Ver Versão Completa : Revisão do Drop de Itens Raros (Alto Valor Comercial)
SurfTripBR
09/01/2026, 15:40
O servidor atualmente passa por um momento muito delicado. A maioria das salas encontra-se dominada por bots, enquanto poucos jogadores reais acabam utilizando múltiplas contas e dominando mapas com o apoio de programas externos que automatizam praticamente tudo: guardar itens no baú, andar até qualquer coordenada do jogo, upar personagens e farmar itens desejados de forma contínua (24/7).
Hoje, o Mucabrasil se tornou pouco atrativo para novos jogadores. Muitos players que entram no servidor acabam tendo uma experiência inicial extremamente negativa e, em pouco tempo, abandonam o jogo. Soma-se a isso uma comunidade cada vez mais tóxica, rivalidade excessiva entre guilds e um foco quase exclusivo em farm com o objetivo de vender itens em canais externos (como grupos paralelos no WhatsApp).
Gostaria de trazer uma sugestão construtiva (e até disruptiva) relacionada a um dos principais problemas que afetam diretamente a economia do jogo e a experiência dos jogadores: o farm excessivo de itens raros e caros por bots, especialmente joias como Gemstone e Chaos.
Como consequência, vemos:
Oferta elevada de itens que deveriam ser raros.
Desvalorização desses itens no mercado interno.
Prejuízo aos jogadores que jogam de forma legítima.
Incentivo ao comércio ilegal por dinheiro real, feito fora do jogo, em canais paralelos como grupos de WhatsApp.
Sabemos que o combate direto a bots é algo complexo e contínuo, e que a staff já atua nesse sentido. Justamente por isso, acredito que mudanças estruturais no sistema de drop podem ajudar a reduzir drasticamente o problema.
:eagerness:Sugestão principal:
Retirar o drop desses itens raros do jogo em períodos normais, mantendo sua obtenção apenas por meios mais controlados, especificamente:
✅ Drop ativo exclusivamente durante eventos oficiais;
✅ Drop através de bosses específicos;
❌ Sem drop em mobs comuns fora desses cenários.
Hoje, o Mucabrasil já realiza eventos relacionados a esses itens 1 a 2 vezes por ano, geralmente por um final de semana, com drop rate aumentado. Com a retirada do drop dos mobs em períodos normais, abrem-se outras oportunidades, como criação de mais eventos curtos ao longo do ano para aquisição das joias, que agora só poderão ser adquiridas nessas janelas específicas.
Benefícios esperados
Redução significativa do incentivo para bots (sem farm contínuo = sem lucro constante).
Melhor experiência dos players durante sua jogatina pelas salas, com menos competição de spots com bots.
Diminuição natural do comércio realizado fora do jogo (por dinheiro real).
Preservação da raridade e do valor da Gemstone e itens similares.
Economia interna mais equilibrada e saudável.
Valorização de conteúdos como bosses, que exigem jogo ativo e estratégia.
Além disso, eventos curtos e concentrados tendem a ser mais fáceis de monitorar, ajustar e balancear, tanto do ponto de vista técnico quanto administrativo.
A sugestão não tem caráter de crítica, mas sim de contribuição para uma melhor experiência no jogo tanto de players antigos como principalmente players novatos, equilíbrio da economia e valorização dos jogadores que jogam de forma legítima.
Fico aberto ao debate com a comunidade e a staff.
Qsentindo
09/01/2026, 15:46
Pediram para tirar o guarda né? Admin tiro? vocês tão comemorando o tempo todo, mais nada ta bom como sempre né.sempre sempre, vem forúm chorar, monta um servidor e deixa o servidor dó seu jeito e joga lá sozinho, se rafael, for fazer cada choro que tem nesse forúm esse servidor não estava online 20 anos. fica dando ouvido para todo mundo e fazendo avontade, ja já diminuira os players com essa loucura.
SurfTripBR
09/01/2026, 15:49
Ok @Qsentido. Lido e ignorado. Próximo.
Estou aberto ao debate com a comunidade e a staff.
__________________________________________________ ____________
Não vou ficar te respondendo pra não ficar spamando mensagem desnecessária. Porque qualquer post que alguem comente sobre bot/hack, o acéfalo ai fala algo negativo.
Se quer comentar algo, comente sobre a sugestão sobre os pontos que você acha a favor ou contra.
