Postado originalmente por
KrovosLav
A verdade é que o sistema dos guardas não veio pra punir ninguém, veio pra equilibrar o jogo — e quem joga de verdade sabe disso.
Falo com propriedade: eu mesmo usava um MG com 130 resets só pra matar bot, da sala 3 até a 9 em Kanturu. Por quê? Porque só tinha bot off. Os mapas Kanturu 1, 2 e 3 estavam completamente dominados por bot. Não tinha um player online disputando nada. Você matava o bot, ele voltava sozinho pro spot em minutos. Nem precisava estar na frente do PC.
Quando, raramente, aparecia alguém on, era só porque você tinha acabado de matar o bot e o dono logava um char forte pra “defender” o farm. E agora tão reclamando de guarda? Mas nem jogavam on, deixavam bot rodando e só apareciam quando mexiam na mamata.
Hoje, com os guardas, a situação mudou. Agora quer PK? Pode sim, mas limpa com zen ou vai farmar pra limpar status. A treta vai continuar existindo, a diferença é que vai ser entre jogadores de verdade, não mais PK x bot ou PK x iniciante.
E isso é uma melhoria real pro servidor, porque finalmente todo tipo de jogador — do iniciante ao mais forte — tá no mesmo mapa buscando spot, disputando farm. A consequência disso? Spot lotado e treta garantida. Ou alguém achava mesmo que ia ter spot pra todo mundo?
Quem tá reclamando sabe muito bem o vazio que era Kanturu até ontem. Só bot. Era deprimente. Parecia mapa de servidor abandonado.
Agora a coisa tá diferente. Me lembrou até os velhos tempos de Aida, quando você matava um char e o cara chamava a guild inteira pra tretar. Rolava KS, PK, PvP pesado, e tudo isso com guarda e sem drop de item. Isso sim era jogo vivo.
O que mudou de ontem pra hoje? Os guardas trouxeram a treta de volta. Agora tem player real, disputando o spot de verdade. E o cara que deixava 8 bots farmando e 1 PK só pra sabotar os outros... agora vai ter que se virar no PvP com gente on.
Sério mesmo, chega a ser cômico ver os caras que se acham “ricos” dizendo que PvP era logar um PK pra matar bot. PvP de verdade começa agora. Vai lá, tenta tirar o spot de alguém que tá ali farmando on e depois me conta.
Acho que o pessoal se acostumou demais com o farm fácil. Vou dar um exemplo: com um char de 130 resets, eu matava bot por 2 horas e pegava cerca de 10 Gemstone. Agora imagina quem ficava 24 horas nisso só pegando PK… Ou seja, pra mim era muito mais fácil sair matando bot por algumas horas do que passar o dia inteiro no spot farmando na frente do PC.
Mas agora o cenário mudou. Quer Gemstone? Vai ter que ir pro spot e farmar como tem que ser, pô!
Afinal, essa sempre foi a proposta do jogo: farmar seus itens jogando, dentro do game, e não deixando bot fazer tudo por você.