
Postado originalmente por
Rhaegar
Na verdade, a diferença entre os itens +13 e +15 não é tão impactante quanto parece. Hoje, os itens do jogo vão de +0 até +13, e com a expansão até +15 o que muda basicamente é o
bônus de defesa. Esse bônus começa a ser aplicado a partir do +10 e aumenta em intervalos de 5% por nível. Ou seja:
- +10 → +5% de defesa adicional
- +11 → +10%
- +12 → +15%
- +13 → +20%
- +14 → +25%
- +15 → +30%
Na prática, isso significa que um set +15 terá apenas
10% a mais de defesa em relação a um +13. Parece muito, mas não é. A defesa no jogo tem um peso relativamente pequeno quando comparada aos danos altos. Por exemplo, um Dark Lord de ataque no PvP costuma ter algo em torno de 1500 de defesa. Um bônus de 10% representa cerca de 150 de defesa a mais, o que faz diferença, mas está longe de ser algo que "quebra o jogo" ou torne alguém invencível. Por isso que o que mais faz diferença para defensa no jogo são adicionais de diminuí dano e ddi.
O ganho de defesa existe e vale o investimento para quem quer maximizar o personagem, mas não transforma ninguém em um deus dentro do servidor. É apenas uma melhoria natural dentro da progressão.
O que acontece é que o jogo ficou muitos anos estagnado, sem grandes novidades neste sentido. Com isso, criou-se uma ideia de que quem está no topo deve continuar no topo e que qualquer mudança seria um problema. Só que o MU é um jogo competitivo e de evolução constante. Manter o servidor parado por mais de 15 anos sem novidades não é saudável. A introdução dos itens +15 quebra esse padrão e trará
um novo desafio, algo que o jogo precisa há muito tempo.
É normal que haja resistência no início. Muitos jogadores estão acostumados com o "meta" atual, onde o topo/endgame é definido por um set +13 full DDI e 250 resets. Só que isso não significa que qualquer novidade é algo ruim. Pelo contrário, é o que vai movimentar o comércio, reaquecer o interesse dos jogadores e trazer novos objetivos para quem já conquistou tudo.
Outros jogos online passam por isso o tempo todo. É natural que, com o passar dos anos, os equipamentos tenham níveis mais altos e novas metas sejam adicionadas. O importante é que a evolução seja equilibrada e, nesse caso, ela é. O bônus de defesa adicional é moderado e não desequilibra o PvP atual.
Em resumo, o avanço para os itens +15 é mais um passo na evolução do servidor, não uma obrigação para ser competitivo. Quem quiser buscar o máximo vai ter um motivo a mais para jogar. Quem não quiser, continuará competitivo sem perder relevância.
Eu diria que é assim com quem opta por fazer o desafio e ter 500 resets, 3k de pontos não fazem você ser sempre superior a quem ficou nos 250 resets, mas te da uma vantagem.
Abs.