Além disso, o tópico está aberto no canal de sugestão, qualquer um pode sugerir melhoria para o jogo. Cabe exclusivamente a administração do Mucabrasil avaliar se é válida ou não, se aproveita algo ou não. Não ao Qsentido aprovar. Abçs.
Qsentindo
09/01/2026, 15:50
Legal, fico feliz, proxima vez compro lenço, abrç otimo final de semana.
se não ta feliz vai joga Barbie :icecream:
Nightmare
09/01/2026, 15:59
não faz sentido isso, aida não dropa gemstone, tem guarda pra te proteger, não e tão cobiçado como kanturu, pq vc não vai la ? choro pra retirada de guarda, agora ta chorando pra tirarem o drop do mapa é serio ? como novato vai ter algum char montado, sendo q evento nem quem tem conta montada consegue farma direito, imagina novato, vc iria obrigar ele a comprar no mercado negro?.
Toda semana é um choro diferente, ta feio isso já, foi culpa sua q retiraram os guarda, o jogo não está melhor ? muita gente no dia elogiando a retirada dos guarda, cade essas pessoas ? eu vi muita gente q elogio, hoje em dia tá meio frustrado, não tinha ficado melhor ?.
Tomara que o ADM pare de fazer td que essas pessoas pede, pq a tendencia é só piorar, muitas pessoas pede na emoção e depois acaba se arrependendo, cuidado.
SurfTripBR
09/01/2026, 16:07
não faz sentido isso, aida não dropa gemstone, tem guarda pra te proteger, não e tão cobiçado como kanturu, pq vc não vai la ? choro pra retirada de guarda, agora ta chorando pra tirarem o drop do mapa é serio ? como novato vai ter algum char montado, sendo q evento nem quem tem conta montada consegue farma direito, imagina novato, vc iria obrigar ele a comprar no mercado negro?.
Toda semana é um choro diferente, ta feio isso já, foi culpa sua q retiraram os guarda, o jogo não está melhor ? muita gente no dia elogiando a retirada dos guarda, cade essas pessoas ? eu vi muita gente q elogio, hoje em dia tá meio frustrado, não tinha ficado melhor ?.
Tomara que o ADM pare de fazer td que essas pessoas pede, pq a tendencia é só piorar, muitas pessoas pede na emoção e depois acaba se arrependendo, cuidado.
Aida não dropa gemstone, mas qual a relação disso com o foi citado na sugestão? Pode descrever melhor?
Novato que não tem char montado não já participa dos atuais eventos? Com 100~120 resets, dependendo da classe e buff já consegue upar kanturu e participar de eventos de gemstone no modelo atual.
Concordo que retiraram os guardas e o jogo está MUITO melhor. Mas o que impede de melhorar mais ainda?
A sugestão é para ir diretamente em confronto a bots excessivos dentro do jogo. Se tem algum argumento por favor, descreva melhor seu pró e contra.
Olá,
Eu particularmente sobre a gemstone tenho a seguinte opinião, claro que é minha opinião... mas quem viveu esse tempo, vai recordar com muita saudades...;
Reduzir ao maximo o drop de Gemstone, e fazer 1 evento ao ano, de 2 dias "Sabado e Domingo", com um super DROP igual aos primeiros eventos que teve na história do MUCABRASIL, Drop de Gemstone x10. Sei que não vai resolver o problema dos super valores que estão hoje, mas isso incentivaria muitas pessoas inclusive eu, que tem pouco tempo, para juntar algumas unidades ou baus, com uma facilidade maior.
Me lembro até hoje, onde participei do evento, e nem 100% online, mas nos 2 dias consegui pegar 7 baus brincando...
Enfim, seria válido repensar em alguns eventos desse porte..
Abçs;
SurfTripBR
09/01/2026, 16:14
Olá,
Eu particularmente sobre a gemstone tenho a seguinte opinião, claro que é minha opinião... mas quem viveu esse tempo, vai recordar com muita saudades...;
Reduzir ao maximo o drop de Gemstone, e fazer 1 evento ao ano, de 2 dias "Sabado e Domingo", com um super DROP igual aos primeiros eventos que teve na história do MUCABRASIL, Drop de Gemstone x10. Sei que não vai resolver o problema dos super valores que estão hoje, mas isso incentivaria muitas pessoas inclusive eu, que tem pouco tempo, para juntar algumas unidades ou baus, com uma facilidade maior.
