Postado originalmente por
Rhaegar
Vale lembrar que o tutorial foi feito por um jogador, logo o que está escrito lá não foi necessariamente alguém da STAFF que escreveu, que acredito ser o caso deste comentário que citou:
Muito provavelmente foi sim escrito por um relato como o seu, e que também tenha sido no antigo fórum (antes de 2010) e que foi transferido para este novo e ficou como estava, não estou dizendo que está errado, mas não temos como testar todas as combinações de itens e suas variadas velocidades de ataque e postar uma relação exata de quando sua agilidade irá bugar com cada item do jogo.
Mesmo os itens que não possuem adicionais excelentes possuem velocidade de ataque, até mesmo os itens comuns vendidos em NPCs, veja:

A velocidade de ataque é exibida abaixo da Agilidade ao apertar C:
Que como eu disse a fórmula é
agilidade/10 + itens de velocidade.
Isso que você citou não tem como acontecer, ganhar velocidade sozinho, o que pode acontecer no máximo é você ter a agilidade perto do limite mais baixo como 2100(isto é 210 de velocidade de ataque) onde se encaixaria no intervalo 2100~2700 + itens de velocidade, arma ou gloves, e sua arma/gloves quebrarem então o adicional de velocidade delas para de funcionar, então se quem fez os testes do tutorial estava usando uma Shining isso significa que pode haver uma pequena variação para menos que vai causar o bug, justamente pelo fato de que a Shining já da 40 de velocidade de ataque então são 210 + 40 =
250 de velocidade de ataque não buga, mas a mesma agilidade sem arma é apenas 210 de velocidade de ataque e buga.
Os valores acima são só um exemplo, não sei se estes valores realmente bugam como eu disse, mas no caso de um DL ter 11.600 de agilidade sem arma ou arma quebrada ele buga agilidade, mesmo que no tutorial diga que 11500~13900 = não buga, por que como disseram provavelmente estavam usando uma Shining quando fizeram o teste, sendo assim se a arma quebrar você perde o efeito de velocidade de ataque para de upar, justamente por este motivo que eu uso 12.000 de agilidade, assim quando a arma quebrar upando o personagem segue upando normalmente. O adiciona da Shining da 40 de velocidade de ataque, se converter em pontos de agilidade são 400, por isso uso 12.000 no meu DL.
Além disso as potions de Ale e Fruit também aumentam a velocidade de ataque em +20 se não me engano.
Então sim, embora a velocidade de ataque seja dada principalmente pela agilidade, há muitos outros itens que também interferem, o tutorial serve para te dar uma base e ter uma ideia de quanto poderá ou não bugar. Agora se você acha que o tutorial não é o suficiente sinta-se livre para fazer um novo tutorial baseado não em agilidade, mas em especificamente velocidades de ataques que buguem que podemos o atualizar o tutorial.
Apenas para lembrar, no passado já foi implantado a correção de todos os bugs de agilidades e os jogadores não gostaram da atualização pedindo para que voltássemos atrás na atualização.
Abs.