PDA

Ver Versão Completa : subforum, segurança



Wellington Reis
07/08/2010, 13:37
A possibilidades de se criar o seguinte subforum?
Fórum=>MUCABRASIL=>Segurança ??
Contendo topicos de como proteger a maquina, como rodar mu com segurança e etc.
só para não fikar espalhado por todooooooooo o forum milhares de posts no estilo!
e também topicos de manutenção de computadores, relacionados a mu (ex super aquecimento, deixando o pc mais rapido, e etc)
há possibilidade?

PS: Só pra consta, a adiministração fala:

-Do nosso lado, agente faz a segurança. Do lado do Cliente, ele é responsavel pela mesma.

acho que mais da metade do servidor sabe nen pra que serve um ant-virus, e não sabe onde tem um tópico o algo parecido que explique.



Abraço

Rhomario_
07/08/2010, 14:05
Quanto a manutenção da sua máquina, leve a um técnico ou faça um curso de montagem e manutenção, é tão simples e barato.

Segurança? ant-Virus atualizado e de preferência um pago, pois estes pagos São dotados de maior segurança.

entre outras medidas que podem ser feitas..

Wellington Reis
07/08/2010, 14:11
Sou tecnico formado em :

# Disciplinas e carga horaria

1. Algoritmos 1 80h
2. Eletricidade e Eletrônica Básica 1 40h
3. Estrutura de Hardware 1 40h
4. Informática Básica 1 40h
5. Informática de Projetos e Operações 1 40h
6. Informática Gráfica 1 80h
7. Análise de Sistemas 2 40h
8. Arquitetura de Computadores 2 40h
9. Programação I 2 80h
10. Projeto de Ambiente Virtual 2 120h
11. Topologia 2 40h
12. Administração e Projetos de Rede 3 40h
13. Estrutura de Banco de Dados 3 80h
14. Instalação e Configuração de Redes 3 40h
15. Instalação e Manutenção de Software e Hardwares 3 80h
16. Programação II 3 80h
17. Projetos em Tecnologia da Informação 3 40h

FTEC FACULDADES E CURÇOS TECNICOS. Porto Alegre.
Conclusão : 25/06/2010

o sub forum me faz falta?
Isso me faz falta? Não!
pega o tópico do erro 1000, e le os tópicos de quem foi roubado. e etc!

Eu não preciso disso!
mas tem muitas pessoas aki que precisão.

Rhomario_
07/08/2010, 14:16
Sou tecnico formado em :

# Disciplinas e carga horaria

1. Algoritmos 1 80h
2. Eletricidade e Eletrônica Básica 1 40h
3. Estrutura de Hardware 1 40h
4. Informática Básica 1 40h
5. Informática de Projetos e Operações 1 40h
6. Informática Gráfica 1 80h
7. Análise de Sistemas 2 40h
8. Arquitetura de Computadores 2 40h
9. Programação I 2 80h
10. Projeto de Ambiente Virtual 2 120h
11. Topologia 2 40h
12. Administração e Projetos de Rede 3 40h
13. Estrutura de Banco de Dados 3 80h
14. Instalação e Configuração de Redes 3 40h
15. Instalação e Manutenção de Software e Hardwares 3 80h
16. Programação II 3 80h
17. Projetos em Tecnologia da Informação 3 40h

FTEC FACULDADES E CURÇOS TECNICOS. Porto Alegre.
Conclusão : 25/06/2010

o sub forum me faz falta?
Isso me faz falta? Não!
pega o tópico do erro 1000, e le os tópicos de quem foi roubado. e etc!

Eu não preciso disso!
mas tem muitas pessoas aki que precisão.

Poxa vc é formado nisso tudo? deu até inveja, mas do que adianta ser formado nisso tudo e ta pedindo ajuda pra pequenas coisas óbvias?

Não to tirando nem querendo intrigas, mas se vc já tem o conhecimento, basta por em execução..

Wellington Reis
07/08/2010, 14:26
lê o que eu escrevo!


o sub forum me faz falta?
Isso me faz falta? Não!
pega o tópico do erro 1000, e le os tópicos de quem foi roubado. e etc!

Eu não preciso disso!
mas tem muitas pessoas aki que precisão.



acho que mais da metade do servidor sabe nen pra que serve um ant-virus, e não sabe onde tem um tópico o algo parecido que explique.

Mas a administração, pode ignorar, bjunda

Esqueça tal sugestão.

Rhomario_
07/08/2010, 14:31
Mas a administração, pode ignorar, bjunda

Esqueça tal sugestão.

