Ver Versão Completa : Sugestão de Speed Server
O MuCa Brasil é um dos Mu's mais antigos que temos hoje.
Acredito que muitos ainda upem seus chares, seja buffs, pvp, bosses, guilds novas indo para cs e etc.
A minha sugestão seria exatamente essa, fazer um servidor Speed, para dar uma repaginada ou até mesmo invitar novos jogadores, a proposta é ser um medium-hard.
Servidor com drop maior, exp elevada, sets temporários, ancients, goldens mais fracos, invações únicas para o speed e etc.
A ideia seria uma forma de "inauguração" do servidor 2,5 devidamente implementado ao mu.
Logicamente, não perdendo a essência do MuCa,
Antigamente, existia o servidor iniciante, que se eu não me engano era da mesma forma que você descreveu, porém com até 20 resets(acho que era isso), o que resultou de muitos jogadores que travaram nos 20 resets para participar dos eventos e invasões que nele existia.
Concordo com o speed server mais sendo apenas para up, sala não pvp obvio. Sem invasões, drops, e etc
Poderia ser com drop e invasões, criar um tipo de VIP (vip iniciante), que só ele poderá ingressar a sala, que vem com a criação de novas contas por um determinado período de tempo(7 dias).
Mais como falei a comunidade é toxica e vai querer uma forma de usufruir de toda forma disso...
Sasukedb
12/09/2025, 11:58
O MuCa Brasil é um dos Mu's mais antigos que temos hoje.
Acredito que muitos ainda upem seus chares, seja buffs, pvp, bosses, guilds novas indo para cs e etc.
A minha sugestão seria exatamente essa, fazer um servidor Speed, para dar uma repaginada ou até mesmo invitar novos jogadores, a proposta é ser um medium-hard.
Servidor com drop maior, exp elevada, sets temporários, ancients, goldens mais fracos, invações únicas para o speed e etc.
A ideia seria uma forma de "inauguração" do servidor 2,5 devidamente implementado ao mu.
Logicamente, não perdendo a essência do MuCa,
Eu não acho que um Speed Server faça muito sentido aqui no MUCABRASIL, e vou explicar o porquê.
Primeiro, concordo que muitas pessoas ainda upam seus personagens. Nem todos têm todas as classes maximizadas e, mesmo quem já tem, muitas vezes cria novos personagens só pelo prazer de upar novamente. É o meu caso: já tenho todas as classes, mas mesmo assim crio outros personagens de tempos em tempos para continuar jogando.
A ideia do Speed Server que você traz provavelmente vem do que existe no GMO. Lá, se não me engano, eles fazem isso duas vezes por ano, ou em momentos especiais como lançamento de classes novas. Só que lá o endgame é infinitamente mais longo do que aqui. Para um jogador free, pode levar anos para chegar ao endgame, e mesmo quem investe dinheiro ainda leva muito tempo. O jogo é totalmente P2W e essa jornada é bem diferente da realidade do MUCABRASIL.
Aqui a situação é outra. A maioria dos itens que usamos vem do Shop, que oferece sets completos e com os melhores adicionais. Qualquer jogador que gastar um pouco já consegue montar um char competitivo rapidamente. O tempo para alcançar o endgame é muito menor do que no GMO. Eu mesmo coloquei um personagem com 250 resets em 60 dias sem me dedicar tanto assim, e sei de jogadores que fizeram em menos tempo ainda. Isso mostra que o acesso ao final é muito mais rápido, então não vejo necessidade de um servidor Speed nesse cenário.
Outro ponto importante é a diferença na aplicação do Speed Server. No GMO, além da experiência maior, os personagens criados lá podem ser transferidos para outros mundos que existem no jogo. Quando joguei lá, por exemplo, usei o Speed Server para começar no mundo Fresei, que tinha sido recém-criado. Isso fazia sentido porque havia novos mundos sendo inaugurados. Já no MUCABRASIL, temos apenas um mundo desde sempre, e ele é o mesmo para todos.
Eu já cheguei a propor a criação de novos mundos aqui, começando tudo do zero. Aí sim haveria espaço para competição renovada, sem afetar o servidor atual. Mas com apenas um mundo, o Speed Server perderia muito do seu propósito.
Se pensarmos na prática, como funcionaria isso aqui? A XP atual já é 100x e conseguimos fazer vários resets por dia. Num Speed Server, colocariam quanto? 150x? 200x? Isso não seria muito diferente de um evento de XP dobrada, que já acontece de tempos em tempos. E mesmo que fosse 200x, em boas condições de jogo, seria possível fazer um reset a cada duas horas, o que colocaria personagens novos em 250 resets em pouco mais de 30 dias.
E aí chegamos a outro problema: o fortalecimento do mercado negro. Jogadores experientes criariam várias contas apenas para revendê-las, em vez de beneficiar iniciantes. Como sabemos, essa prática existe, mesmo sendo proibida, e um Speed Server só facilitaria ainda mais esse tipo de comércio. No GMO, apesar de também proibirem a venda de contas, a aplicação de punições é muito mais rígida.
