
Postado originalmente por
Rhaegar
Fiz um gráfico para explicar a diferença:
A imagem acima mostra a evolução da
taxa de defesa PvM ao equipar sucessivamente até
8 partes com +10% PvM. Foram comparados dois modelos:
- Cumulativo (correto): considera que o bônus é aplicado sobre o valor atualizado a cada parte equipada. É o que realmente acontece no jogo. (Conforme tutorial)
- Linear (errado): considera um aumento fixo de +10% sempre sobre a base inicial (ex: 10.806), ignorando o efeito cumulativo.
Entenda o gráfico:
- No eixo horizontal (X): o número de partes PvM equipadas (de 0 a 8).
- No eixo vertical (Y): o valor da
taxa de defesa resultante.
- A linha azul representa o crescimento real (cumulativo).
- A linha vermelha representa o crescimento linear (errado).
- A linha vermelha clara é uma
linha de tendência gerada automaticamente pelo Google Sheets, que tenta traçar uma reta que se aproxime dos pontos da curva linear.
Sobre a equação exibida no gráfico:
No canto superior direito aparece a equação:
y = 2841x + 7701 R² = 0,898
Explicando:
- y é o valor estimado da defesa PvM
- x é o número de partes PvM
- 2841 é a média de quanto a defesa aumenta por parte no modelo linear
- 7701 é o valor inicial estimado da linha de tendência
- R² = 0,898 indica o quão bem essa linha representa os dados (quanto mais próximo de 1, melhor o ajuste)
Importante: essa equação é uma aproximação automática e
não representa a fórmula usada pelo jogo. Está no gráfico apenas para ilustrar como o modelo linear tenta forçar uma reta que não acompanha o comportamento real da curva.
Moral da história:
Quem acredita que o bônus PvM é "fixo" e simplesmente soma 10% por parte está ignorando completamente o efeito cumulativo. O jogo
aplica o bônus sobre o novo total a cada parte equipada, então é sim cumulativo, e não linear.
A diferença pode parecer pequena no início, mas conforme mais partes são equipadas, o crescimento real começa a se distanciar do cálculo linear. Quem usa o raciocínio de "10% por parte = 80% no final" está superestimando o ganho.
Conclusão prática:
- A defesa PvM aumenta com cada parte, mas o aumento é cumulativo
- Contra bosses com 50.000+ de taxa de ataque, a melhoria ajuda, mas não faz milagre
- Equipar 8 partes com +10% PvM não significa +80% sobre a defesa base
Depois de todos esses cálculos, gráficos e explicações, a conclusão prática continua sendo a mesma:
o adicional de taxa de defesa PvM não compensa tanto assim.
Isso ocorre principalmente porque, como já mencionado, os bosses do jogo possuem taxas de ataque absurdamente altas. Mesmo que o crescimento da defesa PvM fosse linear (e já vimos que não é), o impacto prático ainda seria limitado diante da taxa de ataque altas que possuem.
Sim, utilizar uma ou mais partes com PvM pode te proporcionar alguma vantagem defensiva, especialmente se comparado a quem não usa nada, como tomar menos hits em alguns casos. No entanto, é importante avaliar se realmente vale a pena abrir mão de outros adicionais potencialmente mais relevantes, como
Aumenta Vida ou
Reflete Dano, para investir em um bônus que, no fim das contas, oferece pouco retorno prático na maioria dos cenários.
A decisão final sempre depende da build, do estilo de jogo e da situação, mas é fundamental entender como o sistema funciona antes de assumir que um adicional "de defesa" será necessariamente a melhor escolha.
Abs.