Me lembro até hoje, onde participei do evento, e nem 100% online, mas nos 2 dias consegui pegar 7 baus brincando...
Abçs;
Boa sugestão também. Reduzir ao máximo do máximo o drop. Mas pra mim o problema é o drop continuo, que incentiva a ter um bot ali 24/7 trabalhando, sem parar, tirando spot de players reais.
MOHAMMED
09/01/2026, 16:22
que sugestão horrível ***
SurfTripBR
09/01/2026, 16:32
que sugestão horrível ***
Pra quem vive de MU, também acho que vai ser horrível. Concordo com você.
Mas se é horrível por outra questão, só descrever o porquê você acha.
MOHAMMED
09/01/2026, 16:33
Pra quem vive de MU, também acho que vai ser horrível. Concordo com você.
Mas se é horrível por outra questão, só descrever o porquê você acha.
amigo kanturu ta sem guarda, vai la farma cara, consegue defender teu char não ?
toda semana você chora nesse fórum, jogador nutela.
Sugestões relevantes como tirar guardas de Aida ninguém faz.
SurfTripBR
09/01/2026, 16:46
amigo kanturu ta sem guarda, vai la farma cara, consegue defender teu char não ?
toda semana você chora nesse fórum, jogador nutela.
De fato você não tem argumento inteligente a contribuir.
Como falei no tópico, a sugestão é disruptiva mesmo. Eu ja esperava que os primeiros a correr pra comentar (SEM ARGUMENTO, apenas por comentar negativamente) seriam os que usam e abusam de bots no jogo, acredito eu, e espero que esses comentários sejam irrelevantes pra staff, que nada contribuem com a discussão.
JeanRullez
09/01/2026, 16:49
foco quase exclusivo em farm com o objetivo de vender itens em canais externos (como grupos paralelos no WhatsApp).
Acredito que a dominação de áreas por guilds, criando rivalidade e disputas constantes por mapas, é um dos pontos mais interessantes do jogo.
Ver guilds brigando por território mantém o MU vivo e competitivo.
Drop ativo exclusivamente durante eventos oficiais;
Que tipo de evento você teria em mente?
Para funcionar, teria que ser algo que não permita o uso de bot, dificultar o uso ou facilitar a identificação do bot.
Drop através de bosses específicos;
Isso, de certa forma, já acontece hoje através do Genocider.
❌ Sem drop em mobs comuns fora desses cenários.
Aqui está o ponto mais delicado: para onde iriam as GEM que hoje caem dos mobs?
Uma possível alternativa seria remover o drop direto dos mobs e transferir essa obtenção para um sistema de tarefas, onde o jogador acumularia pontos e depois trocaria por GEM no Goblin Trader.
Exemplos de tarefas que poderiam gerar pontos:
Reset
Devil Square
Blood Castle
Chaos Castle
Illusion Temple
Matar bosses
Todos receberiam pontos apenas por participar, porém quem realmente se empenhasse dentro do evento ganharia mais pontos do que os demais.
O adn poderia analisar a quantidade média de GEM coletadas atualmente, fazer um balanço e converter esse valor em pontos distribuídos nos eventos.
Para evitar bots, poderiam ser adicionados captchas na entrada e na saída dos eventos.
Caso o jogador não responda corretamente, simplesmente não receberia os pontos.
MOHAMMED
09/01/2026, 16:57
Como falei no tópico, a sugestão é disruptiva mesmo. Eu ja esperava que os primeiros a correr pra comentar (SEM ARGUMENTO, apenas por comentar negativamente) seriam os que usam e abusam de bots no jogo, acredito eu, e espero que esses comentários sejam irrelevantes pra staff, que nada contribuem com a discussão.
você acha que toda sala tem treta por que?
por causa da gemstone, hoje unico servidor que não tem treta e sala 1
sala 2, sala 3, sala 4, sala 5, sala 6
tem 2 ou 3 guilda la brigando pelo mapa, justamente por causa da joia que você que tirar o drop
a gemstone movimenta o servidor, tanto jogador antigo que esta la na treta defendendo seu farme, como um iniciante que ta la também para conseguir a joia e upar seu set.
então sua sugestão e a mais irrelevante a anos criado nesse fórum.
SurfTripBR
09/01/2026, 17:04
Acredito que a dominação de áreas por guilds, criando rivalidade e disputas constantes por mapas, é um dos pontos mais interessantes do jogo.