Por isso, mesmo entendendo sua ideia e reconhecendo que ela funciona em outros contextos, no caso do MUCABRASIL eu não vejo o Speed Server como algo viável ou benéfico.
Você mencionou também a questão de itens temporários, como aqueles Bound ou com data de expiração. Pelo que sei, isso ainda não existe aqui no MUCABRASIL . Talvez até seja possível o Rafael desenvolver algo do tipo, mas até hoje não vimos nada nesse sentido nem tivemos informações oficiais. Ou seja, seria um sistema a ser criado do zero. E aí entra a questão das prioridades: será que realmente esse tipo de recurso deve estar na frente de outras demandas? Pessoalmente, acredito que existam coisas mais importantes, como o próprio lançamento de itens da Season 2.5, que já está em andamento. Por isso, para finalizar minha opinião, reconheço que o Speed Server pode ser uma ideia interessante em outros contextos, mas aqui no MUCABRASIL eu não vejo uma aplicação prática. Ele faz muito mais sentido em servidores com XP mais baixa e endgame mais longo.
Antigamente, existia o servidor iniciante, que se eu não me engano era da mesma forma que você descreveu, porém com até 20 resets(acho que era isso), o que resultou de muitos jogadores que travaram nos 20 resets para participar dos eventos e invasões que nele existia.
Concordo com o speed server mais sendo apenas para up, sala não pvp obvio. Sem invasões, drops, e etc
Poderia ser com drop e invasões, criar um tipo de VIP (vip iniciante), que só ele poderá ingressar a sala, que vem com a criação de novas contas por um determinado período de tempo(7 dias).
Mais como falei a comunidade é toxica e vai querer uma forma de usufruir de toda forma disso...
Então, só para esclarecer, o antigo servidor de iniciantes não funcionava assim. No início, ele tinha uma limitação de 20 resets, depois foi aumentado para 25 e, por fim, ficou em 30 resets. Realmente, muitas pessoas mantinham personagens nesses resets apenas para disputar os eventos daquela sala, mas o propósito do servidor 1 era outro.
Na prática, ele entregava uma experiência mais difícil para o jogador iniciante. A sala 1 tinha várias desvantagens em relação à sala principal: não havia buff de elfa, a progressão era mais lenta, havia menos jogadores online e, consequentemente, menos pessoas para ajudar, o que tornava o farm bem mais complicado. Por isso, quem acabava utilizando a sala 1 eram basicamente dois tipos de jogadores: aqueles que já conheciam bem o jogo e criavam personagens lá de forma proposital, e os novatos que, por desconhecimento ou por escolha, optavam por jogar ali mesmo sabendo que a progressão seria mais demorada. Em termos de vantagens, a sala 1 realmente nunca ofereceu nada de especial.
Olá, eu já sugeri N vezes considerar o aumento da exp, somente para dar uma facilitada no UP, e uma das sugestões era até x quantia de resets, muitos apoiaram, alguns discordaram, mas nunca houve uma resposta oficial da staff sobre o assunto, eu deduzi uma coisa, ou apenas ignoraram ou anotaram para ser pensado... Mas enfim, eu ainda penso que dar uma mexida nisso seria benéfico, ainda mais se está nos planos deixar criar somente 5 contas por CPF/telefone..., particularmente acredito que isso quebraria um pouco as vendas de contas, ainda mais que não de para alterar essas informações igual a troca de email.
Talvez dobrar a exp até 100/150 resets, aí até 250 baixar para 150x e dos 251 ao 500 manter 100x.
Ajudaria muito a chares novos, se "fortalecer" para o up, e querendo ou não, animaria em investir em itens do shop para ficar forte para pvm e PvP..
É uma ideia, seja boa seja ruim, apenas uma opinião de jogador velho kkkk.
Abcs;
Uns anos atrás sugeri ter um servidor secundário de até 30 rr ou sem resets com CS, com tudo... Mas muita gente não foi a favor. Acho que seria muito interessante.
Olá, eu já sugeri N vezes considerar o aumento da exp, somente para dar uma facilitada no UP, e uma das sugestões era até x quantia de resets, muitos apoiaram, alguns discordaram, mas nunca houve uma resposta oficial da staff sobre o assunto, eu deduzi uma coisa, ou apenas ignoraram ou anotaram para ser pensado... Mas enfim, eu ainda penso que dar uma mexida nisso seria benéfico, ainda mais se está nos planos deixar criar somente 5 contas por CPF/telefone..., particularmente acredito que isso quebraria um pouco as vendas de contas, ainda mais que não de para alterar essas informações igual a troca de email.
Talvez dobrar a exp até 100/150 resets, aí até 250 baixar para 150x e dos 251 ao 500 manter 100x.
Ajudaria muito a chares novos, se "fortalecer" para o up, e querendo ou não, animaria em investir em itens do shop para ficar forte para pvm e PvP..
É uma ideia, seja boa seja ruim, apenas uma opinião de jogador velho kkkk.
Abcs;
Olá!
