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Tópico: Boss tira miss ou nao ?

  1. #1
    Spider Avatar de Victares
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    Padrão Boss tira miss ou nao ?

    Salve, galera.

    Conversando com diversos players antigos, estou encontrando algumas informacoes divergentes sobre a defesa pvm.

    https://forum.mucabrasil.com.br/thre...ions-dos-itens

    Conforme mencionado nesse topico, o adicional de defesa pvm +10% serve como um aumento de chance do monstro errar o golpe (tirar MISS do nosso personagem) certo?

    Porem alguns estao falando que esse adicional eh irrelevante no BOSS ja q boss nao tira MISS da gente, ou ele bate (e forte) ou nao bate, mas MISS ele nao tira.

    Ja tem outros q falam q so do boss nao te atacar, ja eh pq ele esta errando o golpe. Entao se vc nao esta tomando dano do boss, eh por conta do adicional pvm, mesmo q nao esteja aparecendo MISS na tela.
    Um char q esta com varios itens com esse adicional vai levar menos porrada do boss que outro que não esteja.

    Qual eh a opiniao correta?
    Última edição por Victares; 30/05/2025 às 16:33.

  2. #2
    Elite Bull Fighter Avatar de Recluso018_
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    Padrão Re: Boss tira miss ou nao ?

    @Victares Fala campeão, blz? Então, respondendo a sua perguntando... A cada parte Pvm utilizada, são 10% a mais de chances do boss tirar miss de você! Você usando full Pvm, no caso o set+ Shield+ 2 Rings vai ter 80% de chance de não tomar dano do boss, já fiz esse teste, e o Pvm funciona sim, e o Boss tira miss de você sim! Caso sua classe for SM, e você quiser investir em Pvm, investe sim, vale apena!

    (Obs): citei o SM, pois ele normalmente usando DDI e uma asa +13+Ign você já mata vários boss com facilidade, menos o Kundun de Kalima 7, e o Maya... Agora as demais classes como BK, MG e DL precisam usar o ancient para ter mais facilidade de matar o Boss, assim, perdendo várias partes do DDI...
    Última edição por Recluso018_; 31/05/2025 às 07:24.

  3. #3
    Shadow Avatar de HypnosRX
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    Padrão Re: Boss tira miss ou nao ?

    Bom dia como o próprio nome diz é chance. Supondo que você esteja usando 4 partes pvm, são 40% de chance do boss errar o golpe, como ele pode acertar.
    Já usei no meu meu bk rave + (G)(B) +13sdpvm e ajuda, mas hoje em dia prefiro ter uma vida a mais usando sdv ou usar sdr mesmo para se ajudar defender dos outros vai do gosto e investimento que vc tem disponível.

    Ahh só acrescentando uma coisa sobre o investimento... se vc pegar só g,b sdpvm vc terá elas ali parada só para boss e ponto. Agora se vc pega um set plate sdr para usar a luva e bota, ainda terá as outras partes e pode completar o set com ddi e usar para pvp ^^
    Última edição por HypnosRX; 31/05/2025 às 11:35.
    HypnosRX
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  4. #4
    Game Master Avatar de Rhaegar
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    Padrão Re: Boss tira miss ou nao ?

    Apenas para esclarecer algumas informações incorretas apresentadas neste tópico.

    O próprio autor compartilhou o link do tutorial que trata especificamente sobre o adicional de taxa de defesa PvM, mas, aparentemente, houve uma interpretação equivocada do conteúdo.

    O tutorial é claro ao afirmar que, ao possuir uma taxa de defesa base — por exemplo, 10.806 — e equipar uma parte que conceda +10% de defesa PvM, o ganho será proporcional a esse valor base. Ou seja, o jogador passará a ter aproximadamente 11.886 de taxa de defesa.

    Se outra parte for equipada com o mesmo bônus, o cálculo é feito com base no novo valor (11.886), e não no valor original. Isso caracteriza uma progressão cumulativa e não uma soma direta de percentuais. Portanto, mesmo utilizando um conjunto completo com 8 partes de +10%, o resultado final não será um aumento linear de +80% sobre a taxa original.