Ver guilds brigando por território mantém o MU vivo e competitivo.
Concordo com você. Mas você não acha que é muito fácil dominar 1 ou 2 salas até, apenas colocando bots pra fazer tudo automático e manipular os spots. Morre... volta só. Sem ninguem precisar controlar. Pra quem joga legítimo, é uma luta sem fim.
Até os eventos que já foram realizados como Boss ataq e Evento de Gems já serviria. Mas poderão ser realizados em mais janelas durante o ano. Vai ter bot nesses dias? Com certeza, mas já minimiza os bots durante o ano, monopolizando salas e spots 24/7 sem parar. E nessas janelas de eventos é viável se preparar e lutar contra os bots. O que não é viável é TODOS OS DIAS DO ANO na luta diária sem fim contra bots.
Aqui está o ponto mais delicado: para onde iriam as GEM que hoje caem dos mobs?
Uma possível alternativa seria remover o drop direto dos mobs e transferir essa obtenção para um sistema de tarefas, onde o jogador acumularia pontos e depois trocaria por GEM no Goblin Trader.
Exemplos de tarefas que poderiam gerar pontos:
Reset
Devil Square
Blood Castle
Chaos Castle
Illusion Temple
Matar bosses
Todos receberiam pontos apenas por participar, porém quem realmente se empenhasse dentro do evento ganharia mais pontos do que os demais.
O adn poderia analisar a quantidade média de GEM coletadas atualmente, fazer um balanço e converter esse valor em pontos distribuídos nos eventos.
Para evitar bots, poderiam ser adicionados captchas na entrada e na saída dos eventos.
Caso o jogador não responda corretamente, simplesmente não receberia os pontos.
Irmão, essa sua sugestão foi excelente! Talvez até melhor que a minha. Uma nova forma de olhar também em relação a esse problema que o servidor enfrenta hoje, infestado de bots. Só vai ser preciso mais desenvolvimento para essa adequação, e não seria uma solução a curto prazo.
SurfTripBR
09/01/2026, 17:09
você acha que toda sala tem treta por que?
por causa da gemstone, hoje unico servidor que não tem treta e sala 1
sala 2, sala 3, sala 4, sala 5, sala 6
tem 2 ou 3 guilda la brigando pelo mapa, justamente por causa da joia que você que tirar o drop
a gemstone movimenta o servidor, tanto jogador antigo que esta la na treta defendendo seu farme, como um iniciante que ta la também para conseguir a joia e upar seu set.
então sua sugestão e a mais irrelevante a anos criado nesse fórum.
Quem disse que é exclusivamente por gemstone? Em kanturu tem um dos melhores spots de UP também do servidor (em maior quantidade de spot. Fora Kalimas 6,7, CW). As guilds também dominam para apenas deixar sua GUILD upando la.
O que está ocorrendo é que isso está fora de controle. É uma dependência absurda de FARM pra ganho de renda extra por moeda real, em canal não oficial do jogo. Sim, a STAF do jogo está deixando de ganhar dinheiro....
Mercado paralelo sempre existiu. Mas hoje, está dominado por guild de bots. Faz algumas configurações, da play, e pronto. Passa o dia fora de casa, o char ta la farmando pra ele.... E TODAS AS SALAS estão assim.
Isso está errado.
TheDress
09/01/2026, 17:14
Jogo há bastante tempo, e me refresquem a memória se for o caso, mas não me recordo antes de ter tanta alteração no jogo como está havendo, e que ainda querem mexer mais, o que mudou de antes para agora? o que funcionava antes que não tinha essa necessidade? Na minha opinião, não faz sentido ficar acatando sugestões como essa.
Como já comentaram, kanturu é um mapa que movimenta bastante o servidor, gerando tretas entre guilds. Em um cenário que isso fosse implementado, eu só consigo ver esses resultados:
Kanturu com gem reduzida = ficará ruim para todos, aumenta a raridade, preço, maior complexidade para quem deseja montar seu char.
Kanturu sem gem = todos efeitos que citei anteriormente e o mapa ficará de enfeite, podem falar sobre up, mas sabemos que com a remoção de guardas isso está inviável.
O complicado é que por causa desses jogadores de fórum, jogadores reais estão sendo impactados por ideias que, na minha opinião, mais atrapalhará que ajudará.