É importante esclarecer que, mesmo quando a staff não se manifesta diretamente em um tópico, isso não significa que estamos ignorando. Pelo contrário: acompanhamos todas as discussões e frequentemente levamos os pontos levantados para análise interna. Muitas vezes, optamos por não intervir justamente para observar como a própria comunidade reage, quais os argumentos que surgem, e quais prós e contras os próprios jogadores conseguem levantar.
Nosso papel, como game masters e admins, não é apenas opinar de forma direta, mas sim avaliar o impacto de cada ideia em uma escala maior, ou seja, como aquilo afetaria o servidor como um todo. Levamos em conta aspectos como economia, jogabilidade, comércio, PvP, PvM e outras questões que muitas vezes não aparecem de imediato na discussão.
Sobre a sugestão em questão:
É algo positivo em outros jogos, mas no caso do MUCA, se aproxima bastante do que já temos com os eventos de XP semanais, onde também é possível evoluir rapidamente um personagem do zero. O Speed Server tradicional costuma durar entre 7 e 15 dias, o que não traria tanta diferença prática em relação ao que já oferecemos hoje.
Já a proposta de facilitar a XP nos resets iniciais e ir diminuindo gradualmente, por exemplo até 100 ou 150 resets com uma XP maior e depois ajustando conforme o avanço, é uma linha de pensamento bem diferente e, de fato, mais interessante para discutirmos. Esse tipo de ideia pode realmente ajudar jogadores novos a se fortalecerem no começo sem comprometer o equilíbrio no longo prazo. Claro que, para avançar com algo nesse sentido, precisaríamos pensar em regras claras, limites e possíveis consequências, mas é um tema válido para continuar sendo debatido.
Por fim, reforçamos que toda sugestão é lida e considerada. Nem sempre respondemos de forma imediata ou explícita, mas todas as discussões relevantes chegam até nós.
Abs.
Eu acho que facilitando o up de alguma forma só vai gerar mais contas de farm ( cê é que vocês me entende ) , então acho que do jeito que está , tá ótimo!
Total e completamente contra, quem tem vários servidores acaba dividindo funções e não cuidando bem de nem um, nem outro.
Focar em aprimorar o que ja deu certo é o caminho, tem muita coisa pra resolver neste servidor ainda para criar outros.
Mas eu entendo o pedido do amigo, Se ignorarmos incapacidade notória de detectar e banir cheats, A staff do Mucabrasil sabe exatamente como gerir um servidor quando se trata de polimento, progressão, economia e equilíbrio, ver esse trabalho em outras seasons seria no minimo interessante.
Sasukedb
13/09/2025, 16:10
Total e completamente contra, quem tem vários servidores acaba dividindo funções e não cuidando bem de nem um, nem outro.
Focar em aprimorar o que ja deu certo é o caminho, tem muita coisa pra resolver neste servidor ainda para criar outros.
Mas eu entendo o pedido do amigo, Se ignorarmos incapacidade notória de detectar e banir cheats, A staff do Mucabrasil sabe exatamente como gerir um servidor quando se trata de polimento, progressão, economia e equilíbrio, ver esse trabalho em outras seasons seria no minimo interessante.
Percebe-se claramente que pela sua resposta você nem leu a sugestão do criador do tópico. E, se leu, então há um problema sério de interpretação de texto, porque em nenhum momento foi sugerido criar outro servidor (mundo) paralelo. O que foi mencionado foi o "Speed Server", que na prática não é um servidor paralelo, mas sim um mundo ou sala temporária dentro do próprio jogo, voltada para novos chars. Em outros jogos esse conceito exige depois migrar o personagem para o mundo principal, mas no caso do MUCABRASIL, como só existe um mundo oficial, não haveria essa necessidade de migração. Seria simplesmente um período com configurações diferentes para XP.
Agora, abrindo um parêntese: você afirmou que quem tem vários servidores acaba dividindo funções e não cuidando bem de nenhum. Essa sua afirmação não se sustenta, já que um dos administradores do MUCABRASIL possui mais de um servidor privado ativo. Então esse argumento cai por terra logo de início.
Sobre o ponto de "focar no que já deu certo", vale lembrar que o que funcionou no passado não garante sucesso no futuro. O próprio mercado mostra isso. Um exemplo clássico é o da Kodak, que foi pioneira na câmera digital mas preferiu insistir no modelo antigo de filmes. Resultado: perdeu espaço e praticamente desapareceu do mercado. Em outras palavras, se prender ao que já deu certo não é sinônimo de continuar dando certo.
Em relação à sua afirmação de que a staff sabe exatamente como gerir o servidor em termos de polimento, progressão, economia e equilíbrio, aqui também é preciso analisar com cuidado. Para não me estender vou apenas perguntar sobre equilíbrio, é preciso perguntar: equilíbrio de quê? O balanceamento entre classes ainda parece algo distante de acontecer.
E, por fim, quando você menciona que seria interessante ver o trabalho em outras seasons, você mais uma vez foge do assunto. A proposta do criador do tópico nunca foi sobre season nova nem sobre abrir outro servidor, e sim sobre ajustes na experiência para facilitar a vida de jogadores novos no início da progressão.
