Postado originalmente por
DarkCyborg
Então, todos os personagens utilizam a mesma fórmula para calcular o dano final de um hit de ignore (e a chance é a mesma para todos, dependente de itens ancients e a asa). Vou te explicar melhor:
O ignore faz com que o seu char despreze a defesa do oponente (sem afetar absorção como DDI e MS). Isso faz com que tu apliques um dano base maior do que aplicaria sem o ignore. O dano base é essencialmente o dano que você dá "no tapinha" de um BK/FMG/DL/ME, e é próximo de uma skill fraca de SM/EMG sem staff (ex: Fireball). No dano base, não entra qualquer multiplicação de dano (talvez o 2% seja a exceção aqui).
E o que acontece com esse dano base? Sim, ele é multiplicado!
Mas pelo quê?
Em DL/BK/FMG, ele é multiplicado pelo dano habilidade:
- 201% a 3450% em BKs (dependendo da energia)
- 1825% em DLs (que jogando no meta sempre estão full energy)
- 800% em MGs
Em ME, ele é multiplicado pelos seguintes valores:
- 100%, se estiver usando Triple Shot (ou seja, o dano é multiplicado por 1, que na prática "dá na mesma")
- 200%, se estiver usando Ice Arrow, Penetration ou Starfall (ou seja, pega o dobro de dano)
Em SM e Energy MG, o seu dano base é multiplicado de acordo com a staff que tu estás usando. Tomando como exemplo as armas mais acessíveis:
- (100 + 123)% = 223% para um SM de Platina
- (100 + 124)% = 224% para um MG de Dancer
Em outras palavras, digamos que você tenha um char qualquer, e o seu dano base em um alvo seja 1500 (sem ignore). Este char tem 2500 de defesa, logo, 2500 foram deduzidos do seu dano base total, que era 4000. Por isso, com ignore, esse dano base subiu para 4000 (pois você ignorou a defesa do alvo, causando mais dano). Vamos supor que o char atacado não tenha nenhuma absorção (nem diminui o dano, nem DDI, nem asa, nem MS... nada, sem absorção nenhuma!)
O dano final de cada char será: seu dano base multiplicado pelo seu fator. E esse fator depende de que char tu és.
Sendo assim, o dano final sem ignore e com ignore será o seguinte valor, caso tu sejas um...:
BK (supondo energia full):
- Sem ignore: 51.750
- Com ignore: 138.000
DL:
- Sem ignore: 27.375
- Com ignore: 73.000
MG:
- Sem ignore: 12.000 (usando skill de força)
- Com ignore: 32.000 (usando skill de força)
- Sem ignore: 3.360 (usando Dancer + magia)
- Com ignore: 8.960 (usando Dancer + magia)
ME:
- Sem ignore (Triple Shot): 1.500
- Com ignore (Triple Shot): 4.000
- Sem ignore (Ice Arrow): 3.000
- Com ignore (Ice Arrow): 8.000
SM (usando Platina):
- Sem ignore: 3.345
- Com ignore: 8.920
Olhando os valores, conseguiu entender porque SM/ME e até MG têm um "ignore ruim"? Não é porque o ignore de BK e DL é um "ignore especial", e sim porque o ignore é extremamente afetado por multiplicação de dano. Quanto maior a multiplicação, maior será a diferença de dano no ignore.
Então na verdade o que você quer não deixa de ser um aumento nos fatores de multiplicação de ME e SM.
- De ME seria muito bem vindo, mas teriam que arrumar uma maneira de deixar a Ice Arrow mais rápida (já que a Triple Shot não tem multiplicação, e mesmo se tivesse, balancear por ela tornaria a ME um "DL de dinorant e desbuff" que ataca bem quando está mais perto).
- De SM teria que mexer na porcentagem da staff, e não sei se há um limite no valor máximo que daria para colocar. Mas se der para botar mais, era uma boa maneira de balancear SM.