Qsentindo
09/01/2026, 17:20
Boa ideia JeanRullez, você como GM DE GRUPO DE VENDAS e do jogo como vai ficar o preço? Aiiiiiiiiiiiiiiiiiii Clickkk!
SurfTripBR
09/01/2026, 17:21
Jogo há bastante tempo, e me refresquem a memória se for o caso, mas não me recordo antes de ter tanta alteração no jogo como está havendo, e que ainda querem mexer mais, o que mudou de antes para agora? o que funcionava antes que não tinha essa necessidade? Na minha opinião, não faz sentido ficar acatando sugestões como essa.
Como já comentaram, kanturu é um mapa que movimenta bastante o servidor, gerando tretas entre guilds. Em um cenário que isso fosse implementado, eu só consigo ver esses resultados:
Kanturu com gem reduzida = ficará ruim para todos, aumenta a raridade, preço, maior complexidade para quem deseja montar seu char.
Kanturu sem gem = todos efeitos que citei anteriormente e o mapa ficará de enfeite, podem falar sobre up, mas sabemos que com a remoção de guardas isso está inviável.
O complicado é que por causa desses jogadores de fórum, jogadores reais estão sendo impactados por ideias que, na minha opinião, mais atrapalhará que ajudará.
Entendi. Eu vejo o contrário de você. Como os benefícios que citei. Mas obrigado pela discussão.
Acho que o complicado é que jogadores reais estão sendo impactados por bots dominando servidor. Isso mais atrapalha do que ajuda.
Qsentindo
09/01/2026, 17:23
Cara vai comprar um livro e ler, so você que falar? ta de ferías ?
MOHAMMED
09/01/2026, 17:27
Quem disse que é exclusivamente por gemstone? Em kanturu tem um dos melhores spots de UP também do servidor (em maior quantidade de spot. Fora Kalimas 6,7, CW). As guilds também dominam para apenas deixar sua GUILD upando la.
O que está ocorrendo é que isso está fora de controle. É uma dependência absurda de FARM pra ganho de renda extra por moeda real, em canal não oficial do jogo. Sim, a STAF do jogo está deixando de ganhar dinheiro....
Mercado paralelo sempre existiu. Mas hoje, está dominado por guild de bots. Faz algumas configurações, da play, e pronto. Passa o dia fora de casa, o char ta la farmando pra ele.... E TODAS AS SALAS estão assim.
Isso está errado.
ah simmmm, kanturu sem guarda, você vai upar sim de boa la em cima no melhor lugar :brushteeth:
ai vai chorar para o adm por guarda de novo :icecream:
Rafael_Alves
09/01/2026, 17:29
Aida não dropa gemstone, mas qual a relação disso com o foi citado na sugestão? Pode descrever melhor?
Novato que não tem char montado não já participa dos atuais eventos? Com 100~120 resets, dependendo da classe e buff já consegue upar kanturu e participar de eventos de gemstone no modelo atual.
Concordo que retiraram os guardas e o jogo está MUITO melhor. Mas o que impede de melhorar mais ainda?
A sugestão é para ir diretamente em confronto a bots excessivos dentro do jogo. Se tem algum argumento por favor, descreva melhor seu pró e contra.
Vou te explicar qual a relação com isso. SurfTripBR, a guild a qual você faz parte, a saber, Impact, joga no mapa de Aida. Não se trata de um mapa de novatos, como por vezes vocês insistem em dizer, e sim um local onde vocês podem se esconder em segurança, inclusive para o uso de bot's, os quais vocês tanto criticam (com razão). O pedido inicial da sua guild era de que fosse colocado guardas, pois os PK's da DOTH não davam paz. A administração, erradamente, em minha opinião, colocou os guardas e vocês pensavam que dessa maneira conseguiriam farmar gemstones. Dai veio o baque, com muitos PK's ao mesmo tempo o guarda não pegava todos e alguns pk's passavam (não configura ilegalidade ou uso de programas). Ai, talvez por falta de players qualificados, vocês começaram a chorar pelo contrário, agora sugeririam a retirada dos guardas (voltando ao estágio inicial, o qual vocês apanhavam e não farmavam com a ausência de guardas). Só aqui, já fica evidenciado que vocês apanhariam de qualquer jeito. Não dando certo o suposto plano de vocês, a sugestão passa a ser outra: retirada dos drops. Isso só torna claro o quanto vocês são desqualificados. O problema não é presença ou ausência de guardas, o problema são vocês serem nobs. Onde entra Aida nisso tudo? Vocês morriam em Icarus, Tarkan, dentre outros mapas não protegidos por guardas, e o que acabou sobrando foi Aida.