MegadetH
13/09/2025, 17:10
A solução mais simples seria a XP proporcional ao numero de resets e com isso poderia explorar mais a utilidade dos VIPS, que não servem para nada além de uns baús e os pontos extras.
Percebe-se claramente que pela sua resposta você nem leu a sugestão do criador do tópico. E, se leu, então há um problema sério de interpretação de texto, porque em nenhum momento foi sugerido criar outro servidor (mundo) paralelo. O que foi mencionado foi o "Speed Server", que na prática não é um servidor paralelo, mas sim um mundo ou sala temporária dentro do próprio jogo, voltada para novos chars. Em outros jogos esse conceito exige depois migrar o personagem para o mundo principal, mas no caso do MUCABRASIL, como só existe um mundo oficial, não haveria essa necessidade de migração. Seria simplesmente um período com configurações diferentes para XP.
Brigado por esclarecer, de fato não havia entendido muito bem a ideia geral.
Agora, abrindo um parêntese: você afirmou que quem tem vários servidores acaba dividindo funções e não cuidando bem de nenhum. Essa sua afirmação não se sustenta, já que um dos administradores do MUCABRASIL possui mais de um servidor privado ativo. Então esse argumento cai por terra logo de início.
Quem tem vários empregos não consegue ser eficiente em nenhum, já ouviu essa frase? a staff não é grande, o que o tópico pede é complexo, exigiria um tempo que já é gasto no que já existe.
Sobre o ponto de "focar no que já deu certo", vale lembrar que o que funcionou no passado não garante sucesso no futuro. O próprio mercado mostra isso. Um exemplo clássico é o da Kodak, que foi pioneira na câmera digital mas preferiu insistir no modelo antigo de filmes. Resultado: perdeu espaço e praticamente desapareceu do mercado. Em outras palavras, se prender ao que já deu certo não é sinônimo de continuar dando certo.
Vc tem um ponto aqui, concordo.
Em relação à sua afirmação de que a staff sabe exatamente como gerir o servidor em termos de polimento, progressão, economia e equilíbrio, aqui também é preciso analisar com cuidado. Para não me estender vou apenas perguntar sobre equilíbrio, é preciso perguntar: equilíbrio de quê? O balanceamento entre classes ainda parece algo distante de acontecer.
Isso é gosto, o que vc considera ruim eu posso considerar bom e vice versa.
O balanceamento mesmo não sendo 100% já é melhor que todos os servidores brasileiros, te desafio e encontrar um servidor que trata disso tão bem quanto o MUCABRASIL, se existir por favor diga, eu quero jogar.
E, por fim, quando você menciona que seria interessante ver o trabalho em outras seasons, você mais uma vez foge do assunto. A proposta do criador do tópico nunca foi sobre season nova nem sobre abrir outro servidor, e sim sobre ajustes na experiência para facilitar a vida de jogadores novos no início da progressão.
Enfim, entendi errado essa questão.
Sasukedb
14/09/2025, 02:49
Quem tem vários empregos não consegue ser eficiente em nenhum, já ouviu essa frase? a staff não é grande, o que o tópico pede é complexo, exigiria um tempo que já é gasto no que já existe.
Poderia até ser, mas já acontece aqui e não existe problema.
Isso é gosto, o que vc considera ruim eu posso considerar bom e vice versa.
O balanceamento mesmo não sendo 100% já é melhor que todos os servidores brasileiros, te desafio e encontrar um servidor que trata disso tão bem quanto o MUCABRASIL, se existir por favor diga, eu quero jogar.
O jogo estar ou não balanceado não é questão de gosto na verdade, o balanceamento não é uma questão subjetiva, mas sim objetiva, no geral, entende-se por balanceado um jogo onde todos os bonecos tenham chances equivalentes em realizar todas — se não todas, a maioria, das tarefas/pvp/eventos que existem.
Ou seja se o jogo fosse balanceado, uma elfa deveria ser capaz de vencer de um DL. Um SM poderia ter a possibilidade de ser um char de dano no CS
Mesmo em um jogo balanceado, sempre existirá os favoritos para determinadas tarefas, mas não deveria ser imposto pela classe que você escolhe jogar.
Isso é o que define balanceamento.
Concordar com o "balanceamento" atual do jogo, isso sim é realmente questão de gosto, ou seja, mesmo desbalanceado você curte o jogo como está.
Eu conheço sim servidores onde o balanceamento é melhor, mas não é permitido divulgação de outros servidores. Mas mesmo assim, lá existem outras coisas que não gosto, e apesar dos pesares, gosto mais do MUCABRASIL e por isso que constantemente venho no fórum lutar por melhorias neste sentido.
A solução mais simples seria a XP proporcional ao numero de resets e com isso poderia explorar mais a utilidade dos VIPS, que não servem para nada além de uns baús e os pontos extras.
Você sabe que a tabela de resets do grátis e do premium são diferentes né?
Então o que você está sugerindo, é basicamente a mesma coisa.