    Sobre a efetividade contra bosses: embora o adicional de taxa de defesa PvM realmente funcione e reduza a chance de acerto do inimigo, é importante destacar que os bosses do jogo possuem taxas de ataque extremamente altas, não sei os valores exatos, mas baseado na frequência dos hits, testes que realizei com e sem PvM, chuto que as taxas passem facilmente de 50.000, mas quem poderia revelar isso seria somente o @rafael.

    Isso significa que, na prática, o ganho proporcionado pelos adicionais será funcional, porém limitado diante do poder ofensivo desses monstros. A taxa de defesa aumentada pode sim contribuir para que o boss erre alguns ataques, mas não em uma proporção que torne esse recurso determinante ou suficiente para evitar a maioria dos danos.

    A expectativa de que o boss vá errar 80% dos ataques, por exemplo, é irreal. Basta observar o comportamento in-game para constatar que bosses continuam acertando grande parte dos ataques, mesmo contra personagens com kit completo PvM.

    Em resumo: o adicional de taxa de defesa PvM é válido e funcional, mas não é absoluto. Ele representa uma vantagem, sim, mas dentro de uma margem limitada pela alta taxa de ataque dos bosses. É essencial compreender a mecânica de cálculo antes de assumir conclusões precipitadas sobre sua relevância ou eficácia.

    Minha opinião pessoal em relação ao adicional é que: séloko, num compensa.

    Abs.
    Última edição por Rhaegar; 31/05/2025 às 14:52.
    Rhaegar
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  5. #5
    Game Master Avatar de Rhaegar
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    Padrão Re: Boss tira miss ou nao ?

    Fiz um gráfico para explicar a diferença:



    A imagem acima mostra a evolução da taxa de defesa PvM ao equipar sucessivamente até 8 partes com +10% PvM. Foram comparados dois modelos:

    • Cumulativo (correto): considera que o bônus é aplicado sobre o valor atualizado a cada parte equipada. É o que realmente acontece no jogo. (Conforme tutorial)
    • Linear (errado): considera um aumento fixo de +10% sempre sobre a base inicial (ex: 10.806), ignorando o efeito cumulativo.


    Entenda o gráfico:

    - No eixo horizontal (X): o número de partes PvM equipadas (de 0 a 8).
    - No eixo vertical (Y): o valor da taxa de defesa resultante.
    - A linha azul representa o crescimento real (cumulativo).
    - A linha vermelha representa o crescimento linear (errado).
    - A linha vermelha clara é uma linha de tendência gerada automaticamente pelo Google Sheets, que tenta traçar uma reta que se aproxime dos pontos da curva linear.

    Sobre a equação exibida no gráfico:

    No canto superior direito aparece a equação:

    y = 1081x + 10806 R² = 1

    Explicando:

    • y é o valor estimado da defesa PvM
    • x é o número de partes PvM
    • 1081 é a média de quanto a defesa aumenta por parte no modelo linear
    • 10806 é o valor inicial estimado da linha de tendência
    • R² = 1 indica o quão bem essa linha representa os dados (quanto mais próximo de 1, melhor o ajuste) (nem precisava mais devido o fato de que o gráfico anterior estava errado)


    Importante: essa equação é uma aproximação automática e não representa a fórmula usada pelo jogo. Está no gráfico apenas para ilustrar como o modelo linear tenta forçar uma reta que não acompanha o comportamento real da curva.

    Moral da história:

    Quem acredita que o bônus PvM é "fixo" e simplesmente soma 10% por parte está ignorando completamente o efeito cumulativo. O jogo aplica o bônus sobre o novo total a cada parte equipada, então é sim cumulativo, e não linear.

    A diferença pode parecer pequena no início, mas conforme mais partes são equipadas, o crescimento real começa a se distanciar do cálculo linear. Quem usa o raciocínio de "10% por parte = 80% no final" está subestimando o ganho.