Aida, historicamente, nunca foi um mapa para iniciantes, tendo inclusive spots com XP's mais altas que alguns spot's de Kanturu. Se formos pensar, são algo em torno de 36 a 38 spots. Multiplica agora esse valor pelo número de salas, que dão algo em torno de 300 spot's (em média). Nunca que temos isso de players iniciantes no servidor, quiçá, metade disso. Basta uma andada por Aida, digitando /info nos membros da sua guild que verá que grande parte já é full. O grande problema disso é a administração do jogo ser seletiva quanto as alterações dentro do game, vocês trabalham em equipe, e isso é legal, membros da mesma guild vindo aqui, com usuários diferentes, e sugerindo a mesma coisa, dando a parecer que é o entendimento de grande parte dos jogadores, já que a maioria prefere não se pronunciar.
Já que você é o paladino da justiça do servidor, vamos fazer assim, eles retiram os drop's de gemstone e os drop's de itens de fazer fenrir de CW, e retira os guardas de Aida. Todos esses drop's passariam a ser de boss. Deixa os guardas em Icarus, e Tarkan (spot para nobs que não conseguem se virar sozinhos) e os PK's do servidor voltam a POTAR. Aí, sim, teríamos um servidor raíz, justo. Com mapas onde os nob's poderiam upar. Mapas onde Players mais antigos poderiam pklizar, potar, etc.
A ideia não é só fidelizar novatos que queiram chegar ao servidor e encontrar um mar de rosas (de acordo com sua sugestão), mas também trazer benefícios aos antigos, onde chegam aos 500rr, pegam level 400 e não podem fazer mais nada. O próprio servidor se encarregou de "beneficiar" os jogadores mais antigos com penalidades para PK, limitando e muito o uso destes.
E diga-se de passagem, a hora que os portões de Aida se abrirem, veremos uma guild falir, por incapacidade própria.
edit: o SurfTripBR, aparentemete é WL. Mas a mensagem inicial para a impact permanece. O Surf será contrário a remover drop's de CW, porque o GM dele usa bots para farmar itens de fazer fenrir.
Qsentindo
09/01/2026, 17:37
Entendi. Eu vejo o contrário de você. Como os benefícios que citei. Mas obrigado pela discussão.
Acho que o complicado é que jogadores reais estão sendo impactados por bots dominando servidor. Isso mais atrapalha do que ajuda.
Pessoal que estava chorando 1 semana atrás para tirar os guardas, sumiram tudo do servidor. O próprio rafael faz as coisas aí que eles pedem, mas acaba no final que o choro é sempre a mesma coisa. Sem (guardas), continua na mesma, pessoal, com f7 de macro. Afinal, todos que estavam no fórum chorando não falaram que era para deixar com os players agora? Mas eles sumiram com tudo, os mesmos que afundaram o servidor, mas continue, rafael, fazendo as vontades. Daqui a pouco eles vão pedir guarda novamente ou até então tirar os moobs, não tem mais o que esperar, né? Aí vai de você acatar novamente. (LEMBRANDO) Todo esse choro no fórum começou após uma briga por GUILDS; antes estava tudo mil maravilhas, os mesmos farmando. Sei que o choro no fórum e no suporte via ticket é grande, mas acatar tudo e fazer o que eles pedem e eles sumirem, quem está certo agora? Pelo que vejo, eles querem sossego, querem intervenção da sua parte, como você vem fazendo. Mesmo assim, o fórum continua com CHORO deles.
OBS: SOU A FAVOR DEIXAR SEM GUARDA AGORA JOGO MAIS MOVIMENTANDO E MELHOR PARA TODOS E SEM CHORO FORÚM RAPAZIADA.