Então dizer que o Premium não serve para facilitar o up seria bem equivocado.
MegadetH
14/09/2025, 13:44
Então dizer que o Premium não serve para facilitar o up seria bem equivocado.
De fato serve, mas para o UP na minha opinião, uma xp que inicia alta e vai paulatinamente diminuindo conforme aumenta o numero de reset é interessante e pode substituir a tabela atual do plano premium.
Só uma linha de raciocínio pra sair um pouco do atual método aplicado
De fato serve, mas para o UP na minha opinião, uma xp que inicia alta e vai paulatinamente diminuindo conforme aumenta o numero de reset é interessante e pode substituir a tabela atual do plano premium.
Só uma linha de raciocínio pra sair um pouco do atual método aplicado
Acho que isso é trocar 6 por meia dúzia, vejo como sendo algo desnecessário. Daria pra aplicar os dois em conjunto, por exemplo:
Reset no level 300, XP 200x
Reset no level 325, XP 175x
Reset no level 350, XP 150x
Reset no level 375, XP 125x
Reset no level 400, XP 100x
Mas, pessoalmente, também acho algo desnecessário, no modelo atual já é fácil upar personagens, no máximo os 5~10 primeiros RRs vão ser desafiadores, caso o jogador não consiga buff full, que é bem fácil de conseguir hoje em dia.
JeanRullez
14/09/2025, 14:16
O MuCa Brasil é um dos Mu's mais antigos que temos hoje.
Acredito que muitos ainda upem seus chares, seja buffs, pvp, bosses, guilds novas indo para cs e etc.
A minha sugestão seria exatamente essa, fazer um servidor Speed, para dar uma repaginada ou até mesmo invitar novos jogadores, a proposta é ser um medium-hard.
Servidor com drop maior, exp elevada, sets temporários, ancients, goldens mais fracos, invações únicas para o speed e etc.
A ideia seria uma forma de "inauguração" do servidor 2,5 devidamente implementado ao mu.
Logicamente, não perdendo a essência do MuCa,
Entendo perfeitamente a sua sugestão de um servidor Speed como uma forma de atrair novos jogadores.
É uma ideia que funciona em muitos lugares. No entanto, acredito que o ponto mais importante que você mencionou foi: "não perdendo a essência do MuCa".
E é exatamente aí que, na minha visão, a proposta de um servidor Speed se choca com o que faz o MuCa ser o que ele é.
A "essência" do nosso servidor é fundamentalmente, a sua dificuldade.
Ele foi construído desde o início, há mais de uma década , sobre a filosofia de ser "Hard".
Cada reset, cada item full, cada vitória no Castle Siege tem um peso enorme porque representa meses, às vezes anos, de dedicação.
Um servidor com XP e drops acelerados, mesmo que "medium-hard", inevitavelmente desvalorizaria todo o esforço e a história que os jogadores construíram no servidor principal.
Além disso, podemos observar pela atividade do administrador rafael no fórum que o foco total da equipe é na estabilidade, manutenção e evolução gradual do ecossistema que já existe.
O trabalho deles é de zelar pelo que temos, corrigindo bugs, ajustando a economia (como nas recentes mudanças de impostos) e adicionando conteúdo de forma criteriosa.
Lançar um novo servidor, com uma filosofia oposta, desviaria recursos e atenção que hoje são dedicados a manter a saúde do nosso servidor principal.
Acredito que a força e a longevidade do MuCa Brasil vêm justamente de ele ser diferente.
Ele não cedeu à gratificação instantânea, ele continua sendo um desafio, e é por isso que as conquistas aqui têm um sabor especial.
Acho que o melhor caminho para atrair novos jogadores que realmente ficarão é continuar fortalecendo o que nos torna únicos: um servidor estável, desafiador e com uma comunidade que valoriza a jornada.
Antigamente, existia o servidor iniciante, que se eu não me engano era da mesma forma que você descreveu, porém com até 20 resets(acho que era isso), o que resultou de muitos jogadores que travaram nos 20 resets para participar dos eventos e invasões que nele existia.
Na minha visão como jogador antigo, essa sala nunca foi realmente tão vantajosa para iniciantes.
Sempre foi mais eficiente conseguir um padrinho no jogo e receber um buff full, o que permitia upar muito mais rápido fora da “sala 2” do que dentro dela.
É importante lembrar que, naquela época, o buff full não era algo simples de se conseguir.
Ele custava cerca de 10kkk, GEM ou Joias, e existiam pouquíssimas elfas disponíveis no servidor.
Ainda assim bastava entrar em uma guild, mesmo que pequena (com 4 ou 5 resets), que quase sempre havia uma elfa de buff full disponível, “escondida” em locais estratégicos como Dungeon 2, Devias, Lorencia atrás do NPC de resets, entre outros.
No fim das contas, a sala 2 servia mais para fugir de PK do que para realmente evoluir.
Com o buff de soldier, era possível upar tranquilamente até os 20~30 resets, mas não havia condições de enfrentar mapas mais altos, já que os monstros eram muito fortes.