    Conclusão prática:

    • A defesa PvM aumenta com cada parte, mas o aumento é cumulativo
    • Contra bosses com 50.000+ de taxa de ataque, a melhoria ajuda, mas não faz milagre
    • Equipar 8 partes com +10% PvM não significa +80% sobre a defesa base


    Depois de todos esses cálculos, gráficos e explicações, a conclusão prática continua sendo a mesma: o adicional de taxa de defesa PvM não compensa tanto assim.

    Isso ocorre principalmente porque, como já mencionado, os bosses do jogo possuem taxas de ataque absurdamente altas. Mesmo que o crescimento da defesa PvM fosse linear (e já vimos que não é), o impacto prático ainda seria limitado diante da taxa de ataque altas que possuem.

    Sim, utilizar uma ou mais partes com PvM pode te proporcionar alguma vantagem defensiva, especialmente se comparado a quem não usa nada, como tomar menos hits em alguns casos. No entanto, é importante avaliar se realmente vale a pena abrir mão de outros adicionais potencialmente mais relevantes, como Aumenta Vida ou Reflete Dano, para investir em um bônus que, no fim das contas, oferece pouco retorno prático na maioria dos cenários.

    A decisão final sempre depende da build, do estilo de jogo e da situação, mas é fundamental entender como o sistema funciona antes de assumir que um adicional "de defesa" será necessariamente a melhor escolha.

    Abs.
    Última edição por Rhaegar; 01/06/2025 às 19:32. Razão: Correção do gráfico devido as fórmulas estarem erradas
    Rhaegar
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  6. #6
    Assassin Avatar de ByGuga
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    Thumbs up Re: Boss tira miss ou nao ?

    Citação Postado originalmente por Rhaegar Ver Post
    Fiz um gráfico para explicar a diferença:



    A imagem acima mostra a evolução da taxa de defesa PvM ao equipar sucessivamente até 8 partes com +10% PvM. Foram comparados dois modelos:

    • Cumulativo (correto): considera que o bônus é aplicado sobre o valor atualizado a cada parte equipada. É o que realmente acontece no jogo. (Conforme tutorial)
    • Linear (errado): considera um aumento fixo de +10% sempre sobre a base inicial (ex: 10.806), ignorando o efeito cumulativo.


    Entenda o gráfico:

    - No eixo horizontal (X): o número de partes PvM equipadas (de 0 a 8).
    - No eixo vertical (Y): o valor da taxa de defesa resultante.
    - A linha azul representa o crescimento real (cumulativo).
    - A linha vermelha representa o crescimento linear (errado).
    - A linha vermelha clara é uma linha de tendência gerada automaticamente pelo Google Sheets, que tenta traçar uma reta que se aproxime dos pontos da curva linear.

    Sobre a equação exibida no gráfico:



    No canto superior direito aparece a equação:

    y = 2841x + 7701 R² = 0,898

    Explicando:

    • y é o valor estimado da defesa PvM
    • x é o número de partes PvM
    • 2841 é a média de quanto a defesa aumenta por parte no modelo linear
    • 7701 é o valor inicial estimado da linha de tendência
    • R² = 0,898 indica o quão bem essa linha representa os dados (quanto mais próximo de 1, melhor o ajuste)


    Importante: essa equação é uma aproximação automática e não representa a fórmula usada pelo jogo. Está no gráfico apenas para ilustrar como o modelo linear tenta forçar uma reta que não acompanha o comportamento real da curva.

    Moral da história:

    Quem acredita que o bônus PvM é "fixo" e simplesmente soma 10% por parte está ignorando completamente o efeito cumulativo. O jogo aplica o bônus sobre o novo total a cada parte equipada, então é sim cumulativo, e não linear.

    A diferença pode parecer pequena no início, mas conforme mais partes são equipadas, o crescimento real começa a se distanciar do cálculo linear. Quem usa o raciocínio de "10% por parte = 80% no final" está superestimando o ganho.

    Conclusão prática:

    • A defesa PvM aumenta com cada parte, mas o aumento é cumulativo
    • Contra bosses com 50.000+ de taxa de ataque, a melhoria ajuda, mas não faz milagre
    • Equipar 8 partes com +10% PvM não significa +80% sobre a defesa base




    Depois de todos esses cálculos, gráficos e explicações, a conclusão prática continua sendo a mesma: o adicional de taxa de defesa PvM não compensa tanto assim.