Calma brother. não é questão de esquecer. Você poderia dar a mesma Sugestão, mas de como aplicar o subforum e não apenas pedindo a criação.
Desculpe se me expressei mal.

Wolfox666
07/08/2010, 15:07
Considero uma boa ideia, volta e meia alguem me chama no MSN p/ perguntar alguma coisa relacionada ao computador, que está prejudicando o desenpenho, ou está prejudicando para jogar...

Talvez nao fosse necessário um Sub-forum, mas uma sub-categoria de tutoriais talvez, e possivelmente um post fixo na area de duvidas, para tratar de coisas do tipo, ja dariam conta do recado

to disposto a ajuda em relação a isso tb ^^

cool =]

Rhomario_
07/08/2010, 15:09
Considero uma boa ideia, volta e meia alguem me chama no MSN p/ perguntar alguma coisa relacionada ao computador, que está prejudicando o desenpenho, ou está prejudicando para jogar...

Talvez nao fosse necessário um Sub-forum, mas uma sub-categoria de tutoriais talvez, e possivelmente um post fixo na area de duvidas, para tratar de coisas do tipo, ja dariam conta do recado

to disposto a ajuda em relação a isso tb ^^

cool =]

Ai as coisas já começão a melhorar, pois já vai ter alguem pra montar alguma coisa, o que eu puder fazer pra ajudar Lógico que farei.

PS:Vou Abrir um tópico na área do Bar de Lorencia para quem quiser postar os seus Problemas e os que puderem ajudar

Wolfox666
07/08/2010, 15:55
Protegendo sua máquina

Bem antes de mais nada, aqueles que já tem algum conhecimento a respeito descarte a leitura, e apenas se preocupe em manter as recomendações de softwares atualizados, essa leitura é destinada aos leigos no assunto de segurança/proteção do próprio computador.



Tipos de Malwares mais comuns

Vírus

Em informática, um vírus de computador é um programa malicioso desenvolvido por programadores que, infecta o sistema, faz cópias de si mesmo e tenta se espalhar para outros computadores, utilizando-se de diversos meios.
A maioria das contaminações ocorre pela ação do usuário, executando o arquivo infectado recebido como um anexo de um e-mail. A contaminação também pode ocorrer por meio de arquivos infectados em pen drives ou CDs. A segunda causa de contaminação é por Sistema Operacional desatualizado, sem correções de segurança, que poderiam corrigir vulnerabilidades conhecidas dos sistemas operacionais ou aplicativos, que poderiam causar o recebimento e execução do vírus inadvertidamente. Ainda existem alguns tipos de vírus que permanecem ocultos em determinadas horas, entrando em execução em horas especificas.

É importante desmentir um certo mito: eventos que não executam o programa que contém o vírus "colado" não irão acioná-lo. Assim, se um programa contaminado for salvo em um HD ou disquete , isso não vai acionar o ataque do vírus. Por isso, se o evento que ativa o vírus não for acionado nunca pelo usuário, o vírus ficará "adormecido" até o dia em que o programa for executado.


Cavalo-de-tróia

Cavalos-de-tróia (trojans) são um tipo de praga digital que, basicamente, permitem acesso remoto ao computador após a infecção. Os cavalos-de-tróia podem ter outras funcionalidades, como captura de dados do usuário e execução de instruções presentes em scripts. Entre tais instruções, podem haver ordens para apagar arquivos, destruir aplicativos, entre outros.


Worm

Os worms (******) podem ser interpretados como um tipo de vírus mais inteligente que os demais. A principal diferença entre eles está na forma de propagação: os worms podem se propagar rapidamente para outros computadores, seja pela Internet, seja por meio de uma rede local. Geralmente, a contaminação ocorre de maneira discreta e o usuário só nota o problema quando o computador apresenta alguma anormalidade. O worm pode capturar endereços de e-mail em arquivos do usuário que permita a contaminação de computadores (normalmente milhares) em pouco tempo.


Spywares, keyloggers e hijackers

Apesar de não serem necessariamente vírus, estes três nomes também representam perigo. Spywares são programas que ficam "espionando" as atividades dos internautas ou capturam informações sobre eles. Para contaminar um computador, os spywares podem vir embutidos em softwares desconhecidos ou serem baixados automaticamente quando o internauta visita sites de conteúdo duvidoso.

Os keyloggers são pequenos aplicativos que podem vir embutidos em vírus, spywares ou softwares suspeitos, destinados a capturar tudo o que é digitado no teclado. O objetivo principal, nestes casos, é capturar senhas.