Além disso, muitos jogadores exploravam falhas, como o fato de o dano de bosses não atravessar obstáculos, o que transformava a sala 2 mais em um espaço para abusos de mecânica do que em um ambiente de real vantagem.
Na prática, sempre considerei mais rápido e eficiente upar fora dela.
Concordo com o speed server mais sendo apenas para up, sala não pvp obvio. Sem invasões, drops, e etc
Poderia ser com drop e invasões, criar um tipo de VIP (vip iniciante), que só ele poderá ingressar a sala, que vem com a criação de novas contas por um determinado período de tempo(7 dias).
Mais como falei a comunidade é toxica e vai querer uma forma de usufruir de toda forma disso...
Na minha opinião, a melhor forma de ajudar os novos jogadores continua sendo o sistema de apadrinhamento natural da própria comunidade.
Recentemente, criei uma conta nova e tive a sorte de conhecer uma pessoa que puxou conversa comigo, me ajudou com 60kk para resetar e ainda compartilhou várias dicas úteis.
Fiz questão de interagir bastante para entender suas intenções e posso afirmar: ainda existe muita gente de coração bom no jogo, disposta a ajudar sem querer nada em troca.
E é isso que me motiva e deixa feliz em continuar jogando.
Uns anos atrás sugeri ter um servidor secundário de até 30 rr ou sem resets com CS, com tudo... Mas muita gente não foi a favor. Acho que seria muito interessante.
Eu me lembro dessa sugestão. Na época, a maioria queria algo mais próximo do estilo Global e voltado para o equilíbrio.
O problema é que criar um servidor paralelo acabaria dividindo a comunidade.
Seria como lançar uma nova season e manter a antiga ao mesmo tempo: parte dos jogadores permaneceria em um lado, outros migrariam para o novo, e muitos acabariam desanimando e parando de jogar.
Eu acho que facilitando o up de alguma forma só vai gerar mais contas de farm ( cê é que vocês me entende ) , então acho que do jeito que está , tá ótimo!
Rapido e direto.
Mesmo que ao atingir o limite de RR e nível não dropasse mais nada, ainda assim isso não impediria a criação de novas contas voltadas apenas para farm.
Esclarecimento Final
Um servidor Speed, ao meu ver, não traria benefícios reais ao andamento do jogo, que hoje já funciona de maneira sólida e equilibrada.
Quem conhece bem o game sabe que, em cerca de 60 dias de dedicação (ou + 30 dias dominar o up), já é possível alcançar itens full e dominar totalmente o conteúdo do UP.
Além disso, com os recursos adquiridos do farm nesse periodo ja da para deixar os itens full.
Outro ponto relevante é que existem inúmeras elfas espalhadas pelos mapas oferecendo buff, sem contar as guilds que recrutam novatos, muitas vezes garantindo não só buff full, como também suporte e até proteção contra PK.
Também não podemos esquecer dos eventos de XP dobrada, que acontecem pelo menos duas vezes ao ano, acelerando ainda mais o progresso dos jogadores.
Por isso, a ideia de implementar um servidor Speed, além de desnecessária, poderia acabar desbalanceando o jogo e dividindo a comunidade.
Na prática, a estrutura atual já proporciona todas as condições para que um jogador novo evolua de forma rápida e eficiente.
dralzyker
15/09/2025, 08:47
Entendo perfeitamente a sua sugestão de um servidor Speed como uma forma de atrair novos jogadores.
É uma ideia que funciona em muitos lugares. No entanto, acredito que o ponto mais importante que você mencionou foi: "não perdendo a essência do MuCa".
E é exatamente aí que, na minha visão, a proposta de um servidor Speed se choca com o que faz o MuCa ser o que ele é.
A "essência" do nosso servidor é fundamentalmente, a sua dificuldade.
Ele foi construído desde o início, há mais de uma década , sobre a filosofia de ser "Hard".
Cada reset, cada item full, cada vitória no Castle Siege tem um peso enorme porque representa meses, às vezes anos, de dedicação.
Um servidor com XP e drops acelerados, mesmo que "medium-hard", inevitavelmente desvalorizaria todo o esforço e a história que os jogadores construíram no servidor principal.
Além disso, podemos observar pela atividade do administrador rafael no fórum que o foco total da equipe é na estabilidade, manutenção e evolução gradual do ecossistema que já existe.
O trabalho deles é de zelar pelo que temos, corrigindo bugs, ajustando a economia (como nas recentes mudanças de impostos) e adicionando conteúdo de forma criteriosa.
Lançar um novo servidor, com uma filosofia oposta, desviaria recursos e atenção que hoje são dedicados a manter a saúde do nosso servidor principal.
Acredito que a força e a longevidade do MuCa Brasil vêm justamente de ele ser diferente.
Ele não cedeu à gratificação instantânea, ele continua sendo um desafio, e é por isso que as conquistas aqui têm um sabor especial.
Acho que o melhor caminho para atrair novos jogadores que realmente ficarão é continuar fortalecendo o que nos torna únicos: um servidor estável, desafiador e com uma comunidade que valoriza a jornada.
