inclusive, perguntei também para outros players antigos se já tinham ouvido falar de algo parecido, e ninguém soube dizer nada — ninguém lembra de um evento assim.
Pela tua descrição, acredito que talvez tu estejas confundindo com o evento de gemstone, que realmente aconteceu no passado e durou uma semana. Durante esse evento, o drop de gemstones foi aumentado, e aí sim aconteceu o que tu mencionaste: muitos jogadores upando em party por bastante tempo, aproveitando o evento.
Mas é importante deixar claro que isso não teve nenhuma relação com evento de XP ou Zen. Esse tipo de evento, que tu descreveu, de aumento de experiência diretamente ou de zen por estar em party, nunca aconteceu.
Abs.
Pode até não ter existido e ele tenha se confundido, mas é uma boa ideia e vamos salientar que estamos falando de um EVENTO, não é nada definitivo. Eu acho importante e válido para os novos players conseguirem evoluir. Acho que uma semana não vai mudar a vida dos adms mas pode mudar a vida dos novatos no jogo! Acredito que vocês deveriam pensar no caso...
Eu validei com o admin Rafael e posso te confirmar que esse evento nunca existiu no MUCABRASIL. Inclusive, perguntei também para outros players antigos se já tinham ouvido falar de algo parecido, e ninguém soube dizer nada — ninguém lembra de um evento assim.
Pela tua descrição, acredito que talvez tu estejas confundindo com o evento de gemstone, que realmente aconteceu no passado e durou uma semana. Durante esse evento, o drop de gemstones foi aumentado, e aí sim aconteceu o que tu mencionaste: muitos jogadores upando em party por bastante tempo, aproveitando o evento.
Mas é importante deixar claro que isso não teve nenhuma relação com evento de XP ou Zen. Esse tipo de evento, que tu descreveu, de aumento de experiência diretamente ou de zen por estar em party, nunca aconteceu.
Abs.
Agora que você comentou, na época eu não tinha conhecimento sobre gemstone, é realmente pode ter acontecido algo assim, muitas PT por causa disso (Teve até mesmo um em que o drop era em outras city além de katuru, ne?)
Vi topicos em que tinha aumento de XP + os eventos de gemstone... é realmente bate com a época em que joguei.
Em todo caso, peço perdão pela confusão, Até mesmo o ADM confirmou que não existiu. É deixo o Post como uma sugestão de novo evento. Adequado para essa época com tanto PK, monopolio de mapa, briga de guilds e "canibalismo" (Roubo de spot). Minha sugestão e somente para um EVENTO simples envolvendo party, não se aplicando a algo permanente, nada de extremos.
Um abraço para todos envolvidos.
Não, não faria sentido montar as PTs e deixar a XP dividida igualmente entre todos da party, justamente pelos motivos que eu já expliquei acima.
Inclusive, até lembrei de mais um detalhe importante quando se fala em up em grupo em jogos online ou outros servidores: normalmente, os personagens nesses jogos não conseguem matar os monstros sozinhos. Por isso, o uso da party não só é vantajoso, como muitas vezes é essencial para progredir.
Outro ponto é que, mesmo que um personagem consiga segurar o spot sozinho, ele pode demorar vários segundos para matar cada monstro. Enquanto isso, se estivesse em party, os monstros morreriam muito mais rápido. Isso gera um efeito em cadeia — quanto mais rápido você mata, mais rápido o monstro renasce e mais XP você vai acumulando. A média de XP por minuto tende a ser maior, mesmo com a divisão, dependendo da situação.
Já aqui no MUCABRASIL, a realidade é diferente. Com poucos resets, os personagens já conseguem matar os monstros com bastante facilidade — e isso sem nem precisar de muito esforço, especialmente com o uso dos buffs da elfa.
Talvez essa lógica pudesse ser aplicada aqui no MUCABRASIL, mas isso exigiria mudanças significativas na estrutura atual do jogo. Por exemplo, seria necessário aumentar consideravelmente a vida dos monstros, tornando-os mais desafiadores. Uma ideia seria implementar um sistema onde a vida dos monstros escalasse de acordo com o número de resets do personagem. Assim, um jogador com 100 resets enfrentaria monstros com muito mais HP do que um jogador com menos resets. Outra possibilidade seria, a partir de mapas como Aida, os monstros terem vidas exorbitantemente altas, dificultando o farm solo e incentivando o uso de party para maximizar a eficiência do up.
