Entendo perfeitamente a sua sugestão de um servidor Speed como uma forma de atrair novos jogadores.
É uma ideia que funciona em muitos lugares. No entanto, acredito que o ponto mais importante que você mencionou foi: "
não perdendo a essência do MuCa".
E é exatamente aí que, na minha visão, a proposta de um servidor Speed se choca com o que faz o MuCa ser o que ele é.
A "essência" do nosso servidor é fundamentalmente, a sua dificuldade.
Ele foi construído desde o início, há mais de uma década , sobre a filosofia de ser "Hard".
Cada reset, cada item full, cada vitória no Castle Siege tem um peso enorme porque representa meses, às vezes anos, de dedicação.
Um servidor com XP e drops acelerados, mesmo que "medium-hard", inevitavelmente desvalorizaria todo o esforço e a história que os jogadores construíram no servidor principal.
Além disso, podemos observar pela atividade do administrador @
rafael no fórum que o foco total da equipe é na estabilidade, manutenção e evolução gradual do ecossistema que já existe.
O trabalho deles é de zelar pelo que temos, corrigindo bugs, ajustando a economia (como nas recentes mudanças de impostos) e adicionando conteúdo de forma criteriosa.
Lançar um novo servidor, com uma filosofia oposta, desviaria recursos e atenção que hoje são dedicados a manter a saúde do nosso servidor principal.
Acredito que a força e a longevidade do MuCa Brasil vêm justamente de ele ser diferente.
Ele não cedeu à gratificação instantânea, ele continua sendo um desafio, e é por isso que as conquistas aqui têm um sabor especial.
Acho que o melhor caminho para atrair novos jogadores que realmente ficarão é continuar fortalecendo o que nos torna únicos:
um servidor estável, desafiador e com uma comunidade que valoriza a jornada.
Na minha visão como jogador antigo, essa sala nunca foi realmente tão vantajosa para iniciantes.
Sempre foi mais eficiente conseguir um padrinho no jogo e receber um buff full, o que permitia upar muito mais rápido fora da “sala 2” do que dentro dela.
É importante lembrar que, naquela época, o buff full não era algo simples de se conseguir.
Ele custava cerca de 10kkk, GEM ou Joias, e existiam pouquíssimas elfas disponíveis no servidor.
Ainda assim bastava entrar em uma guild, mesmo que pequena (com 4 ou 5 resets), que quase sempre havia uma elfa de buff full disponível, “escondida” em locais estratégicos como Dungeon 2, Devias, Lorencia atrás do NPC de resets, entre outros.
No fim das contas, a sala 2 servia mais para fugir de PK do que para realmente evoluir.
Com o buff de soldier, era possível upar tranquilamente até os 20~30 resets, mas não havia condições de enfrentar mapas mais altos, já que os monstros eram muito fortes.
Além disso, muitos jogadores exploravam falhas, como o fato de o dano de bosses não atravessar obstáculos, o que transformava a sala 2 mais em um espaço para abusos de mecânica do que em um ambiente de real vantagem.
Na prática, sempre considerei mais rápido e eficiente upar fora dela.
Na minha opinião, a melhor forma de ajudar os novos jogadores continua sendo o sistema de apadrinhamento natural da própria comunidade.
Recentemente, criei uma conta nova e tive a sorte de conhecer uma pessoa que puxou conversa comigo, me ajudou com 60kk para resetar e ainda compartilhou várias dicas úteis.
Fiz questão de interagir bastante para entender suas intenções e posso afirmar: ainda existe muita gente de coração bom no jogo, disposta a ajudar sem querer nada em troca.
E é isso que me motiva e deixa feliz em continuar jogando.
Eu me lembro dessa sugestão. Na época, a maioria queria algo mais próximo do estilo Global e voltado para o equilíbrio.
O problema é que criar um servidor paralelo acabaria dividindo a comunidade.
Seria como lançar uma nova season e manter a antiga ao mesmo tempo: parte dos jogadores permaneceria em um lado, outros migrariam para o novo, e muitos acabariam desanimando e parando de jogar.
Rapido e direto.
Mesmo que ao atingir o limite de RR e nível não dropasse mais nada, ainda assim isso não impediria a criação de novas contas voltadas apenas para farm.
Esclarecimento Final
Um servidor Speed, ao meu ver, não traria benefícios reais ao andamento do jogo, que hoje já funciona de maneira sólida e equilibrada.
Quem conhece bem o game sabe que, em cerca de 60 dias de dedicação (ou + 30 dias dominar o up), já é possível alcançar itens full e dominar totalmente o conteúdo do UP.
Além disso, com os recursos adquiridos do farm nesse periodo ja da para deixar os itens full.
Outro ponto relevante é que existem inúmeras elfas espalhadas pelos mapas oferecendo buff, sem contar as guilds que recrutam novatos, muitas vezes garantindo não só buff full, como também suporte e até proteção contra PK.
Também não podemos esquecer dos eventos de XP dobrada, que acontecem pelo menos duas vezes ao ano, acelerando ainda mais o progresso dos jogadores.
Por isso, a ideia de implementar um servidor Speed, além de desnecessária, poderia acabar desbalanceando o jogo e dividindo a comunidade.
Na prática, a estrutura atual já proporciona todas as condições para que um jogador novo evolua de forma rápida e eficiente.