Na minha visão como jogador antigo, essa sala nunca foi realmente tão vantajosa para iniciantes.
Sempre foi mais eficiente conseguir um padrinho no jogo e receber um buff full, o que permitia upar muito mais rápido fora da “sala 2” do que dentro dela.
É importante lembrar que, naquela época, o buff full não era algo simples de se conseguir.
Ele custava cerca de 10kkk, GEM ou Joias, e existiam pouquíssimas elfas disponíveis no servidor.
Ainda assim bastava entrar em uma guild, mesmo que pequena (com 4 ou 5 resets), que quase sempre havia uma elfa de buff full disponível, “escondida” em locais estratégicos como Dungeon 2, Devias, Lorencia atrás do NPC de resets, entre outros.
No fim das contas, a sala 2 servia mais para fugir de PK do que para realmente evoluir.
Com o buff de soldier, era possível upar tranquilamente até os 20~30 resets, mas não havia condições de enfrentar mapas mais altos, já que os monstros eram muito fortes.
Além disso, muitos jogadores exploravam falhas, como o fato de o dano de bosses não atravessar obstáculos, o que transformava a sala 2 mais em um espaço para abusos de mecânica do que em um ambiente de real vantagem.
Na prática, sempre considerei mais rápido e eficiente upar fora dela.
Na minha opinião, a melhor forma de ajudar os novos jogadores continua sendo o sistema de apadrinhamento natural da própria comunidade.
Recentemente, criei uma conta nova e tive a sorte de conhecer uma pessoa que puxou conversa comigo, me ajudou com 60kk para resetar e ainda compartilhou várias dicas úteis.
Fiz questão de interagir bastante para entender suas intenções e posso afirmar: ainda existe muita gente de coração bom no jogo, disposta a ajudar sem querer nada em troca.
E é isso que me motiva e deixa feliz em continuar jogando.
Eu me lembro dessa sugestão. Na época, a maioria queria algo mais próximo do estilo Global e voltado para o equilíbrio.
O problema é que criar um servidor paralelo acabaria dividindo a comunidade.
Seria como lançar uma nova season e manter a antiga ao mesmo tempo: parte dos jogadores permaneceria em um lado, outros migrariam para o novo, e muitos acabariam desanimando e parando de jogar.
Rapido e direto.
Mesmo que ao atingir o limite de RR e nível não dropasse mais nada, ainda assim isso não impediria a criação de novas contas voltadas apenas para farm.
Esclarecimento Final
Um servidor Speed, ao meu ver, não traria benefícios reais ao andamento do jogo, que hoje já funciona de maneira sólida e equilibrada.
Quem conhece bem o game sabe que, em cerca de 60 dias de dedicação (ou + 30 dias dominar o up), já é possível alcançar itens full e dominar totalmente o conteúdo do UP.
Além disso, com os recursos adquiridos do farm nesse periodo ja da para deixar os itens full.
Outro ponto relevante é que existem inúmeras elfas espalhadas pelos mapas oferecendo buff, sem contar as guilds que recrutam novatos, muitas vezes garantindo não só buff full, como também suporte e até proteção contra PK.
Também não podemos esquecer dos eventos de XP dobrada, que acontecem pelo menos duas vezes ao ano, acelerando ainda mais o progresso dos jogadores.
Por isso, a ideia de implementar um servidor Speed, além de desnecessária, poderia acabar desbalanceando o jogo e dividindo a comunidade.
Na prática, a estrutura atual já proporciona todas as condições para que um jogador novo evolua de forma rápida e eficiente.
c vive de palestrinha aqui no forum ne cara... pede ifood vai... e pede pra vir rápido no "speed" que vc sabe bem!! kkkkkkkkk
Werttyson
15/09/2025, 10:00
Salve... peço pro pessoal Staff pelo menos pensar em algo assim, mas Não no sentido como estão apresentando a ideia, mas Sim em como valorizar esse "ponta pé" inicial em quem está entrando pela primeira vez no Game! Sabemos que atualmente, quem está entrando no Server, 95% só evolui no game se entrar no Mercado Negro! Está quase que como uma regra, "você só irá ser forte de enfiar a mão no bolso". E isso claro, só pra deixar o char com 250+DDI+7 falo, ou seja, ter um char com o mínimo para competir com os veteranos!
Falo isso porque a ideia do Speed Server é todos criar o char do Zero em um servidor provisório e enviar o novo char para o Servidor Oficial, certo? Então podemos pensar em ideias/eventos "mais justo", algo que me parece que está na contramão do que a staff vem apresentando!
Nesse sentido de evento de crescimento, penso em um evento de server que o char criado do zero, ao atingir 50 resets, ganhará um personagem com asas lvl2+9 e um set zen+9+sort, por exemplo!
ou
Para o servidor/Evento, criado do zero, tudo a pessoa que jogar por 30 dias, ela ao resgatar, já ficará salvo no Server OFICIAL MUCA, entendi, isso claro, com exp aumentada e drops de joias e partes excelentes tbm aumentadas, lembrando, é um evento onde só entra quem cria a conta do zero!
