Postado originalmente por
MaxDux
GM antes de tudo é um jogador, também erra, não sei se foi o caso... na verdade, errar até eu erro, por incrível que pareça.
Mas vamos lá.
Um set Ancient full +13 não concede 20% a mais de defesa, pois ele está incompleto.
Por exemplo, o set Rave, mesmo estando +13, não oferece esse bônus, pois é incompleto para ativar o bônus (apenas três partes: capacete, armadura e calças).
Para obter o bônus de defesa, é necessário um set completo. No caso do Rave, é possível complementá-lo com luvas e botas Plate +13 para ativar o efeito. No entanto, se forem usadas peças de sets diferentes (usar rave com partes +13 ashcrow, por exemplo) o bônus não será concedido.
Por isso, um MG que usa um set Dragon +13 não recebe o bônus, já que o set está incompleto. O MG não pode equipar capacete, então precisa de um set específico para sua classe.
O atributo concedido por um set Ancient +9 é o mesmo que um +13. Por exemplo, um Rave +13 não aumenta a porcentagem de ignore apenas por estar aprimorado em +13, me refiro a isso.
No entanto, se usarmos um Rave +13 junto com partes Plate +13, o bônus de defesa será ativado, pois na teoria, o set estará completo (cinco partes do conjunto), desde que as peças sejam do mesmo set.