Mas aí entra outro problema: eu duvido muito que vocês iam gostar dessa ideia. Jogadores que não têm ou não querem jogar com várias contas acabariam sendo prejudicados ou ficariam dependentes de encontrar outras pessoas na mesma situação para formar uma party. E como eu comentei antes, acredito que a grande maioria dos jogadores hoje em dia utilize de duas a três contas simultâneas. Ou seja, novamente teríamos um desequilíbrio.
Dito isso, como evento temporário, talvez fosse possível bolar algo mais equilibrado. Por exemplo, durante uma semana, um sistema onde o bônus de XP total por minuto em party fosse mais vantajoso que o solo — mas sem forçar ninguém a depender de outros jogadores.
Abs.
Não, não faria sentido montar as PTs e deixar a XP dividida igualmente entre todos da party, justamente pelos motivos que eu já expliquei acima.
Inclusive, até lembrei de mais um detalhe importante quando se fala em up em grupo em jogos online ou outros servidores: normalmente, os personagens nesses jogos não conseguem matar os monstros sozinhos. Por isso, o uso da party não só é vantajoso, como muitas vezes é essencial para progredir.
Outro ponto é que, mesmo que um personagem consiga segurar o spot sozinho, ele pode demorar vários segundos para matar cada monstro. Enquanto isso, se estivesse em party, os monstros morreriam muito mais rápido. Isso gera um efeito em cadeia — quanto mais rápido você mata, mais rápido o monstro renasce e mais XP você vai acumulando. A média de XP por minuto tende a ser maior, mesmo com a divisão, dependendo da situação.
Já aqui no MUCABRASIL, a realidade é diferente. Com poucos resets, os personagens já conseguem matar os monstros com bastante facilidade — e isso sem nem precisar de muito esforço, especialmente com o uso dos buffs da elfa.
Talvez essa lógica pudesse ser aplicada aqui no MUCABRASIL, mas isso exigiria mudanças significativas na estrutura atual do jogo. Por exemplo, seria necessário aumentar consideravelmente a vida dos monstros, tornando-os mais desafiadores. Uma ideia seria implementar um sistema onde a vida dos monstros escalasse de acordo com o número de resets do personagem. Assim, um jogador com 100 resets enfrentaria monstros com muito mais HP do que um jogador com menos resets. Outra possibilidade seria, a partir de mapas como Aida, os monstros terem vidas exorbitantemente altas, dificultando o farm solo e incentivando o uso de party para maximizar a eficiência do up.
Mas aí entra outro problema: eu duvido muito que vocês iam gostar dessa ideia. Jogadores que não têm ou não querem jogar com várias contas acabariam sendo prejudicados ou ficariam dependentes de encontrar outras pessoas na mesma situação para formar uma party. E como eu comentei antes, acredito que a grande maioria dos jogadores hoje em dia utilize de duas a três contas simultâneas. Ou seja, novamente teríamos um desequilíbrio.
Dito isso, como evento temporário, talvez fosse possível bolar algo mais equilibrado. Por exemplo, durante uma semana, um sistema onde o bônus de XP total por minuto em party fosse mais vantajoso que o solo — mas sem forçar ninguém a depender de outros jogadores.
Abs.
"Dito isso, como evento temporário, talvez fosse possível bolar algo mais equilibrado. Por exemplo, durante uma semana, um sistema onde o bônus de XP total por minuto em party fosse mais vantajoso que o solo — mas sem forçar ninguém a depender de outros jogadores."
Perfeito, essa seria minha sugestão!
Werttyson
06/06/2025, 22:21
Gente, pessoal inspirado a grandes reflexões, quando penso que seria só a Staff "Fazer o Básico" nada de eventos tão elaborados. Se fizer o básico como muitos RPGMMOs de eventos clássicos a cada 15 dias, já seria surreal, e é* algo além do esperado do perfil da staff atual!
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