MOHAMMED
09/01/2026, 17:44
por um jogo sem guardas, está muito bom assim :acne:
so falta a staff analisa a possibilidade de retirarmos de aida também os guarda
la tem muito bot farmando zem e complex, deixa nos pkdores irmos matar eles
sala 8 aida, so tem bot da guilda impact, os cara parece batata tonta indo para um lado e para outro catando zem e complex
sala 4 tem olimpia fazendo o mesmo em aida
sala 5 tem warlord fazendo o mesmo em aida
queremos matar os bot de aida adm, ajuda - nos
GolfinuRX
09/01/2026, 17:48
Pessoal que estava chorando 1 semana atrás para tirar os guardas, sumiram tudo do servidor. O próprio rafael faz as coisas aí que eles pedem, mas acaba no final que o choro é sempre a mesma coisa. Sem (guardas), continua na mesma, pessoal, com f7 de macro. Afinal, todos que estavam no fórum chorando não falaram que era para deixar com os players agora? Mas eles sumiram com tudo, os mesmos que afundaram o servidor, mas continue, rafael, fazendo as vontades. Daqui a pouco eles vão pedir guarda novamente ou até então tirar os moobs, não tem mais o que esperar, né? Aí vai de você acatar novamente. (LEMBRANDO) Todo esse choro no fórum começou após uma briga por GUILDS; antes estava tudo mil maravilhas, os mesmos farmando. Sei que o choro no fórum e no suporte via ticket é grande, mas acatar tudo e fazer o que eles pedem e eles sumirem, quem está certo agora? Pelo que vejo, eles querem sossego, querem intervenção da sua parte, como você vem fazendo. Mesmo assim, o fórum continua com CHORO deles.
OBS: SOU A FAVOR DEIXAR SEM GUARDA AGORA JOGO MAIS MOVIMENTANDO E MELHOR PARA TODOS E SEM CHORO FORÚM RAPAZIADA.
apenas quem usa bot pra farmar está reclamando da retirada dos guardas, antes todas as salas estavam full bot voltando pro spot agora pelo menos quem joga limpo consegue pklizar
SurfTripBR
09/01/2026, 17:51
Vou te explicar qual a relação com isso. SurfTripBR, a guild a qual você faz parte, a saber, Impact, joga no mapa de Aida. Não se trata de um mapa de novatos, como por vezes vocês insistem em dizer, e sim um local onde vocês podem se esconder em segurança, inclusive para o uso de bot's, os quais vocês tanto criticam (com razão). O pedido inicial da sua guild era de que fosse colocado guardas, pois os PK's da DOTH não davam paz. A administração, erradamente, em minha opinião, colocou os guardas e vocês pensavam que dessa maneira conseguiriam farmar gemstones. Dai veio o baque, com muitos PK's ao mesmo tempo o guarda não pegava todos e alguns pk's passavam (não configura ilegalidade ou uso de programas). Ai, talvez por falta de players qualificados, vocês começaram a chorar pelo contrário, agora sugeririam a retirada dos guardas (voltando ao estágio inicial, o qual vocês apanhavam e não farmavam com a ausência de guardas). Só aqui, já fica evidenciado que vocês apanhariam de qualquer jeito. Não dando certo o suposto plano de vocês, a sugestão passa a ser outra: retirada dos drops. Isso só torna claro o quanto vocês são desqualificados. O problema não é presença ou ausência de guardas, o problema são vocês serem nobs. Onde entra Aida nisso tudo? Vocês morriam em Icarus, Tarkan, dentre outros mapas não protegidos por guardas, e o que acabou sobrando foi Aida.
Aida, historicamente, nunca foi um mapa para iniciantes, tendo inclusive spots com XP's mais altas que alguns spot's de Kanturu. Se formos pensar, são algo em torno de 36 a 38 spots. Multiplica agora esse valor pelo número de salas, que dão algo em torno de 300 spot's (em média). Nunca que temos isso de players iniciantes no servidor, quiçá, metade disso. Basta uma andada por Aida, digitando /info nos membros da sua guild que verá que grande parte já é full. O grande problema disso é a administração do jogo ser seletiva quanto as alterações dentro do game, vocês trabalham em equipe, e isso é legal, membros da mesma guild vindo aqui, com usuários diferentes, e sugerindo a mesma coisa, dando a parecer que é o entendimento de grande parte dos jogadores, já que a maioria prefere não se pronunciar.
Já que você é o paladino da justiça do servidor, vamos fazer assim, eles retiram os drop's de gemstone e os drop's de itens de fazer fenrir de CW, e retira os guardas de Aida. Todos esses drop's passariam a ser de boss. Deixa os guardas em Icarus, e Tarkan (spot para nobs que não conseguem se virar sozinhos) e os PK's do servidor voltam a POTAR. Aí, sim, teríamos um servidor raíz, justo. Com mapas onde os nob's poderiam upar. Mapas onde Players mais antigos poderiam pklizar, potar, etc.