Enfim, só comentando a favor do tópico aberto! Mas sinceramente, acho que basta só a Staff fazer eventos tradicionais! Sem muita enrolação e anunciar com antecedência para que os players possam pelo menos ter uma noção para que possam participar encaixando em sua correia pessoal
O auge do MU online foi a pelo menos 20 anos atrás, muitos de nós tínhamos entre 14 e 19 anos, era bom ir numa lan-house pagar 2 conto por 2 horas e jogar. Mas a realidade de hoje é que muitos que jogaram naquele tempo hoje não tem tempo para jogar como antigamente, muitos por questões obvias, trabalho, familia etc. Quem não pegou essa era tem uma dificuldade absurda de jogar. joguei durante um tempo com o meu filho aqui e, ouvi dele e, dos amigos dele, que o jogo não tem atrativo, que o jogo é parado. De fato o problema do jogo não é UP, criar um servidor SPEED não vai resolver o problema da falta de atratividade do jogo.
Hoje os "atrativos" do jogo é matar SM PK FULL vida e Full DDI. Maya é uma *****, os boss de sala o drop é outra porcaria. Podem criar varias salas ai com UP instantâneo que não vai aumentar o numero de players. O problema do jogo é falta de atrativo o MUCABRASIL, graça as brilhantes ideias da Staff, virou jogo de FARM. Vejo papinho de que o servidor é hard e outras **********, quando na verdade o HARD é = CARO. e o pvp virou FARM!
Olá, de fato o debate ficará em aberto e vai ser dado voltas e voltas e não sairá do lugar.
Então que tal alterar a tabela dos resets/level?
Tabela premium atual:
1 a 15 resets - Level 300 ~~ alterar para 1 a 25 ou 30 resets = 15kk ou 20kk
16 a 30 resets - Level 325 ~~ alterar para 25 ou 31 a 60 ou 75 resets = 25kk ou 30kk
31 a 50 resets - Level 350 ~~ alterar para 61 ou 76 a 150 resets = 30kk ou 35kk
51 a 140 resets - Level 375 ~~ alterar para 151 a 200 resets = 40kk ou 45kk
141 a 250 resets - Level 400 ~~ alterar para 201 a 250 resets = 60kk
E mudar o valor do zen, conforme "enquadramento" em janela de resets.
Talvez seria uma solução melhor esta, do que alterar a exp ou por Exp alta e depois ir dando Downgrade no exp.
Abçs;
O auge do MU online foi a pelo menos 20 anos atrás, muitos de nós tínhamos entre 14 e 19 anos, era bom ir numa lan-house pagar 2 conto por 2 horas e jogar. Mas a realidade de hoje é que muitos que jogaram naquele tempo hoje não tem tempo para jogar como antigamente, muitos por questões obvias, trabalho, familia etc. Quem não pegou essa era tem uma dificuldade absurda de jogar. joguei durante um tempo com o meu filho aqui e, ouvi dele e, dos amigos dele, que o jogo não tem atrativo, que o jogo é parado. De fato o problema do jogo não é UP, criar um servidor SPEED não vai resolver o problema da falta de atratividade do jogo.
Hoje os "atrativos" do jogo é matar SM PK FULL vida e Full DDI. Maya é uma *****, os boss de sala o drop é outra porcaria. Podem criar varias salas ai com UP instantâneo que não vai aumentar o numero de players. O problema do jogo é falta de atrativo o MUCABRASIL, graça as brilhantes ideias da Staff, virou jogo de FARM. Vejo papinho de que o servidor é hard e outras **********, quando na verdade o HARD é = CARO. e o pvp virou FARM!
O Mu em si, se for ver as versões superiores, se tornou bastante automático e tem eventos preticamente todas as horas do dia, para suprir todos os jogadores, que convenhamos a comunidade está envelhecendo, há pessoas que gostam da versão clássica como o Mu CA, ao qual não ajuda, é cada um por si, e é a mentalidade de praticamente 90% daqui, ou não se tornaria o s2 mais jogado do Mundo. Já as versões superiores ai tem muitos jogadores, alguns até mais que aqui, porém é um Mu que evoluio tanto que a essência dele talvez se perdeu lá na s4/s6.
Concordo em alguns pontos dessas versões superiores:
Eventos dinâmicos e quase que toda hora do dia, principalmente ulguns concentrado durante a noite(quando o pessoal chega do trabalho)
Um autopick, não precisa ser 100% como em versões acima (muhelp), mais algo que cate joias em uma taxa de 30% para quem é vip
Seria legal também ter alguns personagens novos desses, para mudar o panorama do PVP, e deixar a dinâmica do game mais atrativa, ajudaria na compra de vip para up desses personagens, compra de sets no shop e armas, aqueceria o comércio (sets clássicos ate o 380).
Acredito que aumentar o limite de clientes por pc ajudaria bastante não progressão de novatos, pois ira conseguir upar uma party full, ou até mesmo conseguir upar e fazer eventos para conseguir zen pros rr e joias para seus respectivos equipamentos.
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