Hijackers são programas ou scripts que "sequestram" navegadores de Internet, principalmente o Internet Explorer. Quando isso ocorre, o hijacker altera a página inicial do browser e impede o usuário de mudá-la, exibe propagandas em pop-ups ou janelas novas, instala barras de ferramentas no navegador e podem impedir acesso a determinados sites (como sites de software antivírus, por exemplo).

Os spywares e os keyloggers podem ser identificados por programas anti-spywares. Porém, algumas destas pragas são tão perigosas que alguns antivírus podem ser preparados para identificá-las, como se fossem vírus. No caso de hijackers, muitas vezes é necessário usar uma ferramenta desenvolvida especialmente para combater aquela praga. Isso porque os hijackers podem se infiltrar no sistema operacional de uma forma que nem antivírus nem anti-spywares conseguem "pegar".



Ferramentas de Proteção


Antivírus

Os antivírus são programas de computador concebidos para prevenir, detectar e eliminar vírus de computador.

Avast > http://www.baixaki.com.br/download/avast-free-antivirus.htm
AVG > http://www.baixaki.com.br/download/avg-anti-virus-free.htm
Avira > http://www.baixaki.com.br/download/avira-antivir-personal-edition-classic.htm


Firewall

Existe na forma de software e hardware, ou na combinação de ambos sua função consiste em regular o tráfego de dados entre redes distintas e impedir a transmissão e/ou recepção de acessos nocivos ou não autorizados de uma rede para outra.

OutPost > http://www.baixaki.com.br/download/outpost-firewall-free.htm
ZoneAlarm > http://www.baixaki.com.br/download/zonealarm-free.htm
Admin Carlos recomenda - kaspersky internet security (Antivírus kaspersky + firewall) ou se já possui outro antivírus, utilize junto com ele o Firewall do Windows.

AntiSpywares

São programas utilizados para combater spyware, adware, keyloggers entre outros programas espiões

MSWinDefender > http://www.baixaki.com.br/download/microsoft-windows-defender.htm
AD-Aware > http://www.baixaki.com.br/download/ad-aware.htm
Spybot > http://www.baixaki.com.br/download/spybot-search-destroy.htm
HijackThis > http://www.baixaki.com.br/download/hijackthis.htm




obs: Foram selecionados os os melhores de cada segmento de licença gratuita.

Made by: Wolfox666

Bibliografia: Wikipedia e Infoware






Isso + as dicas que ja estao postadas como fixas no forum devem ajudar alguem =]

carlos
07/08/2010, 15:57
Olá!

Quanto à segurança, está nas regras do Servidor:


6.10 - Sempre que o jogador desconfiar de algo ou tiver quaisquer dúvidas sobre segurança virtual, poderá criar um tópico sobre a sua dúvida (caso ainda não exista um tópico sobre o assunto). A equipe MUCABRASIL, se compromete em tentar ajudar sempre que possível e dentro das suas limitações técnicas.

Creio que bons tutoriais sobre segurança, seriam bem vindos e poderiam ficar em tutoriais na categoria: segurança (que ainda não existe), então seriam exibidos de uma forma organizada em:

http://mucabrasil.com.br/tutoriais

Esses mesmos tutoriais também são exibidos na aba Tutoriais no launcher.

Doações de tutoriais são bem vindas, porém não devem ser copiados de outros Fóruns ou Sites e devem possuir um conteúdo descrito de uma forma simples e com o mínimo possível de erros de português.

Se o tutorial for aceito, nós vamos copiá-lo para a área de tutoriais com os devidos créditos, assim como muitos outros tutoriais que possuímos que foram feitos por jogadores do C.A.

Abs.

DeMoN_MG
07/08/2010, 16:39
apóio o tuto do wolf, muita gente perde senha pelos keyloggers geralmente instalados em lans e etc, além do q neste tutorial tem os links de programas q n protegem apenas com coisas relacioandas ao jogo e sim do mantimento da máquina, navegação etc.
bom tuto!
abs

gadeji
08/10/2010, 04:52
Se a pessoa tomar cuidado com o que abre, com os links que vai e com os CDs, pendrivers, etc que coloca no seu computador, dificilmente vai ocorrer algum problema com seu PC.

E uma dica, sempre procurem olha no gerenciador de processos (aberto prescionando as teclas CTRL+ALT+DEL), na aba processos se não há nada suspeito ali, procurem anotar o que tem ali, ou decorar, porque ali pode aparecer algum keylogger que possa existir e estar rodando, se vocês identificarem o keylogger, clique nele e em Finalizar Processo ou Finalizar Tarefa.

;)