    Isso ocorre principalmente porque, como já mencionado, os bosses do jogo possuem taxas de ataque absurdamente altas. Mesmo que o crescimento da defesa PvM fosse linear (e já vimos que não é), o impacto prático ainda seria limitado diante da taxa de ataque altas que possuem.

    Sim, utilizar uma ou mais partes com PvM pode te proporcionar alguma vantagem defensiva, especialmente se comparado a quem não usa nada, como tomar menos hits em alguns casos. No entanto, é importante avaliar se realmente vale a pena abrir mão de outros adicionais potencialmente mais relevantes, como Aumenta Vida ou Reflete Dano, para investir em um bônus que, no fim das contas, oferece pouco retorno prático na maioria dos cenários.

    A decisão final sempre depende da build, do estilo de jogo e da situação, mas é fundamental entender como o sistema funciona antes de assumir que um adicional "de defesa" será necessariamente a melhor escolha.

    Abs.


    Toop de mais Rhaegar, as informações tiraram muitas duvidas da galera.

  7. #7
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    Padrão Re: Boss tira miss ou nao ?

    Citação Postado originalmente por ByGuga Ver Post
    Toop de mais Rhaegar, as informações tiraram muitas duvidas da galera.

    Olá!

    Obrigado por comentar, agora que vim ver o post novamente observei que cometi alguns erros nos posts anteriores, já ajustei acima, mas vou explicar aqui novamente:

    Correção no gráfico da defesa PvM — agora sim com os dados certos

    Hoje, revisando a planilha que eu montei para calcular a defesa PvM no MUCABRASIL, percebi que tinha uma fórmula errada que estava sendo arrastada automaticamente para os outros valores. E por causa disso, o gráfico anterior que publiquei estava completamente furado — mais especificamente, ele mostrava o crescimento cumulativo como se fosse menor do que o linear, o que não faz nenhum sentido lógico.

    A correção:
    A fórmula correta aplica o bônus de +10% sobre o valor atual da defesa a cada nova parte com adicional PvM equipada, e não sobre o valor base fixo. Isso gera um crescimento cumulativo e exponencial, que simula exatamente o que acontece dentro do jogo. O novo gráfico com os valores certos está aqui:

    Gráfico corrigido:



    Entendendo o gráfico:
    - A linha azul representa o crescimento real e cumulativo da defesa: a cada parte PvM, o bônus é aplicado sobre o valor atualizado da defesa.
    - A linha vermelha mostra como seria um crescimento linear, onde os 10% são somados sempre sobre a mesma base fixa.
    - A equação da curva cumulativa foi incluída como validação (R² = 1).

    Exemplo prático:
    Se você tiver uma defesa base de 10.806 e usar 8 partes com adicional PvM:
    - Com crescimento cumulativo, a defesa final será 23.164.
    - Com crescimento linear, a defesa final seria apenas 19.451.

    Ou seja, o fato de o bônus ser cumulativo é melhor — você sai ganhando mais do que se fosse uma progressão linear.

    Então vale a pena usar PvM?
    Mesmo com esse crescimento mais agressivo, a conclusão prática continua parecida: o adicional de taxa de defesa PvM funciona sim, e pode te dar uma vantagem real.

    No entanto, diante dos bosses mais fortes do jogo, que têm taxas de ataque na casa dos 50 mil ou mais, a chance de evitar ataques continua baixa, mesmo com 8 partes PvM.

    A conclusão final é simples: o adicional PvM é bom, funciona, e cresce de forma cumulativa — o que é melhor do que linear. Mas ainda assim, ele talvez não seja a melhor escolha para todas as builds.

    Se você precisa de mais resistência no geral, adicionais como Aumenta Vida ou Reflete Dano costumam oferecer desempenho superior. Eu, pessoalmente, não escolheria PvM como adicional, mas é claro que tudo depende da sua estratégia e estilo de jogo.

    Peço desculpas pelo erro.

    Abs.
    Rhaegar
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