A ideia não é só fidelizar novatos que queiram chegar ao servidor e encontrar um mar de rosas (de acordo com sua sugestão), mas também trazer benefícios aos antigos, onde chegam aos 500rr, pegam level 400 e não podem fazer mais nada. O próprio servidor se encarregou de "beneficiar" os jogadores mais antigos com penalidades para PK, limitando e muito o uso destes.
E diga-se de passagem, a hora que os portões de Aida se abrirem, veremos uma guild falir, por incapacidade própria.
edit: o SurfTripBR, aparentemete é WL. Mas a mensagem inicial para a impact permanece. O Surf será contrário a remover drop's de CW, porque o GM dele usa bots para farmar itens de fazer fenrir.
Concordo com a sugestão também, retira os drops inclusive de fenrir de CW, põe pra dropar em eventos, boss, ou algo a ser desenvolvido como a sugestão do JeanRullez, que seria muito bem vinda. Tudo isso de forma a combater os bots, tendo em vista que está claro que a administração, assim como players que jogam legítimo, estão perdendo a guerra para os bots e guilds dominante de bots.
Sou impact, e depois warlord??? viajou kkkk Mas boa sugestão.
Uma coisa é fato, há algo a se fazer urgente em relação a luta diária contra os bots, que é o maior câncer do servidor.
- - - Atualizado - - -
Não acatar nada também e deixar como está é mil maravilhas pra você ne?? O servidor não tem problemas com bots então na sua visão? Deixa tudo como está??
E até agora, o "CHORO" como alguns disseram aqui, é apenas dos que aparentemente seriam impactados no seu farm com a utilização de bots, caso uma melhoria do tipo fosse implementada.
Qsentindo
09/01/2026, 17:55
apenas quem usa bot pra farmar está reclamando da retirada dos guardas, antes todas as salas estavam full bot voltando pro spot agora pelo menos quem joga limpo consegue pklizar
Mais quem ta reclamando? estou agradeçendo, e falando que o jogo ficou legal e melhor mais movimentando, TEM DOWN?
Rafael_Alves
09/01/2026, 18:37
Olá,
Abçs;
Mas nesse caso, não seria um tanto quanto injusto com os que jogam todos os dias? Como você mesmo disse, não tem tempo para estar jogando, e tudo bem, eu por vezes me pego na mesma situação. Mas daí, pensemos, a galera que joga todos os dias faria o quê? PK não pota e tem total desvantagem sobre os demais players em situações iguais, logo, não tem graça o PK no servidor. Retirando os farms, sobraria o quê, então? Boss e upar? Daí pessoas que não têm tempo de jogar vêm e jogam dois dias, e farmam a mesma quantidade de quem movimenta o servidor o mês inteiro? Nesse caso, seria injusto com os que logam todos os dias. Acredito que não seja algo tão fácil de se balancear. Pela lógica, está mais tempo on, farma mais, está menos tempo on, farma menos. O criador do tópico falou a respeito de se diminuir o drop ao máximo. Nesse caso, apenas estaria fomentando a compra desses itens por valores ainda maiores nos grupos paralelos do whatsapp.
Maverick
09/01/2026, 18:39
choram.com
Homeboyz
09/01/2026, 19:07
Pedimos a administração que POR GENTILEZA não fechem os tópicos com sugestões que podem ser debatidas, basta remover o cadastro de quem está bagunçando e não contribui com absolutamente nada.
Continuando a idéia do amigo SurfTripBR, curti muito a ideia, é o tipo de sugestão simples na teoria, mas que pode mexer bastante na raiz do problema.
Remover o drop desses itens de mobs comuns e deixar a obtenção só em fontes mais “controladas” (eventos e bosses) faria muito sentido. Por exemplo: manter no Genocider e até pensar em algo como respawn x2 a cada 8h, além de eventos diários (tipo Illusion Temple) como alternativa. Isso diversifica as formas de conseguir o item e tira aquela lógica de “farm 24/7” que hoje só favorece bot.
A única dúvida real é como isso vai impactar o preço, na prática é difícil prever se sobe ou desce. Mas, sendo bem sincero, quem dita preço hoje já são os próprios bots, então qualquer mudança que reduza esse controle já seria um ganho enorme.
No geral, achei uma sugestão bem forte e com potencial de melhorar tanto a economia quanto a experiência de quem joga legítimo. Eu apoio.